É tempo de férias! 10 atividades para fazer com os filhos e espantar o tédio

É tempo de férias! 10 atividades para fazer com os filhos e espantar o tédio
Sempre que chegam as férias escolares, é necessário planejamento na hora de dividir as tarefas do dia a dia. Além do trabalho, compromissos e atividades domésticas, temos que dar atenção e ocupação aos filhos. Se combinarem tudo certinho, dá para a família aproveitar ótimos momentos juntos.
 
Para não deixar as crianças entediadas, ocupando o tempo inteiro apenas nas redes sociais e jogos eletrônicos, é preciso usar a criatividade, pois existem atividades de lazer baratas e acessíveis que podem ser feitas durante as férias dos pequenos sem grandes custos ou mobilizações.
 
Passeios no parque, andar de bicicleta com familiares e amigos, ir à missa ou visitar um amigo que não vê há tempos estão entre as opções. 
 
Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a montar a programação para esses dias de folga da criançada de uma forma que deixe a todos satisfeitos. E boas férias!
 

Dicas de atividades para fazer com as crianças nas férias

 

1. Programe um piquenique

Pode ser no parque, na praia ou no quintal de casa mesmo. O que importa é se divertir! E é uma atividade que não requer muito, basta uma toalha de mesa, esteira de praia ou lençol para forrar o chão, algumas guloseimas, comidinhas, frutas e suco para o lanche, que podem ser guardadas numa cesta ou caixa térmica.
 

 

2. Vá ao cinema ou teatro

Durante as férias, os estúdios cinematográficos aproveitam para o lançamento de vários filmes direcionados justamente para quem está com tempo livre e quer se divertir. Para acompanhar, pipoca é uma boa opção.
 

 

3. Que tal uma ida ao circo ou uma visita ao museu?

O universo circense sempre oferece ótimo lazer, com seus palhaços, mágicos e equilibristas. A criançada adora e os pais também podem curtir à vontade. Programar uma visita a um museu pode ser um programa bastante interessante e que pode despertar a curiosidade. Sempre se descobre algo novo, ao mesmo tempo em que se diverte!
 

 

4. Participe da missa!

Não é porque estamos em férias que vamos esquecer de manter nosso vínculo com Deus e com a comunidade cristã. É importante mantermos sempre nossa fé e espiritualidade em dia. Confira com sua paróquia os dias e horários das celebrações e combine com a criançada. 
 

Foto: Mateus Cordeiro

5. Proponha a criação de um filme

Proponha aos filhos criarem uma história com roteiro para um filme. Enquanto os pais trabalham, as crianças escrevem o enredo, produzem o cenário e customizam figurinos. Disponibilize cartolina, papel crepom, outros papéis coloridos, canetinhas, tinta, cola, entre outros, para os pequenos exercerem a criatividade. Quando os pais retornarem do trabalho, usam o celular e gravam juntos o conteúdo criado. Dá para postar nas redes sociais depois ou compartilhar com a família.
 

 

6. Leia um livro e a revistinha do Manzottinho

Promover sessões de leitura com os filhos e seus amigos é uma forma de lazer bem legal. E as revistinhas da Turma do Manzottinho podem ser uma boa opção, pois trazem sempre histórias inspiradoras com base nos valores cristãos e também jogos e passatempos.
 

 

7. Faça atividades ao livre e pratique esportes

Chega de ficar em casa! Escolha um parque da sua cidade para realizar algumas atividades ao livre junto com seus filhos, como andar de bicicleta, patinar, ou praticar algum esporte, como futebol e vôlei, por exemplo. É diversão garantida e a saúde agradece.
 

 

8. Visite alguém que não vê faz tempo

Combinem de visitar um parente ou amigo que há muito tempo não encontram. Agendem a visita e aproveite para matar a saudade. É sempre importante renovarmos nossos laços de amizade e de família. 
 

 

9. Vá a um parque de diversões ou faça uma viagem de fim de semana para um lugar novo

Uma tarde brincando em um parque de diversões é um convite quase irrecusável para a garotada. Ainda mais se na proposta estiver incluído um lanche. Conhecer um lugar novo é enriquecedor. Que tal programar uma viagem de fim de semana com a família? 
 
 

10. Cozinhem juntos

Uma programação legal para fazer com a criançada é procurar uma receita fácil, rápida e barata para fazerem juntos. Estimule a criatividade, deixe que os pequenos reconheçam cheiros e sabores, oriente sobre os perigos na cozinha (facas e fogão), deixe uma baguncinha acontecer. Limpeza e arrumação também são para todos no final.
 
 
 
Para incentivar, selecionamos a receita a seguir:
 

Biscoitos do Céu

Ingredientes:
240 g de açúcar
240 g de margarina
2 ovos
500 g de farinha de trigo
Raspas de limão a gosto
 
Modo de fazer:
1. Junte todos os ingredientes até que fique com liga. Depois, leve para uma superfície com farinha de trigo espalhada e amasse bem.
2. Modele como quiser, com cortadores próprios ou utensílios da cozinha. Que tal usar cortadores em formato divertidos como bichinhos?
3. Unte uma forma, coloque os biscoitos lado a lado e asse no forno a 150ºC até ficarem dourados.
 
  • Quais dessas atividades a família vai fazer? Você tem mais alguma sugestão? Deixe o seu comentário.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Layde Leite de Souza
    Maravilhoso por demais! Gostei de todas as opções. Mas a de cozinhar juntos, hummmm é bom demais. Fomos a missa juntos também.
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelas dicas; Parabéns equipe 🌻🥰👏👏👏💙🌸
  • Eliane da Silva Leite
    Nossa! Vcs pensam em tudo ..boas sugestões muito bem pensadas.. já vou aproveitar as dicas!
  • Tatyana Casarino
    Adorei! Acredito que é muito importante ter hobbies saudáveis para a nossa vida pessoal e espiritual. Eu moro dentro de condomínio militar (meu pai é militar, piloto de caça da Força Aérea). Então, a Paróquia Militar fica praticamente dentro do lugar onde eu moro. Logo, vou para a missa nas férias e não me distancio da Igreja. Teatro, museu e cinema são lugares que eu amo. Nas férias, gosto de andar de bicicleta, ler livros diferentes, passear ao ar livre. Também gosto de ver o Show da Esquadrilha da Fumaça e colorir livros do estilo "antiestresse - arteterapia".
  • Kika
    Amei as ideias! Sempre desafiador estar com as crianças em casa e tirar da frente da tv e do computador.
  • Iracema Braga
    Boas ideias. Sou avó e meus netos ficam comigo. Vou tentar fazer algumas atividades diferentes, e divertir toda família!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.