A identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2026 foi lançada na última quinta-feira (7) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A imagem de Jesus deitado em um banco de praça, que remete a uma pessoa em situação de rua, chama à reflexão. O tema escolhido é “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14) tem por objetivo despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.
De acordo com o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen, a escolha foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). O lema, segundo ele, ilumina teologicamente o debate, a partir do mistério da encarnação.
“Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou.
Padre Jean explicou que o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias.
“Essa realidade clama por conversão social e ações concretas que garantam um lar digno a todos”, afirmou.
O cartaz da Campanha foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da CNBB e apresenta elementos simbólicos. “Cristo sem-teto”, escultura criada em 2012 por Timothy Schmalz, artista católico canadense, é a imagem central. O artista ficou tocado após ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque em Toronto.
A escultura tem réplicas em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. Mostra um homem envolto em um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos. Jesus é revelado na figura do homem quando se observam as chagas nos pés. Há um espaço vazio no banco, que simboliza o convite a uma aproximação.
“A mensagem é clara: é preciso se aproximar para reconhecer o Cristo presente nas periferias e entre os empobrecidos. Deus habita nossas cidades, mas muitas vezes está escondido nos que mais sofrem”, explicou Padre Jean.
O fundo do cartaz exibe a silhueta de uma cidade dividida por duas cores contrastantes – marrom e laranja – que representam as contradições urbanas e sociais. Ao centro, uma igreja com uma cruz simboliza a presença da fé nesse contexto, como um sinal de esperança e transformação.
“O cartaz quer nos provocar à conversão: mudar o olhar, reconhecer o Cristo no irmão sem moradia, e assumir um compromisso pessoal, comunitário e social com a dignidade humana”, completou.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Segundo a CNBB, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, na qual ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”.
No dia 29 de março de 2026 acontecerá um gesto concreto, que é a Coleta Nacional da Solidariedade.
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Fonte: Assessoria de Comunicação CNBB
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