Diário Espiritual 2021 – Apóstolo São Tomé

Diário Espiritual 2021 – Apóstolo São Tomé

Olá, meus irmãos e minhas irmãs!

Eu sou o apóstolo Tomé ou São Tomé, como sou conhecido. Sei que muitos de vocês se identificam comigo. Eu sou aquele que precisou “ver pra crer”. E quem não passou por um momento como esse? Para falar com toda sinceridade, é raro que alguém diga que não.

Nasci na Galileia e levava uma vida simples como judeu. Quando chamado pelo Senhor para aprender, como discípulo, e depois seguir a missão de levar a Palavra e evangelizar a todos, diversas vezes meu comportamento migrou entre incredulidade, questionamentos, certa inocência, mas também muita coragem.

No início, ainda tínhamos dúvidas sobre a Ressureição de Jesus, por ainda não termos compreendido bem as Suas profecias. Apenas Ele, entre todos nós, é perfeito e sem pecados. Nossas dúvidas, entretanto, foram curadas.

E foi exatamente por colocar o que eu sentia pra fora, aquelas perguntas tão inquietantes, que tivemos a oportunidade de ouvir do Senhor as palavras que são fundamentais até hoje para todos, que nos guiam, inspiram e também contribuem para que possamos evangelizar outras pessoas passando a Sua mensagem. Uma das conversas ficou muito famosa (Jo 14,5-6):

Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”
E Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Dúvidas curadas

Quando falo que as nossas dúvidas foram curadas, irmãos e irmãs, é porque sabemos o quanto uma vida sem fé na Palavra, no amor de Deus e na ressurreição de Jesus, é uma vida vazia e, podemos dizer, doente. Doente porque as faltas de fé e de esperança nos levam a muitos males.

Talvez você conheça alguém assim, que você olhe e deseje do fundo do coração que seja curada da incredulidade, da cegueira espiritual. Algumas vezes, essa pessoa pode ser você mesmo, mas saiba que você também pode se livrar dessas angústias e viver melhor, sabendo que para tudo há um tempo e com a certeza na Promessa do Pai.

E sobre esses questionamentos, tem algo que também quero dividir com vocês. Minha ingenuidade e teimosia resultavam em questionamentos como se eu pudesse entender o Messias com a mesma lógica que entendia as outras pessoas.

Ora… Se a ninguém podia ressuscitar, eu então não entendia bem o que o Mestre falava. Mas que bom que fui tirado dessa pobreza de espírito de imaginar que sobre Deus eu deveria ter a mesma lógica de todas as outras coisas, sendo que Ele veio para romper com tudo que conhecíamos e, ao mostrar Sua grandeza e verdadeiro amor do Pai por todos nós, Seus filhos, nos desvelou e revelou um novo mundo.

É sobre isso a Boa-Nova, que tive a coragem de abraçar e também espalhar pelo mundo. Antes disso, porém, questionei e questionei, mas essa minha incredulidade acabou por ser uma das provas da Ressurreição, oito dias após a primeira aparição de Jesus ressuscitado, pois um cético teimoso, como eu, viu, tocou e ficou completamente convencido (Jo 20,27-28):

“Depois disse a Tomé: introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
“Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!”

Lembrem também de mim como aquele que teve a coragem de buscar a verdade e desafiar seus medos e sombras para se fortalecer. Você pode fazer isso pelo estudo, pela oração e pela evangelização dos irmãos.

Outro importante momento vivido que mostra a minha lealdade do Senhor foi quando Jesus decidiu ir a Betânia para ressuscitar Lázaro. Naquele momento, mesmo existindo o perigo de sermos mortos, sugeri: “Vamos nós também, para morrermos com Ele” (Jo 11, 16).

E eu lhe desafio a não ser um Tomé do ponto de vista daquele apóstolo incrédulo na Ressurreição. Seja alguém que tem sede de conhecer para fortalecer a sua fé e evangelizar mais pessoas. Com certeza, é isso que o Mestre quis de mim e me orientou com toda Sua bondade e pedagogia. E também é o que vai querer de você.

___

A maior parte das informações bíblicas sobre Tomé estão no Evangelho de João.
___
Tomé, em hebraico, significa gêmeo.
___
Estudiosos indicam que Tomé também era pescador, assim como Pedro.
___
Inúmeras tradições relatam as campanhas missionárias de Tomé pelo mundo no século I.
___
Das regiões tradicionalmente visitadas por Tomé constam: Babilônia, Pérsia, a Média, a China e, sobretudo, a Índia.
___
O cristianismo na Índia se deve ao apóstolo, onde ele conquistou milhares de almas para Cristo e também estabeleceu congregações.
___
As lendas sobre o martírio de Tomé são extensas, mas o que mais se acredita é o que aconteceu em Malabar.
___
O local que é comumente aceito atualmente como o túmulo de Tomé está em Milapora, que fica ao sul da Índia.

Oração a São Tomé

“Ó Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: “Meu Senhor e meu Deus!” O Espírito Santo, no dia de Pentecostes, transformou-te num corajoso missionário de Cristo, incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da Terra. Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.