Ter mais tempo para cuidar de filhos, de familiares e até mesmo da saúde, resolver trocar de profissão depois de muito tempo na mesma função ou ainda mudar de cidade ou país por um tempo. Diferentes são os motivos que levam trabalhadores a tentar entrar novamente no mercado de trabalho depois de um tempo longe do cotidiano.
Podem ser meses ou anos, as dificuldades e desafios são parecidos para essas pessoas. Para quem tem mais de 40 anos, uma nova vaga no mercado de trabalho também é mais difícil. Isso porque as principais vagas estão disponíveis para pessoas mais jovens, inexperientes muitas vezes. Opções para cargos iniciais são a maioria, enquanto a para cargos mais altos, escassas.
Ainda assim, mesmo com mais idade, é totalmente possível conquistar espaço no mercado. Mas será que existe um caminho mais indicado para retomar as atividades laborais?
Se esse é o seu caso, a primeira coisa que você precisa saber é que o desespero só deixa tudo ainda mais complicado. O gerente de RH Amilton Pires Ribas conta que ficar fora do mercado é mais comum do que se imagina, mas que sim, é uma dura realidade de muita gente.
“Entendemos que há algumas situações que precisamos pensar e agir. Avalie a sua posição ou a posição que você busca”.
Dessa forma, é preciso ter paciência e investir seu tempo na melhoria do seu próprio currículo com suas habilidades e competências (saiba mais neste link).
“Com humildade e perseverança buscar a recolocação dependerá muito de sua atitude positiva. Não desista. Tenha paciência e aceite os “nãos”. Cuidado para que a sua ansiedade não te atrapalhe. Por fim, avalie o que você pode melhorar no processo seletivo. Acredite que a sua hora irá chegar”, completa o recrutador.
Outra dica de Amilton é investir em uma língua estrangeira. “Como está o seu nível de conhecimento, como está o seu inglês? A reciclagem técnica é necessária, mas o domínio da língua inglesa será determinante para os novos desafios. Comece respeitando o seu limite, mas comece aos poucos com foco na conversação”.
Ampliar a sua rede de contatos e fazer o chamado networking fazem a diferença e é mais uma dica de ouro quando se pretende voltar ao mercado.
“Acredite que uma das maneiras mais assertivas de conseguir emprego é conversar com os amigos, familiares, grupo da igreja, enfim, toda a rede de contatos. Indicações ainda são uma excelente opção”, enfatiza o gerente de RH.
Por fim, não se envergonhe e peça ajuda. Muitas vezes, o que está faltando a você é apenas uma repaginada ou instrução sobre o que fazer e como se apresentar. “Seu currículo te representa. Avalie uma revisão do currículo por um profissional especializado para demonstrar no documento todo o seu potencial”.
O caminho para a recolocação no mercado é árduo, mas é possível e você consegue.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.