Casamento Josefino: origem e atualidade dessa forma de matrimônio 

Casamento Josefino: origem e atualidade dessa forma de matrimônio 

Você já ouviu falar do casamento Josefino? O matrimônio chamado Josefino não é tão conhecido, embora não seja tão incomum. Paulo Pacheco, teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso diz que antes de entender como funciona o casamento Josefino, é preciso entender o que significa a terminologia.  

“Ele é assim chamado tendo como exemplo o casamento de São José com a Virgem Maria. Eles eram casados legalmente, seguindo a tradição de sua época”.  

Porém, conforme explica o teólogo, um milagre espiritual surpreendeu a história, assim como exposto na passagem de Mateus 1, 18. 

“Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo”.  

Foi quando depois do casamento, Nossa Senhora revelou a São José seu desejo de se entregar totalmente a Deus com sua virgindade consagrada, a qual José respondeu que também era seu desejo a entrega como virgem consagrado a Deus. 

“Esse foi um verdadeiro milagre espiritual. Deus foi preparando o coração da Virgem Maria e, ao mesmo tempo, o coração de São José. Quando os dois se casaram, aquilo que era impossível para os dois por causa da cultura judaica tornou-se providencialmente possível. Então aconteceu que, depois de casados, fizeram um voto de castidade”, afirma Paulo. 

 

Viver como virgem consagrado atualmente 

Alguns casais atualmente optam por esse tipo de matrimônio também nos dias de hoje. Segundo o teólogo, a escolha acontece por questões de saúde ou motivos particulares do casal. Porém, é importante entender que o matrimônio Josefino precisa ser muito bem discernido, pois não é a opção de um, mas de ambos”.  

Padre Reginaldo Manzotti explica que a sexualidade no casamento é importante (leia mais aqui). Para ele, a vida sexual acaba sendo um termômetro da vida afetiva, espiritual e emocional do casal. “Não é algo nojento ou depreciativo. É, na verdade, algo bom e abençoado, está nos planos de Deus. Se é feito com amor e dignidade é reflexo de uma relação que vai bem no dia e na vida inteira”, explica Manzotti.  

Paulo Pacheco complementa. “O sexo no casamento é algo sagrado, pois é através dele que se expressa o amor mútuo do casal, a manifestação unitiva entre esposo esposa, e também tem a função procriativa. É  através desse amor que pode vir mais um filho ou filha de Deus”. 

 

A Igreja aceita ou condena o casamento Josefino? 

A Igreja não se opõe a essa escolha do casal, desde que vivido dentro da castidade.

Quando se casam, é como se o homem dissesse: meu corpo agora te pertence, e a mulher, da mesma forma diz, o meu corpo também agora te pertence.  

“Santo Tomás de Aquino explica, quando um casal se casa, a promessa matrimonial consiste em dar direito um ao outro, como esposo e esposa, de terem relações sexuais. Por isso é tão importante o discernimento para se chegar a essa decisão”, complementa Paulo.  

 

A decisão deve ser do casal 

O mais importante, como em todo o relacionamento, é que o casal chegue a essa decisão em conjunto. Isso porque, pode-se cair em um pecado ainda maior quando a necessidade humana do sexo faça o indivíduo cometer outros pecados, incluindo a pornografia ou outras formas pecaminosas em busca da satisfação.  

“No casamento Josefino, vive-se integralmente a vida em castidade e também por isso é necessário a autorização do casal para se viver plenamente esse dom. Aconselha-se que antes do casal tomar uma decisão tão séria, converse com um Diretor Espiritual para que esse Discernimento seja muito bem definido à luz de Deus”, finaliza Paulo.  

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Vanilda giroldo
    Quero pra mim esse casamento pois, ja vivo em castidade

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.