A valorização dos avós e idosos na pandemia

A valorização dos avós e idosos na pandemia

No próximo domingo, celebramos o Dia Mundial dos Avós, instituído pelo Papa Francisco. Não por acaso, essa data antecede a celebração de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus.

Além disso, o Santo Padre escolheu como tema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20), expressando a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.

Vejo a escolha desse tema como uma promessa. Uma promessa que devemos fazer para nossos idosos diariamente, não apenas nesta data comemorativa, como dito pelo Papa Francisco “Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28,20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! ‘Eu estou contigo todos os dias’ são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”.

A Igreja sempre reconheceu e exaltou a importância da família para a construção de uma sociedade equilibrada, justa e fraterna. Por isso, agradeço ao nosso Santo Padre por ter proclamado esta data após vivermos momentos tão difíceis.

Mais do que nunca, voltamos nossa atenção para os idosos de todo o mundo. O distanciamento imposto pela Covid-19 mudou a forma como mantemos contato com a família. Os avós, muitos deles idosos, precisaram se adaptar a uma rotina ainda mais restrita e com pouco contato físico com outras pessoas, ou seja, até mesmo dos netos.

Além do sentimento de saudade, tristeza e solidão, ficar longe da família pode afetar a saúde física e mental dos idosos. Segundo um estudo feito pela Berlin Aging Study, avós que cuidam de netos têm 37% menos risco de morte do que adultos da mesma faixa etária.

E como é edificante uma família que valoriza os avós, sejam idosos ou não, pois já nos ensina o livro dos Provérbios:

“Os netos são a coroa dos anciãos, e os pais são a honra dos filhos” (Pr 17,6).

Muitas vezes, permitimos que os fundamentos de nossa família comecem a ruir quando guardamos mágoas, dissabores, segredos; quando deixamos de rezar, quando não percebemos que os corações estão se distanciando. Mas é possível novamente fundamentar na rocha quando se volta a Deus. “A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável”, como nos ensina Papa Francisco.

Por isso hoje peço: Senhor, por intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, rogais pelos idosos e amparai as famílias.

Rezemos juntos:

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo por meio dos desafios de seus últimos anos.

Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus, peço-Te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes:

(Diga os nomes, bem como sua intenção pelos idosos)

E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama.

Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.