“Emagreça Rezando”: livro de Frei Rogério mostra a união entre espiritualidade e saúde

“Emagreça Rezando”: livro de Frei Rogério mostra a união entre espiritualidade e saúde Foto: arquivo pessoal

“Mais bênçãos, menos quilos na balança”? A equação pode não ser (ainda) tão familiar para muitas pessoas quando se pensa em dietas e saúde física, mas é exatamente esse trajeto que o livro “Emagreça Rezando – O Caminho Espiritual da Vida Saudável” aponta. Escrito por Frei Rogério Soares, Dra. Sabrina Costa e o triatleta Diego Ciarrocchi, a obra aborda, de uma maneira inovadora, a combinação entre espiritualidade e bem-estar do corpo.

Com base na experiência de vida e nos ensinamentos da Ordem das Mercês, Frei Rogério apresenta um itinerário de espiritualidade profundo, que pode ser capaz de transformar completamente a vida, em todos os sentidos, sobretudo no que se refere ao autodomínio.

Para chegar a essa proposta, ele conta que “bebeu nas fontes dos Padres do Deserto e da Meditação Cristã”, que envolve a oração, a boa alimentação e a prática de atividades físicas como pontos complementares.

O livro guia os leitores pelas práticas espirituais e oferece orientações sobre nutrição e exercícios físicos. Com contribuições de seus coautores, “Emagreça Rezando” busca inspirar uma mudança de vida completa, real, possível e permanente. Para isso, vai além das dietas tradicionais.

Nesta entrevista ao portal IDe+, da Associação Evangelizar É Preciso, Frei Rogério compartilha suas motivações e inspirações para escrever o livro e revela como a combinação pode transformar vidas. Confira!

IDe+ | O que o inspirou a combinar espiritualidade e saúde física no “Emagreça Rezando”?

FR | A cultura moderna fez uma perigosa cisão entre saúde e salvação, vida saudável e espiritualidade. Se há duas realidades que não podemos separar é saúde e salvação. As duas palavras vêm do radical latim salus. São duas faces de uma mesma moeda. Vemos pessoas bem religiosas, que se dedicam à igreja, que seguem bem os rituais, mas não cuidam da saúde, algumas vezes têm obesidade. É uma terrível contradição que convivemos “pacificamente”. Por outro lado, temos pessoas que estão sempre na academia, em busca de um corpo sarado, mas não cuidam da salvação da alma. Nessa perspectiva, a proposta do livro é voltar a unir essas duas dimensões da vida, que devem estar integradas. Se busco a salvação de minha alma, devo cuidar da saúde de meu corpo e vice-versa.

Outra inspiração veio de minha preocupação em ver pessoas que eu amava fora do peso, com sérios riscos à saúde, como, por exemplo, minha irmã e os seminaristas de minha Ordem Religiosa. Eu tinha que propor alguma coisa para eles, algo eficaz, para não acontecer o que acontece com muitos, o efeito sanfona. Cheguei à conclusão que só com uma vida espiritual bem integrada e uma conversão radical, de vida e de hábitos, alguém emagrecerá de verdade, e para sempre.

IDe+ | Pode nos contar um pouco sobre como a ideia deste livro foi desenvolvida durante o seu tempo no Seminário São Pedro Pascoal?

FR | Em 2016, eu era superior provincial da minha Ordem Religiosa, a Ordem das Mercês, e morava em Brasília, onde ficava também o nosso Seminário São Pedro Pascoal. Como eu disse antes, vendo alguns seminaristas acima do peso, meninos jovens e já obesos, os fiz um desafio. Como eu já tinha a proposta do livro, desafiei os jovens aspirantes a padres a buscarmos a vida saudável alinhada à vida espiritual. Dessa forma, nos reuníamos uma vez por semana para a prática da meditação cristã, que consiste na repetição do mantra maranatha. Como eu também estava alguns quilos acima, entrei com eles. Assumimos o compromisso de nos pesar uma vez por semana e medir nossas circunferências. Nesse momento, escrevi em uma página o que seria o livro Emagreça Rezando. Na página já continha a espinha dorsal do livro, que é a combinação de um tripé, oração, boa alimentação e atividade física. Lembro que mandei esse escrito para minha irmã, para ver se fazia sentido para ela, se era possível ela colocar em prática. Daí em diante, comecei a gestar o livro, o que durou oito anos.

IDe+ | Como o senhor acredita que a oração pode influenciar a relação de uma pessoa com a comida e seus hábitos alimentares?

FR | O livro teve uma forte influência da espiritualidade dos Padres do Deserto, que sempre me interessei. Para esses padres e madres que viveram no século IV d.C., a verdadeira oração deve nos levar ao autodomínio, ao autocontrole, sobretudo dos instintos mais primitivos, os carnais, que inclui a gula e os impulsos sexuais. Para os Padres do Deserto, a mesa é o lugar por excelência para eu me exercitar no autodomínio de si. Se sou sóbrio à mesa, serei sóbrio na vida. Se venço tentações diante da comida, vencerei na vida. Se tenho uma vida sem exageros na hora de comer, assim também será no meu dia a dia. Dessa forma, fui percebendo que quando concebo a vida espiritual assim, percebo que comer muito é desproporcional e desalinhado com a busca por santidade. Cheguei à conclusão que uma vivência espiritual integradora, que me eleva à comunhão com Deus, a comunhão comigo mesmo, comer exageradamente é uma agressão ao corpo, que é templo do Espírito Santo. O Papa Francisco em sua catequese de janeiro desse ano, sobre a gula, disse: “diz-me como comes e dir-te-ei que alma tens”.

IDe+ | Quais são as principais orientações práticas que o livro oferece para quem deseja integrar espiritualidade e hábitos saudáveis de vida?

FR | O Livro foi escrito a seis mãos, tive como coautores dois grandes profissionais, a biofísica molecular Dra. Sabrina Costa e o triatleta Diego Ciarrocchi. Cada um tem uma sessão dentro do livro com dicas práticas. Eu dou dicas de meditação cristã, como meditar duas vezes por dia, na busca por maior comunhão com Deus, dando o passo a passo. A Dra. Sabrina traz importantes orientações sobre a escolha dos alimentos, chamando a atenção para o perigo dos alimentos ultraprocessados e os inocentes alimentos afetivos. Já o Diego nos brinda com valiosas aulas de atividades físicas, nos levando a ter prazer em fazer exercícios.

Foto: arquivo pessoal

IDe+ | Como a colaboração com a professora Sabrina Costa e o triatleta Diego Ciarrocchi enriqueceu o conteúdo do livro?

FR | Eles vieram com presentes de Deus. São seres humanos maravilhosos, buscam viver bem a fé na Igreja Católica e ambos se preocupam com a saúde física e a salvação da alma, além de serem estudiosos. Quando os convidei para escrever comigo, eu tinha certeza que eles seriam as pessoas ideais. O processo de escrever foi muito tranquilo e dentro de um espírito de oração. Eles liam a minha parte e depois escreviam a parte deles. E quando eu lia o que eles escreviam, me inspirava mais ainda. Então o conhecimento deles enriqueceu muito o livro, trazendo grandes novidades. Agregou muito em minha vida também.

IDe+ | Em um dos trechos, o senhor fala sobre a dificuldade das pessoas em fazer dieta e manter-se nela. Quais são as estratégias espirituais sugeridas no livro para ajudar as pessoas a superar esses desafios?

FR | Eu chego a dizer no livro que é mais fácil alguém deixar o crack do que emagrecer, e falo isso com propriedade, pois também trabalho com dependência química. Por ser tão difícil, temos que chamar Deus em causa. Costumo dizer, quando apresento o livro em palestras, que devemos organizar nossa vida espiritual se quisermos organizar nossos hábitos alimentares. Emagrecer passa por uma conversão de vida que dura toda a existência, é mudança de mentalidade, é uma nova forma de nos comportar diante da criação. O livro nos ajuda a ter uma visão de mundo e só assim tenho uma nova visão de mim mesmo. O livro tem um capítulo que trata da gula, que é um pecado capital, a mãe de todos os pecados. Entender isso é se converter, para Deus, para o amor. Uma vez convertido, em maior comunhão com Deus, comer exageradamente, ou comer coisas que prejudicam a saúde, passa a ser uma agressão ao meu corpo, à minha saúde e consequentemente à minha salvação.

IDe+ | Que conselhos o senhor daria para alguém que está começando agora a sua jornada de emagrecimento e busca integrar a fé nesse processo?

FR | Antes de começar uma nova dieta, faça primeiro um plano de oração. Organize sua vida espiritual e toda sua vida estará organizada. Um conselho importante: a oração deve ser disciplinada, de preferência sempre na mesma hora e no mesmo lugar, o ideal são duas vezes ao dia. Sugiro tanto a meditação cristã, que ensino no livro, ou a reza do terço. A oração integradora é a oração de repetição. Assim como o atleta repete para atingir seus objetivos, assim é o cristão, deve repetir suas orações para criar convergência para Deus. Dessa forma, conseguimos uma maior integração entre alma e corpo, fé e razão, emoções e sentimentos, consequentemente teremos mais autodomínio e força para nos manter na linha.

IDe+ | Pode compartilhar alguma história ou testemunho de pessoas que seguiram as orientações do livro e conseguiram resultados positivos?

FR | O livro tem apenas um mês que está à venda, mas já temos alguns exemplos. Como minha própria irmã, Fernanda Silveira, que vem usando os princípios do livro e tem alcançado grandes resultados, tanto na saúde quanto na disposição em gerir seus negócios e sua vida. Temos um grupo no WhatsApp com mais de 750 pessoas e lá, toda semana, temos novos testemunhos de progressos no processo de emagrecimento. Toda segunda-feira temos uma aula ao vivo por videochamada, na qual acompanhamos um grupo muito comprometido e interessado. Vale lembrar que não prometemos solução instantânea, é possível que uma pessoa leve até seis meses para ver os reais resultados. Por outro lado, é um resultado sadio e para sempre. Um outro testemunho é de um ex-seminarista, que em 2016 fez parte do grupo que aceitou o desafio de emagrecer rezando. Ele fez o processo, emagreceu e nunca mais voltou a engordar.

Foto: arquivo pessoal

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Paulo Juventino Borges
    Excelente conteúdo e com bom esclarecimento de como se manter no peso ideal. Parabéns !aos autores especial ao Pe Rogério
  • Sueli Vais Canale
    Gostei muito da matéria! Estou participando do grupo pelo WhatsApp porém, só hoje consegui um tempinho para mergulhar nos conteúdos do grupo e me deparei com essa matéria, entre outros posts , que me despertaram um enorme interesse de seguir as instruções do livro e realizar o meu desejo e necessidade de perder pesos e manter uma disciplina espiritual! Gratidão ao Frei Rogério pela inspiração Divina de nos abrir esse canal, e aos seus colaboradores e parceiros que, com muito zelo pelo que fazem nos ensinam muito , e nos incentivam à uma mudança radical com seus grandes conhecimentos, e que fará toda diferença em nossas vidas!
  • Celina Magui
    Eu gostei muito desse post! Fiquei curiosa sobre o livro, pois ele traz três olhares complementares. Vou procurar adquirir. Vende na Produtos Que Evangelizam?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.