Filmes sobre crucificação e ressurreição de Cristo para assistir na Semana Santa

Filmes sobre crucificação e ressurreição de Cristo para assistir na Semana Santa

O cinema e a Bíblia têm uma relação muito antiga, com uma lista extensa de filmes que citam passagens do livro sagrado, seja como enredo principal do roteiro ou apenas em referências. E isso vai desde clássicos a produções mais recentes. E neste período próximo à Páscoa, é comum a exibição em canais de TV e até em cinemas de versões cinematográficas como A Paixão de Cristo.

Um dos filmes mais marcantes sobre a história do calvário e da ressurreição de Cristo é “Jesus de Nazaré”, do diretor Franco Zeffirelli, que costuma ser exibido durante a Semana Santa. A interpretação do ator Robert Powell no papel de Jesus é realmente marcante e garantiu ao longa-metragem figurar entre os mais assistidos por católicos no mundo todo.

Outra versão que ganhou destaque, principalmente pelas cenas em que mostra todo o sofrimento sentido por Jesus, foi “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson. As imagens perturbadoras do filho de Deus sendo torturado fizeram com que o filme deixasse de ser exibido em várias ocasiões, mas impõem uma reflexão necessária sobre o gesto de amor que ele teve com a humanidade.

A relação entre cinema e temas bíblicos é de longas datas. Entre os exemplos mais antigos, destacam-se produções como “Quo Vadis” (1951), dirigido por Mervyn LeRoy; “Ben-Hur” (1959), com direção de William Wyler; e “Os Dez Mandamentos” (1956), de Cecil B. De Mille, que marcaram uma época áurea dos grandes estúdios cinematográficos de Hollywood, nos Estados Unidos, e são verdadeiros épicos, sempre com grande elenco e efeitos especiais.

Nas animações, merece registro “O Príncipe do Egito”, de 1998, que tem a história de Moisés como referência. Nascido escravo, mas criado como filho de um faraó, ele aceita o seu destino: libertar os judeus da escravidão e conduzi-los à liberdade.

Inspirações bíblicas

Há ainda longas que não são propriamente bíblicos, mas que dialogam com passagens da escritura sagrada. Entre as produções mais recentes, o filme “O Rei Leão” traz toda uma simbologia cristã em diversas cenas. Muitos sequer percebem, mas os personagens principais se envolvem em situações baseadas em passagens bíblicas.

Aos olhos dos cinéfilos mais atentos e conhecedores da Bíblia, a famosa cena em que o pequeno Simba é apresentado pelos pais ao macaco ancião Rafiki, espécie de sacerdote da selva, e erguido por ele ao apresentá-lo como o futuro rei, é claramente uma alusão à apresentação de Jesus relatada em Lucas 2,21-34 e em Filipenses 2,11.

Outro filme que apresenta inspirações bíblicas é “Creed 3”, sequência da franquia baseada em “Rocky”. O roteiro guarda semelhanças com o Evangelho da Samaritana, conforme já detalhado em outra publicação do Portal IDe+, que você pode acessar ao clicar neste link.

5 filmes sobre Jesus disponíveis em streamings

  1. Ressurreição (2016) – Netflix
  2. Ele sabe meu nome (2015) – Prime
  3. Coleção Bíblia Sagrada – Jesus (2000) – Prime
  4. O Jovem Messias (2016) – Globoplay
  5. O Filho de Deus (2014) – HBO

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria de Fatima de Castro Costa
    Amo bons filmes e livros sacros, sobretudo sobre o Novo Testamento e os Santos. Meu primeiro filme sobre a Vida de Cristo foi e é “O Rei dos Reis”, com uma interpretação imbatível de Jeffrey Hunter. E não me venham dizer que Jesus não podia ter os traços claros, pois sendo Deus Ele não estava submetido às leis da genética ou da etnia. Acho o filme de Zefirelli afeminado. O filme de Mel Gibson é fantástico, pois aborda a parte da vida mais importante de Cristo. O Cristo de TheChosen é promissor. Os demais filmes épicos e sacros antigos, sempre assisto, são os melhores.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.