Maria: a mãe que pede ao filho por nós

Maria: a mãe que pede ao filho por nós

Se procurarmos no dicionário o significado da palavra mãe, encontraremos a expressão: “o amor da minha mãe por mim é o maior do mundo”. Deus escolheu Maria para ser a mãe de seu Filho único porque sabia que ela teria por ele um amor imensurável. Também tinha certeza de que ela desempenharia um papel de mãe de maneira sublime, verdadeira e com toda a responsabilidade requerida.

Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel e, desde aquele momento, sempre confiou nas palavras de Deus e em sua missão de vida. O anjo, encontrando a Virgem de Nazaré, disse:

“Não tenhas medo, Maria, porque Deus vai conceder-te uma bênção maravilhosa! Muito em breve ficarás grávida e terás um menino, a quem chamarás Jesus”(Lucas, 1, 29-32)”.

Enfrentando todos os obstáculos e tendo fé no que estava sendo incumbido a ela, Maria derrubou preconceitos e deu a luz ao filho de Deus. Repleta de simbolismos, a Mãe de Deus, mãe da Igreja ou apenas Mãe (aquela que teve por seu filho o maior amor do mundo), Maria esteve presente em momentos muito importantes da vida de Jesus, ora acompanhando, ora aprendendo, ora confiando na missão de seu filho. Como mãe, também soube interceder a Deus e a Jesus em diferentes momentos. Em um desses, nasce a expressão: “Pede à mãe que o Filho atende”.

Primeiro milagre na presença da Mãe

Em uma festividade de casamento das Bodas de Caná, mãe e filho estavam presentes. Enquanto a festa acontecia, o vinho terminou. Com preocupação, Maria disse a Jesus: “Eles já não têm vinho”, e ele respondeu: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Como mãe, Maria não questiona ou discute com Jesus, apenas pede aos que ali estavam para que façam o que seu Filho pedisse.

A ação é emblemática porque demonstra que Maria, como mãe de Jesus, confiava nas ações de seu Filho. Ao mesmo tempo, como uma servidora das causas divinas, levava aos demais a fé e a confiança em Deus, pedindo que O ouvissem e obedecessem.

Atendendo ao anseio da Mãe, Jesus disse aos que estavam servindo:

“Enchei as talhas de água”, e depois de cheias, ordenou:”Agora tirai e levai ao mestre-sala”. Toda a água havia sido transformada em vinho, dando sequência à festa de casamento (João 2, 1-11).

Maria nos compreende em diferentes situações, e no caso específico do primeiro milagre, nota a aflição dos convidados apenas com os olhares preocupados. Maria, durante toda a passagem, demonstra como as nossas necessidades corporais e espirituais são vistas e atendidas por Deus, desde que saibamos cumprir com seus desígnios e pedir com devoção.

Pede à Mãe que o Filho atende

Uma mãe educa seus filhos, é responsável por orientar e encaminhá-los para o caminho do bem. Ser mãe é, até hoje, um ato de amor recíproco, como conta a passagem bíblica, pois ela demonstra toda afeição e respeito de um filho com sua mãe, e ainda a dedicação, amor e compreensão de uma mãe com um filho.

O texto nos mostra que ao pedir com devoção à Maria, estamos também pedindo que ela interceda em nosso nome junto a Jesus. Como filhos, devemos confiar em nossa Mãe, porque ela sabe interpretar nossas aflições e interceder diante de nossas causas, sejam elas de qualquer tamanho.
Quando pedimos à Maria, Jesus nos atende, porque Ele sabe que amor de mãe é indescritível e imensurável, e o mesmo vale para seu filho. Mas esse pedido sempre deve ser sincero, porque Deus nos conhece e compreende as nossas necessidades.

Maria é amor e compreende como ninguém as angústias, medos e dores vividas no cotidiano. Tanto entende que quando pedimos com devoção, ela, como a Mãe de todos nós, pede ao seu Filho que atue sobre a situação, pois tem ela por nós, o maior amor do mundo.

Maria cuida de nós!

Quando pedimos intercessão de Maria por nós ou nossos irmãos, ela atua como nossa advogada em busca da salvação eterna. Como mãe, ama seus Filhos e conhece as nossas angústias. Se compadece e acompanha a nossa jornada, orientando-nos e ensinando-nos as direções.

Nos momentos mais difíceis, ela nos acolhe em seus braços. É fonte de conforto, amor, carinho e proteção. Ao precisar dela, podemos pedir a ela por meio das orações (Ave Maria ou Salve Rainha), ou em preces individuais e silenciosas, porque como nossa Mãe, Maria compreenderá.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tome Roberto Moreira
    Muito bom o texto, linguagem simples e muito catequético.
  • Regiane
    Peço oração e proteção pra meus filhos em especial ao Diego.Cuisa dele senhor traga meu filho de volta .

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.