Muitas pessoas confundem o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor, mas essas duas datas têm significados e objetivos diferentes. Ambas são oportunidades para o comércio, mas cada uma tem uma proposta distinta.
O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente em 15 de março e tem como principal objetivo destacar a importância dos direitos dos consumidores. A data foi instituída pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1962, e desde então passou a ser reconhecida globalmente. No Brasil, além de promover a conscientização sobre os direitos do consumidor, tornou-se uma grande oportunidade comercial. Muitas empresas oferecem promoções e condições especiais para incentivar as compras e valorizar os consumidores.
Diferente do Dia do Consumidor, o Dia do Cliente, em 15 de setembro, é uma iniciativa brasileira, criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego. Seu foco é homenagear e fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes e reconhecer sua importância para o sucesso dos negócios. As ações realizadas nessa data costumam envolver benefícios exclusivos para quem já é cliente, como forma de fortalecer a fidelização e a satisfação.
Embora os termos sejam frequentemente usados como sinônimos, há uma diferença:
Por exemplo, se uma pessoa compra um presente para um amigo, ela é o cliente. Já o amigo, que usará o presente, é o consumidor.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.