Descubra como ser uma mãe como Maria

Descubra como ser uma mãe como Maria

Se existe um conselho católico a ser dado para qualquer mulher que deseja ser uma boa mãe, esse conselho é: seja igual a Maria! A Mãe de Jesus é o exemplo completo do amor incondicional, da humildade, da força e da coragem. O maior que já existiu.

Do Seu ventre, afinal, brotou a semente do Verbo e da salvação concebida pelo Espírito Santo.

Neste Dia das Mães, celebramos nossas próprias mãezinhas ao lembrarmos e exaltarmos Suas virtudes. Rogaremos sempre para que Ela nos cubra com seu manto de ternura sem fim, que compreenda os nossos problemas e nos aconselhe para seguirmos o caminho do bem, sob os ensinamentos do Seu filho, Jesus Cristo.

Quando estamos com medo do escuro e o frio toma nossa alma, Sua luz está eternamente pronta a nos mostrar a trilha certa a seguir e a aquecer os nossos corações.

Maria, Mãe protetora que intercede pelos filhos e que derrama sobre eles todo o Seu amor.

Virtudes de Maria

Quem é mãe sempre se preocupa em dar o seu melhor e, mesmo diante de tantas cobranças (principalmente as suas próprias), ainda tem dúvidas de como ser um exemplo como Nossa Senhora. Confira as qualidades da Virgem de Nazaré que servem de inspiração para ajudar as mamães a se aprimorarem cada vez mais.

Seja humilde

Ela sempre fez o bem e acompanhou Seu Filho, o Salvador, silenciosamente. Não buscou glórias para o Seu próprio nome, mas para Deus e Sua vontade. Não dava as “carteiradas” que tanto vemos quando alguém se considera poderoso pelo cargo ou sobrenome que carrega. A mãe de Jesus era humilde e servia por amor, sem se vangloriar de seus feitos ou de quem era.

Mantenha a fé

Maria não questionou o anúncio do Anjo de que conceberia o filho de Deus. Pela fé, acreditou e obedeceu. Procurar ter fé como Ela é acreditar em Deus, em tudo o que Ele revelou e reconhecer Sua glória e misericórdia.

Tenha esperança

Ela é o modelo perfeito da esperança que devemos buscar. Na juventude, aguardava com esperança a chegada do Messias, teve esperança que seria compreendida por José quando aconteceu a revelação do Anjo, confiou em Deus ao levar o Menino Jesus para o Egito. Tudo isso sem desanimar ou duvidar.

Seja fortaleza

O exemplo de força diante da dor mais extrema que alguém pode sentir. Imagine ver um filho passar por todo o sofrimento que Ela viu Cristo passar e, mesmo assim, continuar firme. Permaneceu ao lado do Salvador todo o tempo, enquanto Ele era torturado e crucificado.

Pratique a caridade

Conforme o conceito de caridade, de dar a alguém exatamente o que precisa, Maria é também exemplo dessa virtude. O maior exemplo foi o perdão que deu aos apóstolos que tinham abandonado Seu Filho.

Tenha confiança

Lembra que Jesus apareceu, após a Ressurreição, para os discípulos e para algumas mulheres, como Maria Madalena? Ele até se deixou tocar por Tomé, para que ele acreditasse. Há quem questione o porquê de não ter aparecido para a própria mãe, mas a verdade é que Ela sempre confiou e acreditou que Jesus era o nosso Salvador, o próprio Deus. O Filho de Deus apareceu para os que tinham dúvidas e Ela nunca fez parte desse grupo.

Foto: Felipe Gusso

Quem foi Maria?

Apesar de a Bíblia não detalhar muito quem foi Maria, aprendemos que ela era uma jovem comum, pobre, igual a várias outras moças da aldeia de Nazaré, na Galileia. Noiva do carpinteiro José, não havia conhecido homem algum, virgem imaculada.

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré. A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres” (Lucas 1,26-28).

A humildade da Mãe de Jesus sempre foi uma das suas principais virtudes. Mesmo quando o Anjo Gabriel Lhe avisou ter sido Ela a escolhida por Deus para gerar em seu ventre o Salvador, não se acometeu de nenhuma soberba. Pelo contrário, questionou os motivos da escolha e de tal merecimento.

Feita a vontade de Deus, foi Nossa Senhora que deu a forma física do Salvador entre nós e que teve o prazer de segurar, alimentar e acalentar o Menino Jesus em seus braços.

Que Maria, nossa Mãe, nos acolha também!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.