JMJ cumpre objetivos, mobiliza 1,5 milhão de pessoas e retorna à Ásia em 2027

JMJ cumpre objetivos, mobiliza 1,5 milhão de pessoas e retorna à Ásia em 2027 Divulgação

Chegou ao fim a edição 2023 da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento conduzido pelo Papa Francisco que chegou a mobilizar 1,5 milhão de pessoas em uma única atividade na última semana em Lisboa, capital de Portugal.

A 37ª edição foi considerada um sucesso pelo Vaticano e pelos participantes. Isso porque no penúltimo dia de visita, o Papa Francisco reuniu na Vigília da Jornada Mundial da Juventude um público de 500 mil pessoas além do esperado, que foi o ponto alto do maior encontro católico internacional. A previsão era de um milhão de fiéis, mas 1,5 milhão compareceu.

A organização do evento também foi bastante elogiada pelos participantes e pelo próprio Pontífice.

De acordo com o Vaticano, a dimensão festiva, cem como os momentos de reflexão e de encontro pessoal foram grandiosos. A Via Sacra na “Colina do encontro” foi um desses momentos, junto com as catequeses. Ainda conforme um de seus comunicados oficiais, “os jovens em silêncio gritaram ao mundo a força da fé”. E o Santo Padre destacou diversas vezes que somos os filhos preciosos de Deus, a cada dia somos chamados para sermos abraçados e encorajados.

Para a Igreja, o jovem é importante e pode ser o protagonista da paz. Por isso, é fundamental que não tenha medo, que leve a todos o sorriso luminoso de Deus e seja testemunha da alegria, da fé, da esperança que aquece o coração, enfim, do amor que coloca em tudo.

Divulgação

Inclusão, palavra presente

“A igreja não tem portas, para que todos nela possam entrar porque é a casa de uma mãe, com o coração aberto para todos os filhos, sem qualquer exclusão”, disse Francisco.

Movidos pelo sentimento de amizade, a ideia também permeou a Jornada na prática, com o acolhimento de pessoas de muitas nações e cuidado com acessibilidade.

Divulgação

Próxima JMJ

A próxima JMJ vai acontecer em Seul, Coréia do Sul, no ano de 2027. O anúncio foi feito pelo Sumo Pontífice no final da celebração mais concorrida pelos peregrinos em Lisboa.

Segundo Francisco, o deslocamento do evento para o extremo oriente será um bonito sinal da universalidade da Igreja Católica, além de marcar um retorno do evento à Ásia, fato que não ocorre desde 1995, quando milhões de fiéis compareceram à Jornada em Manila, nas Filipinas.

Divulgação

Confira o que rolou na JMJ 2023

A TV Evangelizar acompanhou e transmitiu os principais acontecimentos do evento. No YouTube da emissora, você encontra uma playlist para assistir os boletins informativos, as celebrações, a Vigília e a Missa de encerramento presidida pelo Papa Francisco. 

O tema da edição deste ano foi inspirado em uma citação bíblica do Evangelho de São Lucas: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Uma escolha feita pelo próprio Papa.

A programação da 37ª edição foi bem variada, com quase 500 ações acontecendo paralelamente, muito além dos ritos litúrgicos, entre peças de teatro, concertos, filmes, exposições e palestras, e ainda partidas de futebol e vôlei de praia.

A JMJ ocupou vários espaços em Lisboa – além de Fátima, no Norte de Portugal – desde ruas a auditórios, passando por salas de cinema, teatros, museus, quadras esportivas, espaços de exposições e igrejas, claro.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Kruger
    Parabéns pelo conteúdo equipe 🥰👏👏👏
  • VANIA MARIA DE MELO MORAIS
    Os jovens precisam estar engajados na Igreja e na jornada podemos observar o quão sedentos estão de Deus. Um Deus amor, que acolhe cada um para os transformar em semeadores da paz.
  • REGINA LUCIA MARQUES BARBOSA
    Muito bom. Deus os abençoe!
  • Abrão Paulo Castro
    Valeu foi muito bom
  • Edgar Soares
    Acontecimento fantástico!
  • Clara Sperandoci
    Meus filhos participaram da JMJ. Foi espetacular! Que venha a próxima! 🙏🏻
  • Agnaldo Donizete
    Os conteúdos de modo geral são bons....sou professor e sempre uso o material em sala de aula (claro com os devidos cuidados em ser fiel a fonte ) mas o conteúdo gera um debate muito significativos em sala de aula. Fico feliz de Ter O IDE + vinculado a Obra Evangelizar é preciso, da qual sou colaborador fiel, pois devemos colaborar para que tenhamos conteúdos reais e éticos e religiosos em nossos meios digitais...obriagdo
  • Eliane Arantes
    Que exemplo de evento, com a participação de jovens católicos de todo o mundo!
  • Claudiene Aparecida Alves
    Foi muito lindo. É lindo ver os jovens engajados e felizes com as coisas de DEUS, tão maravilhoso.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.