Benefícios da coleta seletiva e os riscos do descarte inadequado

Benefícios da coleta seletiva e os riscos do descarte inadequado

O descarte inadequado de resíduos pode causar graves problemas socioambientais. Nas cidades, o lixo jogado de forma incorreta pode acumular água parada e contribuir para a proliferação de doenças. Em áreas costeiras e fluviais, resíduos, especialmente plásticos, podem ser carregados pela chuva e pelo vento, poluir rios e oceanos, e até entrar na cadeia alimentar.

Além disso, resíduos perigosos, como pilhas, baterias e objetos eletrônicos, quando descartados inadequadamente, contaminam o solo, a água e até o ar. Podem causar danos duradouros ao meio ambiente.

Enquanto isso, a coleta seletiva reduz esses riscos e também diminui a necessidade de explorar novos recursos naturais. Assim, contribui diretamente para a economia circular, além de promover o reaproveitamento de materiais.

Além de reduzir o impacto ambiental, a coleta seletiva promove:

  • a preservação de recursos naturais;
  • a diminuição da poluição em mares, rios e solo;
  • o fortalecimento da economia circular;
  • a geração de renda para cooperativas e catadores.

Adotar a coleta seletiva é uma responsabilidade que envolve governos, empresas e cidadãos. Com pequenas ações no dia a dia, como separar resíduos e descartar corretamente, é possível fazer uma grande diferença para o planeta. Afinal, a reciclagem começa pelo descarte consciente.

No âmbito social, a coleta seletiva tem a capacidade de integrar e gerar renda para catadores e cooperativas, como previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece que todos – fabricantes, comerciantes, consumidores e órgãos públicos – têm a responsabilidade de garantir o descarte correto e incentivar a reciclagem.

Iniciativas que fazem a diferença

Empresas especializadas em coleta seletiva, como o Instituto Muda, em São Paulo, oferecem soluções completas para condomínios, empresas e comunidades. Desde 2007, a instituição realiza diagnósticos e implantações de sistemas de coleta seletiva, que incluem treinamentos, relatórios mensais e certificações de destinação correta dos resíduos.

Com projetos como esse, é possível transformar a gestão de resíduos em uma prática eficiente, que beneficia o meio ambiente, gera economia e promove inclusão social.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.