É errado querer ter dinheiro? O que a Bíblia tem a nos dizer

É errado querer ter dinheiro? O que a Bíblia tem a nos dizer

Ao pensar sobre a resposta a essa questão, ela exige uma nova pergunta: ter dinheiro para quê? A Bíblia não condena o dinheiro arrecadado, desde que esse mesmo dinheiro esteja ao serviço de Deus, ao serviço de seu Reino e a serviço dos irmãos. Isso significa que devemos nos relacionar com nossas posses de maneira saudável, direcionando tudo para o equilíbrio, a sobriedade e a paz.

A Igreja Católica considera que trabalhar na atividade econômica é uma vocação dada por Deus, para administrar a criação e favorecer o bem-estar de todos. Se alguma pessoa tem o dom da administração e também a competência para ampliar seus negócios de maneira honesta, ela com certeza poderá contribuir para que muitas pessoas tenham empregos, para que jovens tenham oportunidades. Com o bem material, também é possível ajudar as instituições de caridade que cuidam dos que mais precisam e  do trabalho das Igrejas.

Em meio a tantas informações e consumo, porém, é preciso buscar na fé e na Bíblia o fortalecimento dessas respostas para evitar se atrapalhar no caminho.

Deus quer que tenhamos uma boa vida?

Deus não quer que nenhum de seus filhos passe fome. Jesus demonstra que a vontade do Pai é que tenhamos todo o necessário para viver. Quando recitamos a oração do Pai Nosso, sempre pedimos que Deus nos dê o pão nosso de cada dia (Lucas 11,3). Deus também provê milagrosamente o dinheiro necessário para Jesus e Pedro pagarem os impostos, conforme vemos em Mateus 17,27: “Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu”.

Também é vontade de Deus que cada trabalhador receba o salário justo, como lemos em Mateus 20, 1-6. Deus deseja prover aquilo que diariamente o trabalhador necessita para viver: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros” (Versículo 8).

Mas por que então a Bíblia condena o dinheiro?

Mesmo sabendo que Deus quer o melhor para todos nós, algumas passagens da Bíblia realmente parecem sugerir que ser rico é um grande mal. Veja só:

(…) mandou os ricos embora com as mãos vazias (Lucas 1,53).

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Mateus 19, 23-24).

Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. (1Timóteo 6,10)

Um risco que corremos é o de entender as palavras da Bíblia de maneira errada. Isso acontece por que em muitos momentos lemos esse ou aquele versículo de maneira isolada, fora do contexto cultural ou fora do contexto daquele momento em que ele foi escrito.

Em todos os contextos citados, o que Deus quer nos ensinar é que o dinheiro em si é amoral. O que isso significa? Significa que ele não é bom nem mau. Ele vai ser aquilo que fizermos dele. Da mesma forma que se pode usar o dinheiro para alimentar uma pessoa pobre (Lucas 11,41) ou para socorrer um enfermo (Lucas 10,35), também posso usar o dinheiro até mesmo para trair Jesus (Mateus 27,3).

De forma direta, o que Jesus condena é o fato de muitos amarem mais o dinheiro do que a Deus e ao próximo. Jesus abomina a ganância, pois essa se torna um vício cruel, capaz de levar qualquer pessoa a praticar pecados ainda mais graves. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.