Conheça os grandes vencedores do Festival VEM 2023

Conheça os grandes vencedores do Festival VEM 2023 Foto: Felipe Gusso

O Festival VEM – Voz, Evangelização e Música cumpriu sua missão de revelar novas composições e talentos da música católica contemporânea e foi muito além disso: a final realizada no sábado, 26, transformou-se numa linda noite de louvor. 

Confraternização e alegria por colocar seus talentos a serviço de Jesus envolveu os finalistas dessa terceira edição: Camila Fragoso (@mila_pfg); Fabio Scatambulo (@fabio_scatambulo); John Lima (@johnlimaoriginal); Mateus e Raissa (@mateuspiccolo; @raissadominguesf); ThyLima (@thylimaoficial); Vanessa Gomes (@cantoravanessagomes); e Veronica Dias (@veronicadiasrb).

O espetáculo final do VEM 2023 foi apresentado por Carol Tormena, Danilo Dyba e Igor Felix. O júri foi composto pelo Padre Diogo Albuquerque, Adriana Arydes e Fred Pacheco que, como nas semifinais, fizeram comentários sobre as atuações dos candidatos ao final de cada apresentação.

Jurados se apresentam no VEM. Foto: Felipe Gusso

As apresentações foram emocionantes e os talentos arrancaram lágrimas de várias pessoas, dos jurados e da plateia. O programa se transformou num profundo encontro com Deus, com canções e interpretações que foram lá no fundo da alma.

Foram premiadas três categorias: Melhor Composição, Melhor Intérprete e Intérprete Mais Querido do Público. 

O Intérprete Mais Querido do Público foi escolhido por meio de votação popular nas redes do festival e teve recorde de participação: aproximadamente 440 mil votos. Os vencedores foram a dupla Mateus e Raissa, com 38% dos votos. Além desse carinho do público, eles receberão seis meses de Assessoria de Marketing Musical.

ThyLima foi o vencedor da categoria Melhor Intérprete. Ele ganhará um contrato de seis meses de assessoria vocal com a fonoaudióloga especialista em voz, Denise Pimentel.

Camila Fragoso foi a vencedora da categoria Melhor Composição e será premiada com um videoclipe produzido pela TV Evangelizar.

Decisão difícil

Enquanto os votos eram apurados e os jurados decidiam os ganhadores, o público foi premiado com um show do Padre Reginaldo Manzotti. Ele parabenizou todos os participantes e declarou sua alegria em estar presente no VEM. Ao acompanhar o festival, com letras e músicas lindíssimas, segundo o Padre, ele se perguntou quantas pessoas foram tocadas pelas canções, quantas foram evangelizadas, porque a música é Deus falando e agindo. 

Show do Padre Reginaldo Manzotti. Foto: Felipe Gusso

Nos bastidores, os artistas estavam descontraídos e felizes por suas entregas e pela oportunidade de alcançar muitos corações. 

Antes de serem declarados os vencedores, Fred Pacheco observou que o detalhe foi o que desempatou no momento da definição. De acordo com o jurado, todos espalharam o Evangelho com muito talento, muita capacidade e muita arte.

Ao anunciar a melhor composição, Padre Reginaldo Manzotti declarou:

“Nós temos um papel muito importante com a música católica no mundo. Acredite, nós temos algo a oferecer para a sociedade e principalmente como profetas, em notas e sons.”

Comemoração

A vencedora da categoria melhor composição, Camila Fragoso, afirmou: 

“Eu tô com o coração a mil, ainda não sei descrever o que eu tô sentindo, mas acho que as únicas palavras que resumem são gratidão e felicidade… e esperança no que Deus tem pra minha vida. Acho que aqui é um começo de um ministério que Deus vai fazer muito lindo. Em nome de Jesus! E eu tenho coragem de aceitar essa missão e perseguir, persistir nisso porque acho que Deus vai nos dar muito e eu quero muito isso. Por isso eu tô aqui, meu motivo na Terra é esse”.

Foto: Felipe Gusso

Já ThyLima, ganhador como Melhor Intérprete, disse estar anestesiado com tanto carinho e amor que sentiu ao participar do VEM. Para ele, Deus falou por meio das músicas compostas e apresentadas pelos finalistas.

“Esse Festival não foi um evento simples. Foi um momento de cura e libertação para nós. Como Deus nos amou aqui, queremos levar o testemunho para mais gente. Esse prêmio representa a família que tem sofrido as dificuldades do mundo e tem superado com a misericórdia de Cristo. Representa as comunidades e a Igreja que vencem as adversidades”, comemorou ThyLima.

Foto: Felipe Gusso

A dupla escolhida por votação popular ficou surpresa, alegre e expressou sua gratidão: 

“A gente conversou muito sobre o que Deus queria pra nossa vida e Ele cada vez confirmava mais essa missão de levar pros jovens, essa missão da música… Foi muito tempo que a gente sonhou sozinho, agora a gente sabe que tem muita gente sonhando com a gente”, relatou Raissa.

“Graças a Deus a nossa música pode alcançar muitos corações, muitas casas. Daqui pra frente é só missão, servir a Deus”, completou Mateus.

Carlos Henrique Matos, seminarista de Jundiaí e compositor da canção interpretada por Mateus e Raissa também contou:

“Eu desenvolvo um trabalho com a música na Diocese e, como uma forma de promover esse trabalho com a música e desenvolver os talentos deles, eu propus pra que eles pudessem participar do festival. E foi todo esse processo, e com a Graça de Deus, eles tiveram essa premiação”, disse o seminarista.

Foto: Felipe Gusso

Quanto ao futuro da música católica e a participação de jovens neste cenário, o jurado Fred Pacheco refletiu:

“Eu tô extremamente feliz e honrado por tudo isso e a gente viu jovens que estão colocando o coração, colocando a música, a arte para expressar aquilo que Deus fala no coração. Então, vocês, jovens, todos vocês: não percam a juventude. A juventude é algo novo, que sempre se renova em Deus. Permaneçam na fé. Apesar de todas as dores que o mundo quer impor, Deus ama demais vocês. Então, sejam de verdade, autênticos e permaneçam no amor.” 

Foto: Felipe Gusso

Produção elaborada

A edição do VEM desse ano contou com 13 arranjadores que trabalharam nas canções selecionadas para garantir a diversidade de linguagens e ritmos. As apresentações contaram com uma banda ao vivo no palco ao vivo. Na noite da final, uma orquestra de câmara se juntou à banda e deixou o espetáculo ainda melhor.

“Tivemos de fato uma grande qualidade sonora, uma grande qualidade de interpretação, qualidade técnica da análise dos jurados e também toda a nossa estrutura que a Obra Evangelizar oferece para a música católica do Brasil. Então, realmente o que fica é esse sentimento de que fizemos sim o nosso trabalho, mas que temos muito ainda a fazer. Um sentimento muito bom de agradecimento a todos que nos acompanham e aos Associados que mantêm a Obra Evangelizar de pé”, observou José de Melo, diretor geral da TV Evangelizar, a realizadora do Festival VEM 2023.

Um troféu exclusivo foi criado pelo escultor curitibano Luiz Gagliastri, que já participou de mais de 80 exposições individuais e coletivas em diferentes países e possui obras no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Museu de Arte de Israel, em Jerusalém. Os três vencedores levaram a obra de arte como prêmio. 

Todos os 16 participantes já são vencedores. Eles foram selecionados entre 508 canções inscritas e passaram pelo crivo de grandes especialistas da música brasileira e católica, produtores de artistas como Paula Fernandes, Ivete Sangalo e Padre Reginaldo Manzotti.

  • Assista ao programa final na íntegra: clique AQUI.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.