Durante os nove dias passados entre a ascensão de Jesus ao Céu e a descida das dádivas do Espírito Santo, Nossa Senhora, os apóstolos e outros seguidores permaneceram juntos, reunidos e em oração para cumprir o que foi determinado pelo Senhor. Segundo os ensinamentos cristãos, essa foi a primeira novena registrada na história.
Após orações por nove dias, aqueles que estiveram ao lado de Jesus em sua passagem entre nós tiveram uma compensação: toda a perseverança demonstrada ao seguir as instruções divinas foi recompensada por Deus com o Pentecostes, que é justamente a vinda do Espírito Santo.
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse” (João 14,26).
A novena nos ensina que é preciso rezar sem parar, pois da mesma forma que a Virgem Maria e os apóstolos foram recompensados por seguir o que o Senhor os orientou, nós também receberemos a graça divina e não ficaremos desamparados. Isso não quer dizer que vamos receber exatamente aquilo que pedimos. Porém, certamente a graça alcançada é aquela que Deus escolhe para nós, pois Ele é quem sabe do que mais precisamos.
Há quatro tipos de novena: de luto, de preparação, de petição e a de indulgência, cada uma com sua finalidade específica e que pode se encaixar entre seus propósitos. Orar com fé e retidão pode nos afastar da sombra perigosa do pecado em nossas vidas e ainda nos ajudar a alcançar uma graça almejada.
Nesse momento, o cristão tem uma conversa com o Pai, tal qual a Virgem Maria e os apóstolos, numa experiência espiritual engrandecedora. Para isso, é preciso estar com o coração aberto.
Com origem no latim novem, ela pode ser rezada durante nove dias, nove semanas ou até mesmo por nove meses. Durante o período, pede-se a intervenção da Virgem Maria, dos Santos, do Espírito Santo e dos Anjos e Arcanjos. E pode ocorrer de várias formas e em locais diferentes: em casa, sozinho ou com a família, ou junto à comunidade, em um templo cristão.
No programa Experiência de Deus, veiculado pela TV Evangelizar e apresentado pelo Padre Reginaldo Manzotti, é possível acompanhar a Novena Jesus das Santas Chagas, que acontece às terças-feiras.
Como o próprio Padre orienta no primeiro programa da série, o fiel deve anotar em um papel a intenção pretendida ou a graça que deseja alcançar e colocar diante de si ao rezar durante nove dias.
Logo em seguida, Padre Reginaldo Manzotti inicia a oração:
Por Suas Santas Chagas
Suas Chagas Gloriosas
O Cristo Senhor me proteja e me guarde.
Senhor Jesus, foste elevado na Cruz para que por Vossas Santas Chagas, sejam curadas as de nossas almas. Eu Vos louvo e agradeço pelo Vosso ato redentor.
Carregaste em Vosso próprio corpo os meus pecados e de toda a humanidade.
Nas Vossas Santas Chagas coloco minhas intenções.
Minhas preocupações, ansiedades e angústias.
Minhas enfermidades físicas e psíquicas.
Meus sofrimentos, dores, alegrias e necessidades.
Em Vossas Santas Chagas Senhor, coloco minha família.
Envolvei Senhor a mim e meus familiares protegendo-nos do mal.
(instante de silêncio)
Senhor, ao mostrar Vossas Santas Chagas Gloriosas a Tomé e o mandando tocar em Vosso lado aberto, o curaste da incredulidade.
Eu Vos peço, Senhor, permita-me refugiar em
Vossas Santas Chagas e por mérito desses sinais de Vosso amor curai a minha falta de fé.
Ó Jesus, pelos méritos de Vossa Paixão, Morte e Ressurreição, dai-me a graça de viver os frutos da nossa redenção.
Amém!
Para assistir ao programa Experiência de Deus no YouTube e também rezar a novena com o Padre Reginaldo Manzotti, é só clicar aqui.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.