5 versículos para afastar a raiva

5 versículos para afastar a raiva

Desentendimentos pessoais ou no trabalho, insatisfação com resultados e até mesmo uma frustração podem causar raiva. Esse sentimento é contrário ao amor que Deus nos ensinou. Exatamente por isso, para acalmar mente e alma, que tal parar, respirar fundo e ler algumas das passagens bíblicas sobre esse assunto?

 

“Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal” (Salmos 37, 8)

O versículo destaca exatamente a necessidade de acalmar o coração diante das incertezas e da raiva, porque tudo o que é feito durante os excessos acaba tendo como consequência atitudes do mal, ou contrárias aos ensinamentos de Deus. Sobre esse assunto, leia o post: o que pensar em momentos de desespero?

Dessa maneira, ficar calmo até mesmo diante das maldades do mundo é a condição mais sublime a buscar. Ao devolver ao mundo o amor, Deus irá auxiliar a tratar do problema da melhor forma. Quanto mais esse coração fica calmo mais próximos do bem os indivíduos ficam.

 

“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1,19-20).

Muitas vezes, a raiva é decorrência de palavras hostis e de não saber ouvir. O versículo de Provérbios (15,18) demonstra a necessidade de ouvir com clareza e calma, falar com moderação e ter ainda mais paciência para não desenvolver a ira (e consequentemente a raiva), que você pode aprender a combater.

Quando controlamos a fala e o ouvir, fica mais fácil controlar as relações sociais e se comportar de maneira correta. A resposta tranquila, serena e paciente muda atitudes. Quanto mais paciência se devolve, no falar e no ouvir, melhor.

 

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos” (Ecl 7,9).

Todos os indivíduos são pecadores, mas não se pode deixar levar pela raiva como dominadora. Porque é no coração dos sábios que o perdão mora. É também na paciência que distancia-se da arrogância. Quando a irritação toma conta do espírito, encontra nos tolos um terreno fértil. O versículo trata ainda sobre a paciência como característica do Espírito Santo, que habita em nós e segue na direção da paz.

 

“Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha” (Ef 4,26).

O perdão é primordial. Deus enviou seu filho para nos perdoar. O versículo explica exatamente que, antes de questionar e incentivar ainda mais a ira, o ideal é apaziguar a situação e tentar esfriar os embates. Assim, antes de encerrar do dia, a situação poderá estar resolvida.

Quanto mais tempo levar para resolver a situação, pior pode ficar. Ao deixar para resolver tardiamente, desenvolve-se a raiva e aumenta o orgulho (contrário a humildade). A raiva explicada por esse versículo também reforça que dentro das famílias, a ira só prejudica o amor e a irmandade.

 

“Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4,20).

O amor é contrário à raiva, é próximo de Deus. Se temos esse sentimento negativo em nosso coração, não podemos amar o Senhor. Sem perdão e harmonia, há um ambiente propício à raiva.

Como sabemos, Jesus ensinou a prática do amor mais piedoso de todos. Sobre perdão, leia o que escreveu Padre Reginaldo Manzotti: O perdão deve ser algo gratuito, unilateral.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • jeffersonjosesantos298@gmail.com
    Amém
  • Eduarda Santana
    Me ajude a me aproximar do senhor 🥹
  • Lucas
    Irmão o versículo que diz "Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" não está em provérbios 15:18, mas sim em Tiago 1:19-20. Obrigado!
  • Cambar José
    Na verdade é muito importante perdoar.porque perdoar não é Fazer um favor a alguém mais sim é fazer um favor a nós mesmo.para ser livre do lanço do diabo.e da sua astuta ciladas..
  • Noezi antunes
    Achei muito bom queria ter calma mais odeio esperar Deus me mude
  • Rita Fernandez
    Obrigada
  • Debora
    Excelente para estes tempos 2023, em que temos que conviver com a esquerda e suas atrocidades!!
  • Cecilio
    Muito bom pra fazermos Pregações e para aprendermos
  • Silas Jansen
    Excelente comentário convidativo a profunda reflexão interior frente a provocações de outrem.
  • Telma Santos
    Ótimo,aprender muito
  • José Geraldo telli
    Muito bom
  • Kátia Emilia
    Muito bom ! Na correria das nossas vidas, e a depender dos nossos interiores “machucados” , o sentimento da ira brota rápido. Estejamos atentos para combater sempre o mal! São Miguel Arcanjo defendei-nos com o seu escudo e combatei com sua espada ! 🙏🏻🩸
  • Kátia Emilia
    Muito bom ! Na correria das nossas vidas, e a depender dos nossos interiores “machucados” , o sentimento da ira brota rápido. Estejamos atentos para combater sempre o mal! São Miguel Arcanjo defendei-nos com o seu escudo e combatei com sua espada ! 🙏🏻🩸
  • Tatyana Casarino
    Muito interessante!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.