Como ser uma pessoa com mais coragem?

Como ser uma pessoa com mais coragem?

Você é uma pessoa corajosa? Para responder a essa pergunta, antes de mais nada é preciso entender o que a coragem significa. Segundo o dicionário, coragem pode ser tanto a moral forte perante o perigo, os riscos e a bravura quanto a firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. 

Isso significa que a coragem está ligada à força e fortaleza emocional e moral de um indivíduo. Segundo a psicóloga e colunista do IDe+ Talita Rodrigues, a coragem depende muito do temperamento, do grau do  medo e das circunstâncias nas quais essa pessoa vive. 

“Para ser corajoso é necessário aceitar que precisaremos ser vulneráveis. A coragem não nos leva a um denominador comum que nos dá a certeza de que tudo dará certo. Você exerce sua coragem tentando. arriscando”, explica.

A psicóloga Talita Rodrigues explica que a coragem depende muito das circunstâncias e traços individuais. Foto: Arquivo pessoal. 

A coragem é uma escolha?

A psicóloga destaca que a coragem não é apenas uma escolha, afinal ninguém escolhe ter medo de altura, por exemplo. O que se pode dizer, no entanto, é que ela ajuda a conquistar coisas, especialmente pela ousadia. 

“Todos nós conquistamos coisas durante a vida, alguns com mais medo, outros com mais coragem. Mas sempre conquistamos. A coragem proporcionará somente um número maior de possibilidades diante da nossa jornada”. 

 

A coragem é um traço de personalidade?

Há muitas pessoas que acreditam que a coragem está ligada à personalidade de cada indivíduo. Talita destaca que essa é uma generalização que não pode ser utilizada. Isso porque há diferentes fatores que compõem a personalidade de alguém, incluindo os temperamentos. 

“Dependendo do temperamento, existem pessoas que são mais corajosas diante da vida e existem outras que possuem a coragem, mas que não conseguem exercê-la. Acredito que todos nós temos a coragem dentro do nosso coração. A questão aqui é se decidimos ser corajosos ou não diante de determinado contexto”. 

Dessa forma, a coragem é um pedaço da personalidade, entretanto, não pode ser considerada a mais ou menos importante característica individual

 

Coragem cristã

A história de Josué é um exemplo claro de como a coragem cristã é capaz de transformar a vida. Em Josué (1,9), é dito:  “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Acreditar e confiar em Deus proporciona uma coragem indescritível. Khae Lhucas Ferreira Pereira, doutorando em Filosofia, teólogo e especialista em patrimônio histórico, diz que a coragem cristã emerge dessa confiança inabalável em Deus. 

Khae Lucas explica mais sobre coragem. Foto: Arquivo pessoal 

“Quando o Senhor, através da Escritura, insiste reiteradas vezes para que sejamos corajosos pede que depositemos Nele a nossa esperança, e assim não caímos no medo que imobiliza”, explica Khae.

“No dia em que temo, confio em ti” (Salmo 55,4). O versículo ensina como ter mais coragem confiando em Deus. E faz-se isso, segundo Khae, porque a coragem se relaciona com a fé como um ato de humildade, próprio de quem não consegue ir sozinho, mas sabe que tem em Deus a sua fortaleza.

“Dessa maneira, embora pareça soberba, até mesmo autossuficiência, a coragem é um testemunho, uma audácia eloquente estimulada pela fé”, ressalta.

Essas são características de uma coragem criativa, explicadas pelo Papa Francisco e que você pode ler mais aqui

 

A bravura de confiar em Deus

“Vigiai, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes” (1 Coríntios 16,13)

Quando se confia em Deus, há mais bravura para ousar e seguir novos caminhos. O versículo de Coríntios é um estímulo de Deus para essa coragem e confiança. E está disposto assim porque, como afirma o teólogo, diante das nossas incapacidades, limites e imperfeições, é possível facilmente se abater a ponto de até paralisar completamente frente aos desafios. 

“Porém, como um general infundindo ânimo no campo de batalha, o Senhor nos convoca à valentia, justamente porque Ele permanece conosco”. 

A relação é compartilhada pela psicóloga, que vê essa capacidade e bravura ligadas à forças divina. “Mesmo que você não seja capaz de perceber a presença de Deus, é Ele que te move. Quando tudo o que você enxerga é a sua desesperança em meio à sua guerra e ao seu naufrágio, Ele te sustenta”, diz Talita. 

 

A confiança que gera força

“Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força” (2 Timóteo 1,7).

 O medo pode ser enfrentado em muitos momentos. E esse enfrentamento também é um ato corajoso, que requer muita dedicação e confiança. O que não pode acontecer, no entanto, é confundir o medo com a inação. 

Para Khae, a coragem acaba sendo frequentemente abafada pela desculpa da prudência. “Esta, na verdade, é uma virtude cardeal, mas não significa uma precaução paralisante, que atrasa a ação. Ser prudente é ser sensato, e isso implica reconhecer também o momento de agir com coragem”. 

 

Personagens bíblicos corajosos

 Agora que você já entendeu sobre a coragem e percebeu que quanto maior a sua fé, mais coragem você consegue adquirir, que tal se inspirar com algumas histórias bíblicas. Aqui no IDe+, já contamos a história de três mulheres que inspiram por sua coragem, liderança e fé. 

Mas agora, pedimos aos entrevistados que nos contassem quais personalidades da Bíblia que inspiram pela coragem. Vamos ver as indicações?

  • Para Khae, foi difícil escolher só um, porque há várias histórias de modelos de coragem no Antigo e no Novo Testamento, desde Profetas aos Apóstolos. Todos, destemidos a ponto de abraçar o Martírio. Mas escolhendo um só, ele recomenda saber mais sobre a figura de Davi. “Mesmo sendo um menino, se torna um herói quando derrota o gigante Golias e lava a afronta aos filhos de Israel. E se observarmos a vida dos santos, a ousadia foi uma força constante que os fazia insistir, perseverar, mesmo nas ocasiões de aparente fracasso”. 
  • Já Talita acredita que hoje, ter fé é para corajosos, e isso inclui todas as pessoas que acreditam. Mas como história para inspirar você, ela recomenda a leitura da história de Jó, um homem rico que vivia na cidade de UZ, mas que passou por diferentes sofrimentos, incluindo a morte de seus filhos e de provações intensas. Nenhuma delas diminuiu sua coragem e fé em Deus. “Foi tirado tudo dele e mesmo assim, foi corajoso para manter a fé”. 

 

E agora, conta para a gente qual é a sua história inspiradora de coragem e fé? 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Flávia I Freitas
    Li mês passado (fevereiro) a história de Judite e fiquei impressionada com a coragem dela. Ela era uma viúva e morava na cidade de Betúlia, quando o exército assírio cerca a cidade, comandado pelo general Holofernes. A cidade estava prestes a ser dominada pelos assírios, quando Judite toma a decisão de salvar seu povo, ela tira os trajes de viúva e se veste com suas melhores roupas, ela vai ao acampamento inimigo fingindo ser uma deserta. Ela conquista Holofernes com sua beleza e ganha sua confiança, depois de uma festa, à noite, quando ele já esta bêbado, ela o decapita com a espada dele, em seguida, retornar a Betúlia com a cabeça do general, ela é recebida como uma heroína. A coragem de Judite salvou os israelitas, pois sem o general a tropa ficou com medo e foi derrotada, ela usou de coragem, sabedoria e fé para derrotar o inimigo.
  • Isabel Cristina Krüger
    Muito obrigada pelos ensinamentos preciosos desse conteúdo Equipe!! Vocês são de mais!! Deus os abençoem!! Me ensinam a cada conteúdo que recebo, e percebo o quanto preciso aprender com os conteúdos que me enviam, continuem me enviando esses pérolas!!😊😅👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌟⭐🌟⭐🌻🌻🌻🌻🌻🌻
  • Railda Pereira Silva
    Gastei bastante
  • Adriana
    Gostei bastante do assunto ,
  • Maria Aparecida de Souza
    Bom dia a todos Eu adorei a matéria e me identifico pq tenho fé e sou corajosa pq eu creio no Deus vivo. Um abraço e muito obrigada
  • Emília Maria Martins Sampaio De Pina Ferreira De Oliveira
    Muito obrigada por esta esplanacão. Muito esclarecefors, que bom ter noticias desta magnitude. PARABÉNS aos intervenientes.
  • Fátima Xavier
    Muito valioso!! Em outra oportunidade contarei minha história de coragem.
  • Kaliane Moreira Pinheiro
    Eu amei o conteúdo justamente no dia de hoje estava precisando muito ler sobre coragem. Hoje passo uma situação que estou precisando de muita coragem e vem cada situação que só em Deus tenho coragem pra seguir. Hoje me confortou muito ler o começo do e-mail " precisa de coragem vem pra ka" muito bom mesmo tenho fé que vou ter coragem pra enfrentar tudo e todos
  • Tatyana Casarino
    Gostei muito. Percebo que a coragem não é a ausência do medo, mas justamente a capacidade de administrar e enfrentar o medo. Amei as entrevistas. Parabéns!! Pela minha experiência pessoal, afirmo que é possível enfrentar os medos com a ajuda de Deus! Para mim, Jesus é o maior exemplo de coragem. Até Ele sentiu medo do cálice que ia provar, mas enfrentou a cruz com coragem por nós. Dica de conteúdo: síndrome do impostor e complexo de Jonas. Já li que o "complexo de Jonas" é uma espécie de síndrome do impostor onde a pessoa tem medo de seguir a sua jornada, brilhar e fazer a vontade de Deus por causa do medo e da autossabotagem. Seria o medo da própria grandeza sabotando grandes chamados (não teria nada a ver com humildade, mas medo mesmo).
  • Fátima Lira
    Gostei muito. Falta de coragem me preocup
  • Liana Justus
    Gostei muito! Também concordo com o texto exposto. Coragem e fé caminham juntas!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.