2021 é o Ano se São José. Trata-se de uma maneira pela qual o Papa Francisco convida toda Igreja a celebrar e honrar a São José, por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo da Virgem Maria como Padroeiro da Igreja Católica.
E como forma de homenagear o Esposo de Maria, que tal conhecê-lo melhor? Uma maneira de fazer isso é por meio de filmes que contam a sua história. Confira três dicas para saber melhor sua história!
José é um pobre carpinteiro noivo da jovem Maria. Certo dia é chamado pelo Rei Herodes para trabalhar em uma distante terra. Quando retorna, recebe a notícia de que sua futura esposa está grávida do Espírito Santo. Ele, não querendo difamá-la, resolve deixá-la secretamente. Mas em uma noite, em sonho, lhe aparece um anjo do Senhor. Ele lhe diz para desposar Maria que dará à luz ao filho de Deus.
Diretores: Raffaele Mertes, Elisabetta Marchetti
Autor: Gianmario Pagano
Inspirado no texto São José, o bom carpinteiro e em mais dois apócrifos (Natividade de Maria e Assunção de Maria), o filme conta a história de José, um homem nobre que, na viuvez, acolhe a Mãe de Jesus, tornando-se seu protetor e esposo. A história é descrita a partir de uma narrativa de Jesus aos seus seguidores. Seus amigos, reunidos no Monte das Oliveiras, escreveram suas palavras cuidadosamente e guardaram os pergaminhos como tesouro sagrado, nas grutas de Jerusalém. José ensinou a Jesus a arte da carpintaria e da tradição de seu povo. O filme é do Padre e cineasta Antônio Sagrado Bogaz.
Em 30 a.C., rumores sobre o nascimento do Messias ameaçam a soberania de Herodes, rei de Israel. Maria e José são escolhidos para cuidar daquele que salvaria a humanidade, Jesus. Elias, um devoto rabino, durante um tempo de inquietação quando a matança de inocentes do Rei Herodes, o Grande, reivindica a vida de dois meninos que ele havia jurado proteger. Elias faz a missão de sua vida vingar as mortes de acordo com as leis da terra. Complicações começam a acontecer quando Elias passa um tempo com José, Maria e seu jovem filho, que desafia suas crenças. Ele começa a questionar a verdadeira identidade desse jovem garoto. Jesus poderia ser o Filho de Deus? Elias estava testemunhando uma profecia de dois mil anos?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.