“A sabedoria pertence aos cabelos brancos” (Jó 12,12)

“A sabedoria pertence aos cabelos brancos” (Jó 12,12)

“A sabedoria pertence aos cabelos brancos, e à longa vida confere a inteligência”. A frase que está em Jó 12,12 se refere àqueles que merecem atenção, cuidado, respeito e inclusão da família e da sociedade. Porém, para muitas pessoas idosas não é essa a realidade encontrada no momento em que mais precisam de apoio.

Em 2013, Papa Francisco fez um apelo para que os fiéis olhem mais para esse público:

“Vivemos uma época em que os idosos não contam. É triste dizer isto, mas eles são descartados. Porque incomodam”, disse o Pontífice.

Embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, Padre Reginaldo Manzotti sempre aborda a necessidade de somar esforços para a inclusão verdadeira e efetiva dos mais velhos, que têm muito a ensinar e a compartilhar com os mais jovens. O Sacerdote escreveu em um artigo que é preciso resgatar e promover o valor e a dignidade das pessoas idosas:

“Precisamos ouvi-las. Deixar que se manifestem, que nos ensinem a sabedoria adquirida ao longo de seus anos já vividos. Precisamos de uma sociedade para todas as idades, com uma visão positiva do envelhecimento e que desperte o sentimento coletivo de gratidão, apreço e hospitalidade para que os idosos sejam inseridos nesta sociedade de forma ativa”.

A Associação Evangelizar É Preciso é parceira da Pastoral da Pessoa Idosa, que recebe da Obra doações a partir de ações solidárias, como o Natal de Verdade, Campanha do Cobertor, entre outros suportes mensais. Além disso, o que é sempre lembrado por Padre Reginaldo é a importância de dedicar tempo e pensar a vida em sociedade de uma maneira que os idosos estejam seguros e à vontade.

“Precisamos de uma sociedade moderna que faça o idoso sentir-se parte da sua comunidade. Que as suas experiências e as lutas travadas para garantir uma vida mais digna aos seus filhos sirvam de aprendizado e que esse aprendizado possa ser compartilhado, vivido em comunhão”, continuou.

Participar de grupos de oração, acompanhar a Santa Missa, ouvir suas histórias, apresentá-los aos amigos e envolvê-los nas atividades da Paróquia, do bairro ou da família. Todas as ações simples e de rotina podem construir ambientes de mais harmonia e equilíbrio entre gerações.

Também é importante contribuir para que a fé se fortaleça ainda mais nessa fase da vida e assim possam continuar como evangelizadores.

“Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros” (Salmos 71,18).

Pastoral da Pessoa Idosa: oferta de cuidado e amor

A principal ação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) é acompanhar as pessoas idosas por meio da visita domiciliar mensal, principalmente as mais fragilizadas ou vulneráveis. Isso acontece por meio do trabalho qualificado de líderes voluntários capacitados, que fazem a ponte entre a pessoa idosa e os serviços existentes na comunidade, especialmente com as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Como explica Maria do Rocio de Souza, coordenadora nacional da PPI, os benefícios desse trabalho são diversos.

“Podemos citar, em especial, a mudança de postura da própria pessoa quanto ao seu valor, pois começam a se perceber como cidadãs que merecem respeito e ter seus direitos garantidos”, explica.

A coordenadora acrescenta que os idosos atendidos melhoram a qualidade de vida, recebem orientações práticas como, por exemplo, a ingestão de mais líquidos, os cuidados para a prevenção de quedas, incentivo para manter as vacinas atualizadas, para a prática de atividades físicas leves, entre outras ações que transformam vidas.

Dona Olga Przysbeczyski é voluntária na Pastoral da Pessoa Idosa. Ela visita os idosos na região metropolitana de Curitiba (PR) e leva um pouco de carinho e cuidado.

Você conhece o Estatuto da Pessoa Idosa?

É uma Lei Federal (n° 10.741), instituída em 2003, que sustenta as obrigações em relação às pessoas idosas.

Confira o Art. 3º, que diz: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

Como você tem contribuído para a garantia do bem-estar dos nossos idosos?

O portal IDe+ tem conteúdos especiais para os idosos e sobre assuntos de interesse desse público. Algumas dicas de leitura são:

5 importantes direitos que os idosos têm para cuidar da saúde

A importância dos nutrientes para a longevidade

Como deixar a casa dos avós mais segura?

 

* Texto publicado no JORNAL DO EVANGELIZADOR – Ano XVI – n° 194 – novembro de 2023.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Edma da Cruz Lima
    Eu amei tenho 63 anos estou esperando a liberação da minha aposentadoria no meu trabalho se for da vontade de Deus eu vou conseguir.
  • Valéria
    Dona Olga querida <3 Deus abençõe sua vida e seu voluntariado!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.