Leveza e felicidade são o que você quer pra vida? Veja o que pode estar faltando para conseguir

Leveza e felicidade são o que você quer pra vida? Veja o que pode estar faltando para conseguir

No “piloto automático” do dia a dia, muitos não percebem que a resposta para tornar a vida mais leve pode estar em pequenos hábitos e simples mudanças de atitude. Nesse texto, apresento mais dicas para uma vida com mais leveza e felicidade. 

Aproveite para ler a primeira edição, com três dicas, aqui.

  1. Passe mais tempo com a natureza e com os animais 

 

Jó 12,7-10 − “Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas contarão a você. Fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão, está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.”

 A natureza pode proporcionar momentos de relaxamento além de ser uma excelente fonte de paz e escudo contra o estresse. Na correria da vida urbana, por vezes, nos esquecemos de apreciar a beleza de uma flor, do pôr do sol, de uma árvore frondosa e de um céu estrelado. A capacidade de nos encantar com a beleza da natureza criada por Deus é uma fonte de alegria, leveza e qualidade de vida. A natureza também nos ensina a amar melhor a vida.

Uma simples caminhada de vinte minutos no meio de um parque já pode animar a nossa rotina. Admirar as árvores, olhar para o céu e sentir a brisa no rosto podem trazer boas sensações que renovam a nossa qualidade de vida e nos salvam do estresse do dia a dia. 

Passear com o seu animal de estimação, fazer carinho nele e passar um bom tempo com ele também são momentos que trazem singelos sentimentos de alegria cotidiana. A pureza do amor dos nossos animais renova a nossa alegria, e os momentos felizes com eles afastam o estresse e a ansiedade da nossa vida. 

 

2. Aproveite os pequenos e singelos prazeres da vida 

Mateus 5,5 − “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.”

 Temos uma noção equivocada de que a felicidade está em grandes conquistas e em grandes momentos, o que nos impede de vivenciar alegria e contentamento na simplicidade do dia a dia. 

Muitas pessoas acham que a felicidade está no sucesso, na fama, nas curtidas das redes sociais e no glamour das grandes conquistas, mas se esquecem de que tudo isso é passageiro e não pode ser a fonte da verdadeira alegria do coração. O orgulho impede o ser humano de encontrar a verdadeira alegria dentro da simplicidade, pois essa alegria requer um coração puro, humilde e leve para apreciá-la. 

A felicidade verdadeira está em encontrar contentamento no dia a dia e enxergar a beleza da simplicidade, o conforto do anonimato e o encanto que vive em tudo o que Deus criou. 

Em vez de passar pelo dia no “piloto automático”, preste mais atenção nos pequenos e singelos prazeres cotidianos, tais como: tomar um banho quente, tomar um bom café, saborear uma boa refeição, passear com o animal de estimação, visitar os familiares e dar boas risadas com as nossas próprias histórias da vida. 

A felicidade pode ser mais simples do que tudo aquilo que pensamos sobre ela. E um coração humilde pode descobrir os tesouros da simplicidade mais facilmente e não depender de conquistas, aventuras e grandeza para a sua satisfação. 

 

3. Faça uma reflexão diária do quanto a sua rotina proporciona leveza, produtividade e felicidade para você. 

1 Coríntios 14:33 – “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz.”

Muitas vezes, a resposta para uma vida mais feliz está na nossa rotina. Ter uma rotina disciplinada dribla o estresse, pois uma rotina bagunçada não gera produtividade nem contentamento. 

A disciplina é a verdadeira liberdade, porque permite a organização de cada tarefa em seu tempo, impedE a ansiedade, o estresse e a procrastinação. Quando nos deparamos com muito estresse, cansaço e irritação, a solução pode estar em uma boa organização da rotina. 

Além do mais, para mantermos a paz e a leveza na nossa rotina, devemos sempre nos questionar: 

Minhas atividades estão equilibradas? 

Há equilíbrio entre os diversos setores da minha vida (pessoal, profissional e espiritual)? 

As pessoas que fazem parte do meu círculo de amizade são pessoas que me fazem bem? 

Estou conseguindo dedicar um tempo para mim mesmo? 

Consigo dedicar um tempo para a oração?

Aproveito os pequenos prazeres da vida? 

Vivo a minha rotina plenamente ou estou apenas seguindo a vida no “piloto automático”?

Esses questionamentos podem ser feitos todas as noites, preferencialmente antes de dormir. Devemos sempre estar atentos ao modo como levamos a nossa vida. Incluir os direcionamentos das dicas anteriores em nossa rotina também pode trazer bem-estar para nós. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.