A fumaça é branca! Habemus Papam!

A fumaça é branca! Habemus Papam! Foto: reprodução site The College of Cardinals Report

No segundo dia de Conclave, 8 de maio, às 18h07 no Vaticano, a fumaça avistada saindo da chaminé no telhado da Capela Sistina foi branca, o que significa que a Igreja Católica já tem um novo Pontífice. Os sinos badalaram, fiéis se alegraram e a expressão em latim Habemus Papam (temos um Papa) se concretizou.

Foram necessárias quatro votações para os Cardeais escolherem o 267° Sucessor de Pedro. O Cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito e adotará o nome de Papa Leão XIV. Ele tem 69 anos de idade e faz parte da Ordem dos Agostinianos.

O Papa nasceu em 14 de setembro de 1955 em Illinois, Chicago (EUA). Em 1977, entrou para o noviciado na Ordem de Santo Agostinho. Fez os votos solenes no dia 29 de agosto de 1981 e foi ordenado padre em 19 de junho de 1982. É bacharel em Matemática e graduado em Teologia. Também é Mestre em Divindade e Doutor em Direito Canônico.

 

Foto: reprodução Vatican Media

 

Foi enviado ao Peru, onde trabalhou de 1985 a 1986 na Missão de Chulucanas, em Piura. Em 1987, concluiu Doutorado, foi eleito diretor de vocações e diretor das missões da província agostiniana Mãe do Bom Conselho de Olympia Fields, Illinois. De 1988 a 1998, atuou em Trujillo, no Peru. Em 1999, foi eleito prior da província Mãe do Bom Conselho, em Illinois.

Exerceu diversas funções até se tornar Bispo em 12 de dezembro de 2014. Prevost foi Bispo de Chiclayo (cidade peruana) até novembro de 2015.

Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Bispos em 2020 e, em 15 de abril do mesmo ano, Administrador Apostólico da Diocese de Callao (Peru). Em 30 de janeiro de 2023 tornou-se Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina e, em setembro, foi elevado a Cardeal.

 

 

Apresentação do novo Papa

Quando o Cardeal Prevost foi eleito, dirigiu-se a uma sala chamada “Sala das Lágrimas”, onde as vestes papais o aguardavam. Ali se encontravam três tamanhos do vestuário, para que um deles fosse o mais adequado ao seu tipo físico. Em seguida, ocorreu a tão esperada revelação ao mundo.

Em latim, da sacada da Basílica de São Pedro, o Cardeal Dominique Mamberti anunciou a apresentação do Pontífice. Leão XIV surgiu para os fiéis e fez seu primeiro discurso.

“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja com vocês!”, iniciou o Santo Padre. 

Papa surgiu na sacada da Basílica de São Pedro e fez seu primeiro discurso./Foto: reprodução Vatican News

 

Robert Prevost discursou em italiano e espanhol. Ele lembrou da bênção de Francisco no Domingo de Páscoa, do amor de Deus por todos e convidou a caminharmos juntos “como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, fiéis a Jesus Cristo e proclamando sem medo o Evangelho”. Também expressou um apelo para uma Igreja missionária, que recebe as pessoas de braços abertos, disposta à caridade, ao diálogo e ao amor.

Leão XIV  é o primeiro Papa dos Estados Unidos da América. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.