Como viver bem entre alegrias e tristezas

Como viver bem entre alegrias e tristezas

Todos passam por angústias e provações. Momentos de menos ânimo que, quando nos entregamos a eles, podem fazer morada. É muito importante resistir à tristeza e não deixar que ela tome conta. A alegria e bom ânimo, por sua vez, são bem-vindos sempre.

Alegria e tristeza são temas que fazem parte da Bíblia Sagrada, que traz mensagens que devemos estar atentos e seguir. São Paulo escreveu:

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Filipenses 4:4-6).

Como medir a alegria

Papa Francisco, no livro “A felicidade nesta vida – uma meditação apaixonada sobre a existência terrena”, escreveu sobre a alegria. O Santo Padre nos explica que a verdadeira alegria não pode ser algo superficial e não vem das coisas. Em casa, ela é fruto da harmonia, só sentida com a presença de Deus e tem como manifestação o companheirismo, o respeito e a misericórdia como predominantes entre as pessoas.

É essa alegria que você vive no seu dia a dia e predomina no seu lar? Ou seria a euforia e sentimentos que parecem alegria, mas são tão passageiros que logo se transformam em tristeza? Quanto mais nos afastamos de Deus, menos sentimos essa alegria verdadeira, que acalma, conforta e traz esperança.

Não deixe que a tristeza tome conta de você

Embora todo mundo tenha maus momentos, devemos lutar com todas as nossas armas contra a instalação da tristeza. E uma dessas armas, extremamente poderosa, é a oração e a busca pelo conhecimento sobre o Senhor. Sentir angústia não é sinal de fraqueza. Prova disso é que São Simão Stock, frade carmelita inglês, teve a graça da visão de Nossa Senhora do Monte Carmelo em um momento de angústia e de perigo, quando suplicou amparo. Por isso, a recomendação é: entregue-se à Mãe, entregue o que aflige seu coração e confia.

Para refletir, leia o que diz Eclesiástico 30,21-25:

“Não deixe que a tristeza tome conta de você. Não permita que as suas preocupações o deixem aflito. Um coração contente é a vida da pessoa. A alegria faz aumentar os anos da vida. Divirta-se e anime-se. Afaste a tristeza para longe, pois ela tem matado muita gente. A tristeza não traz nenhum proveito para ninguém. A inveja e a raiva encurtam a vida; a preocupação faz a pessoa ficar velha antes do tempo. Os que se assentam à mesa bem-dispostos e alegres tiram muito proveito da sua comida”.

O que hoje lhe causa tristeza? Que tal acreditar e pedir uma libertação à Mãe? Peça um sinal a Nossa Senhora! Clique aqui.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.