Fé e confiança em Deus na busca pelo equilíbrio da sua saúde mental

Fé e confiança em Deus na busca pelo equilíbrio da sua saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que a pandemia aumentou em mais de 25% os números de depressão e ansiedade em todo o mundo. A saúde mental da população está debilitada e afeta qualquer um, independentemente da idade, profissão, região que mora, hábitos, etc.

O Papa Francisco, em 2021, demonstrou sua preocupação com o tema, especialmente diante dos desafios do mercado de trabalho e da própria pandemia.

“A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, falou o Sacerdote.

Vidas aceleradas, pouco tempo para descansar e aproveitar a família, falta de fé e crenças são algumas das situações vivenciadas por quem está passando por problemas de saúde mental. Mas você sabe quais podem ser os sintomas de que a sua saúde mental não está bem?

Problemas com o sono, isolamento, variação de humor, mudança de comportamento, dores repentinas, alteração no apetite e esquecimento são as principais queixas. Entretanto não é porque você apresentou um desses sintomas que está, necessariamente, com algum transtorno. É preciso perceber quando um ou mais estão fora do “normal” do indivíduo, ou então quando passa a ser uma angústia persistente. 

A psicóloga e colunista do IDe+ Talita Rodrigues comenta que realmente a pandemia aumentou os transtornos mentais já que nós, seres humanos, não estamos acostumados a lidar com a finitude da vida. Além disso, muitos perderam o sentido da sua própria existência, não sabendo lidar com as dificuldades da sua jornada porque não conseguem mais ter propósitos e fé. 

“As coisas e todos os sofrimentos precisam fazer sentido para que possamos suportá-los. Acreditar em Deus, diante da experiência clínica, é a única coisa capaz de fazer com que a vida tenha sentido, porque passamos a acreditar que para tudo há um propósito”, comenta Talita. 

Em outras palavras, ao confiarmos em Deus e compreendermos a nossa missão, passamos a entender que passar pelo sofrimento é suportável, porque tudo ficará bem ao final.  “Os pacientes que acreditam em Deus e usam sua crença como forma de enfrentamento, se curam de uma forma muito mais rápida e completa”.

A fé também é tratamento?

Engana-se quem acredita que apenas intervenções medicamentosas têm efetividade no controle dos transtornos de saúde mental. Em muitos casos o recomendado é a terapia e a espiritualidade. Isso mesmo: acreditar e confiar nos propósitos pode lhe ajudar a reencontrar a sua paz interior. 

De acordo com a psicóloga, ter e manter a espiritualidade em alta nos auxiliam a compreender qual é o sentido da nossa vida, que é um passo enorme para querer voltar a viver plenamente. “O propósito está em tudo! Você pode ser presença de Deus e usar os seus dons em qualquer lugar. Para isso, basta conhecê-los”, lembra. 

Confie em Deus

Mesmo quando as intempéries vêm, confie em Deus. É Ele quem sabe os caminhos e nos mostra as direções, até quando pensamos estar perdidos. 

Em Romanos (5, 3-4) aprendemos que:

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança”. 

A passagem mostra o quanto é importante enfrentar os desafios juntos da Palavra de Deus, porque Ele nos conhece e reconhece nosso sofrimento. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,12). 

Talita completa lembrando que pela fé conseguimos nos manter em pé, mesmo diante de situações muito difíceis. “É a fé que nos faz acreditar que o amanhã será melhor, e que hoje, diante do sofrimento, precisamos carregar a nossa cruz. Ela nos dá a clareza de que aqui nesta terra, somos viajantes e que, em algum momento, chegaremos ao destino final”.  

União para mais saúde mental

A corrente do bem em prol das pessoas que sofrem com os males de saúde mental pode ajudar de diferentes maneiras. O primeiro passo, no entanto, deve partir também de quem está sofrendo, reconhecendo que o problema existe e que ele precisa ser encarado de frente. 

Depois de diagnosticada, a pessoa precisará de uma grande rede de apoio que compreenda que ela está doente realmente. Por isso, não faça julgamentos ou tenha preconceitos. Insistir para que a pessoa saia da situação também não deve acontecer, porque o processo pode ser lento e é necessário ter paciência. 

Você pode ajudar efetivamente em dois caminhos. O primeiro deles é incentivar a fortalecer a espiritualidade, ajuda psicológica e, nas palavras de Talita, dizer somente:

“Eu estou aqui para o que precisar. Não conheço e nem sei como se sente. Mas te respeito e estarei aqui sempre.” 

O outro caminho é rezando para ela. Papa Francisco reforça a necessidade de mantermos nossas preces para as pessoas que estão passando por esse momento delicado. “Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”, finalizou o Sacerdote. 

Onde procurar ajuda caso percebamos que estamos mal?

A orientação da psicóloga Talita Rodrigues é sempre a busca pela espiritualidade e a ajuda psicológica. Mudanças na rotina e hábitos também fazem a diferença, por isso, investir em práticas esportivas e alimentação saudável são uma opção excelente. 

Aproveite para ler mais sobre o assunto. Veja algumas dicas de leitura:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • José Flávio
    Muito interessante e importante. Principalmente nos momentos de extrema tribulação; sabermos que existe um ser supremo que nos acalenta e nos traz mansidão e luz. "Deus o todo poderoso"
  • Eliani
    Maravilhoso, esclarecedor
  • Maria dos Prazeres Mendes da Silva
    Gostei muito das palavras de incentivo, as vezes precisamos ouvi-las para que possamos seguirmos em frente, mesmo com nossas dificuldades no dia a dia. E Deus nosso Pai maior nos ajudará a suportar o que estamos passando só Ele e juntamente com a nossa fé tudo dará certo.
  • Tatiany Martins de Melo
    Achei muito e com certeza irá me ajudar muito.
  • Antonia Conceição xavier dos Santos
    Esse é um tema muito bom e esclarecedor pois vendo aqui e lendo vi que eu tenho alguns desses sintomas sou um pouco anciosa,mas hoje graças a Deus com a minha fé renovada diante de algo que vivi mim sinto uma pessoa mais forte pra ir a batalha, pq se colocamos Deus em primeiro lugar mesmo muito das vezes nos momentos de aflições e provações achando que ele ou está nos castigando de algo que fizemos ou nos esqueceu volte repense e ore novamente pois se existe uma pessoa que NUNCA nos abandona e ele nosso Deus então siga em frente e não desista nunca ,Deus é bom o tempo todo e o tempo todo Deus é bom 🙏🙏.
  • Dulcinéia Vieira
    É isso mesmo. Mesmo diante das dificuldades nunca devemos perder a fé e a confiança em Deus.
  • Francisca Helena da Silva
    Foi esclarecedor pra mim pq sou anciosa , me culpo por ver os meus familiares também com transtornos e preciso ajudar eles.
  • Cristina Maria Amorim dos Anjos
    Tema muito atual. Estou passando por um tratamento de ansiedade, com medicação. Porém minha fé e escutando a palavra de Deus todos os dias, através do Padre Reginaldo e como sócia da obra evangelizar é preciso, a cada dia aumento minha fé e fico bem.
  • José Omar Dos Santos
    É tudo que precisava ouvir, entendi que sem fé não curamos nada ,e muitas coisa não adianta dr, porque o médico que todos precisa é Deus . Peço a todos que pensem nisso. Muito obrigado Deus abençoe à todos .
  • Célia Maria
    Esse é um tema que precisa ser constantemente abordado, o ser humano parece estar prisioneiro do medo, tristeza, isolamento, combate espiritual, conflitos familiares, educacionais, enfim ...
  • Célia Maria
    Esse é um tema que precisa ser constantemente abordado, principalmente no que diz respeito aos jovens. Eles estão como que presos por medo, tristeza, isolamento, combate espiritual, conflitos familiares, educacionais, enfim ... O ser humano pede socorro, e muitas vezes uma matéria assim chega aqueles que precisam saber que há esperança, que há motivos para viver, sorrir e caminhar

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.