“A alegria do Senhor será a vossa força”

“A alegria do Senhor será a vossa força”

“Ficai tranquilos, hoje não é dia de tristeza, é dia de alegria. Não fiquem tristes nem choreis. Ide para vossas casas comei carne gorda, tomei bebida doce. Ficai tranquilos, não vos aflijais. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (cf. Ne 8, 10-11).

Foi Jesus Cristo, Deus encarnado, que nos disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8,32). Porém, muitas vezes, quando somos “apresentados” à verdade, que está na Palavra de Deus, sentimos incômodo por ter que segui-la.

A passagem em destaque, que abre este post, está no Livro de Neemias e é uma fala do sacerdote Esdras. Ele reuniu os sacerdotes e proclamou a Lei do Senhor. Os Levitas explicaram a Palavra ao povo, tiraram os véus, e fizeram com que todos entendessem as Leis de Deus.

Com essa ação, Esdras provocou uma grande reforma: fez o povo tomar consciência do quanto Deus ama os homens, o que causou uma grande comoção em todos e despertou o sentimento de arrependimento. Esse sentimento pode estar associado à consciência pesada pelos erros cometidos e também à necessidade do comprometimento com a Palavra e o amor de Deus, uma vez que o véu foi retirado e já não havia mais tempo para continuar no engano.

Mesmo com a melhor das intenções do gesto, os sacerdotes, o profeta e os Levitas perceberam que o povo entrou nesse sentimento equivocado. E então disse essas palavras de amor, de força e que devem ser vivas todos os dias para cada um. A conversão não leva à tristeza, mas ao verdadeiro encontro com a felicidade: “Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

“O contato com Deus não é para nos deixar triste, o contato com Jesus não é para nos levar à ‘sofrência’. Quem nos leva à ‘sofrência’ são as desilusões e as curas que não acontecem no nosso interior. O encontro com Jesus, a alegria do Senhor, a Eucaristia, a vida sacramental são a nossa força”, disse Padre Reginaldo Manzotti.

A verdadeira felicidade

Podemos encontrar um sentimento íntimo e verdadeiro (Foto: Anastasia Shuraeva/ Pexels)

“Queridos amigos, sejam felizes! Não tenham medo de ser felizes! Não tenham medo da alegria que o Senhor nos dá quando lhe permitimos entrar em nossa vida. Deixemos que entre em nossa vida e nos convide a ir às suas margens e anunciar o Evangelho. Tenham alegria e coragem!”, escreveu Papa Francisco no livro “A alegria de ser discípulo” (editora BestSeller, 2017).

A felicidade vem de dentro e está menos relacionada aos acontecimentos externos do que ao que vive dentro de cada coração. Ela é a certeza de que Deus é conosco, que Seu amor é real. Como cristãos, sabemos que a verdadeira felicidade e toda a sua base está no Senhor, em cumprir o que Ele deseja de nós. Uma alma sem Deus é uma tristeza permanente.

Papa Francisco também escreveu que somos chamados a aceitar sempre a presença de Deus em nós e, principalmente, ajudar as pessoas a descobri-la ou reencontrá-la. “É uma das mais belas missões, como a de João Batista: direcionar as pessoas a Cristo – não a nós mesmos –, pois ele é o destino para o qual o coração humano tende quando procura alegria e felicidade”.

“Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28) e amar a Deus também é amar ao próximo como a ti mesmo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Robinson Peixoto
    Maravilhoso.!!!
  • Deusa Helena Guilherme
    Maravilhosa, explicativa, uma bênção!
  • Lorely Germanio Drumond
    Maravilhoso!Amei,completo, esclarecedor, bonito,vivo e vivido Assim como o Poderoso Evangelho de Jesus Cristo 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏🤗🔥🕊

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.