Ceia natalina saudável: nutricionista ensina como montar

Ceia natalina saudável: nutricionista ensina como montar

O período do final de ano é conhecido pela grande quantidade de confraternizações e festas. Além dos momentos de celebração e interação, este tempo também é marcado pelos excessos na alimentação, especialmente no Natal. No entanto, é possível reunir a família e os amigos para participar de uma ceia natalina mais equilibrada, que pode ser, ao mesmo tempo, prazerosa e nutritiva.

Segundo a nutricionista e docente da Estácio Romênia Estrela, há como preparar as receitas de Natal de forma saborosa, priorizando nutrientes importantes para a saúde.

“Para isto, o primeiro passo é fazer a refeição com consciência. Ou seja, ter prazer e satisfação no que está comendo, mas numa quantidade que seja suficiente para a saciedade. É importante entender que podemos comer sem nos martirizar, contando calorias”, ressaltou.

 

Como fazer trocas saudáveis na ceia

A especialista explica ainda que as refeições nesta época são altamente calóricas devido, muitas vezes, à forma de preparo. Para tornar a ceia natalina mais saudável, Romênia menciona que uma das estratégias é ter atenção ao excesso de óleo, açúcar, manteigas, margarinas e outros ingredientes em excesso. “Além disso, o uso de produtos alimentícios ultraprocessados, que já têm alto teor desses ingredientes, torna as preparações mais calóricas. Como, o uso de molhos prontos, maionese, ketchup, conservas e embutidos, por exemplo”, esclareceu.

No caso do preparo das saladas, a dica é usar o iogurte natural integral — rico em minerais como cálcio, potássio, fósforo e vitamina A —, no lugar da maionese, ou preparar molhos caseiros com ervas. Em relação aos açúcares, uma boa opção é priorizar o demerara e evitar o cristal branco ou refinado.

Outra orientação é elaborar preparações assadas ao invés de frituras, além de incluir leguminosas como lentilha, grão-de-bico nas saladas.

“É importante lembrar que o arroz branco não é o vilão, mas sim a quantidade que consumimos. Uma dica é fazer um arroz com legumes como, por exemplo, brócolis e cenoura. Assim, além de saborosa, a ceia natalina pode ser muito nutritiva também”, explicou.

 

 

Checklist de boas ideias para a ceia de Natal

  • Troque molhos prontos e embutidos por molho caseiro de ervas. Aproveite para ler sobre condimentos e especiarias: por que e como utilizar.
  • Troque frituras por assados.
  • Inclua leguminosas como lentilha e grão-de-bico nas saladas.
  • No preparo das saladas, a dica é usar o iogurte natural integral.
  • Use legumes como brócolis e cenoura no arroz de Natal.

E a sobremesa?  Veja o bolo delicioso de cacau com aveia que ajuda a controlar a ansiedade.

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.