O dia delas é…”todo dia”. Mas é bem verdade que demonstrações de afeto e gratidão podem ter seus momentos de destaque e de mais celebração. Maio é o mês de Nossa Senhora, “a mãe das mães”, e também das mulheres que exercem essa missão tão importante, que envolve cuidado, dedicação e perseverança.
O amor materno é um dos vínculos mais profundos e universais conhecidos pela humanidade. Transcende culturas e tempos. Na Bíblia, esse amor é retratado por diversas histórias. Umas das mais conhecidas é exatamente a que mostra a relação de Jesus com Nossa Senhora, uma vez que o Senhor fez seu primeiro milagre público, chamado de Bodas de Caná (João 2,1–11), após um pedido de Sua Mãe. Por isso, tanto se fala “pede à Mãe que o Filho atende”.
Outra mãe retratada na Bíblia foi Sara, no livro Gênesis. Já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida para cumprir suas obrigações familiares, com seu povo e, principalmente com Deus. Sara acreditou sempre nos desígnios de Deus e, com 90 anos, teve seu sonho realizado: ela teve um filho.
Humanas, mães não são perfeitas. Porém, não são os erros que as devem definir, como mostra a história de Rebeca (Gênesis 24), mãe de Esaú e Jacó. Ela enfrentou as dores do seu erro e encontrou a redenção.
Esses são alguns exemplos de mães que estão no Livro Sagrado, mas há também muitas outras belas histórias todos os dias e em qualquer lugar. É delas o amor tantas vezes chamado de “incondicional” e são elas que merecem, claro, presentes, almoços em família, abraços e, principalmente, gratidão.
Veja algumas dicas:
1.Mantenha contato: visite, telefone, faça um passeio, leve ao cinema.
2. Dê atenção e escute.
3. Perdoe.
4. Lembre as datas que são mais sensíveis, como aniversário e Dia das Mães.
5. Dê uma “folga” e faça também sua parte nas atividades de casa: lave a louça, se ofereça pra ajudar na manutenção da casa, como cortar a grama ou ir ao mercado.
6. Reze por sua mãe, assim como ela reza por você.
7. Seja grato por ela ser exemplo cristão e mostre que aprendeu o que ela ensinou.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.