Este também é seu papel: ser missionário sempre e em qualquer lugar

Este também é seu papel: ser missionário sempre e em qualquer lugar Foto: site oficial da Jornada Mundial da Juventude 2023 /https://www.flickr.com/photos/lisboa2023

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (São Marcos, 16). Essa ordem foi dada por Jesus Cristo a todos os Seus filhos. Ou seja, a todas as pessoas. É um engano achar que essa missão é apenas dos apóstolos.

É papel de todos os cristãos abraçar o trabalho de levar adiante os ensinamentos de Jesus e ser instrumento vivo da fé. O Papa Francisco afirma que: “a fé, ou é missionária ou não é fé. A fé não é algo só para mim, para que eu possa crescer na fé: esta é uma heresia gnóstica”. A partir do que aponta o Pontífice, é preciso refletir sobre a importância de ser missionário sempre e em qualquer lugar, não como uma tarefa exclusiva daqueles dedicados inteiramente à Igreja, mas como uma responsabilidade de todos os cristãos.

Ao olhar para os ensinamentos de Jesus, todos devem lembrar dos mandamentos fundamentais de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22,37-39). Amar é, portanto, agir, de acordo com Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida.

Para viver configurado com Cristo e com a Sua mensagem, fiéis não devem agir apenas em momentos litúrgicos, mas também na vida cotidiana. Por isso, há o convite para que todos procurem sempre fazer uma pausa e refletir se estão verdadeiramente vivendo conforme esses mandamentos no dia a dia, estendendo a mão a quem precisa, doando tempo e recursos para que outros possam viver com dignidade.

A ligação entre fé e obras é uma temática central no cristianismo. Ser missionário não se trata apenas de falar sobre Deus, mas de ser um exemplo vivo da Palavra. Muitas vezes, ações refletem mais intensamente que palavras e, por meio delas, a presença de Deus se manifesta.

Dicas práticas

Veja algumas dicas para práticas para ser sempre missionário:

  • Crie oportunidades: incentive a formação de grupos de oração na vizinhança, local de trabalho, faculdade. A comunhão e partilha fortalecem a fé e criam espaços para diálogos sobre Deus.
  • Compartilhe dicas de leituras e filmes/séries: você pode usar suas redes sociais para sugerir livros escritos por autores católicos, séries como “The Chosen” e outros formatos que possam inspirar e enriquecer a fé de quem busca uma compreensão mais profunda ou mesmo uma nova conexão.
  • Serviço ao próximo: incentive a participação em obras sociais e voluntariado, que mostram que a missão cristã é também um serviço prático ao próximo.

Com algumas posturas e ideias postas em prática, a fé se espalha. Que todos possam dizer que são missionários sempre e em qualquer lugar.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.