Meditação católica: você conhece essa prática?

Meditação católica: você conhece essa prática?

A meditação tem se tornado uma prática cada vez mais buscada por pessoas de diferentes idades, perfis e tradições religiosas. Poderosa ferramenta para potencializar a desaceleração e quebra de ansiedade, tem tomado livros e redes sociais.

O bacharel em Filosofia e Comunicação e especialista em Ética Tiago Correia da Silva explica que o que se encontra nessas discussões e debates é uma série de práticas mais de concentração e que têm base nas tradições de religiões orientais, incluindo o hinduísmo e o budismo. “Nem sempre elas estão ligadas a essas religiões, apenas têm uma inspiração, mas não são uma meditação propriamente religiosa, podemos dizer”, pondera.

Nesse sentido, Tiago aponta uma tradição muito antiga da Igreja Católica, oriunda das Sagradas Escrituras. Nas narrativas do Novo e do Velho Testamento, encontramos muitas citações sobre oração e, para a meditação é também uma forma de rezar.

“Temos duas formas principais de oração presentes: a oração comunitária, como a Missa, por exemplo; e a oração privada, a qual tem a meditação como uma de suas possibilidades”, explica.

Uma demonstração dessa meditação presente no Livro Sagrado está no Evangelho de São Lucas, quando Maria é citada como exemplo de praticante e Jesus fala sobre a meditação silenciosa para o recolhimento e conexão com Deus.

“Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lucas 2,19).

 

Qual seria a grande diferença entre a meditação católica e a comum?

Para distinguir as meditações ditas orientais e a meditação cristã católica é preciso considerar seu princípio técnico de concentração. Conforme Tiago, nas meditações orientais, geralmente a técnica orienta que a pessoa praticante esvazie a cabeça, busque não pensar em nada. Já a meditação cristã segue outro caminho, ou seja, ela parte do princípio de buscar um lugar de silêncio, de concentração, para que seu pensamento busque uma conexão com Deus.

“Assim, nas práticas de meditação católica, normalmente as pessoas usam a leitura da Bíblia para começar e se inspirar ou ainda a leitura de um Livro Santo, uma leitura espiritual que possa ajudar naquele processo”, detalha.

Passo a passo para a meditação católica

Para quem deseja iniciar na meditação e buscar a prática católica, uma boa dica é buscar um lugar tranquilo, silencioso, se colocar em uma posição confortável e iniciar seu primeiro tempo de leitura bíblica ou leitura de um livro espiritual.

A partir disso, faça sua oração procurando se conectar com Deus, unindo seu coração e mente a Ele. Não tente esvaziar a mente, mas preencher seu pensamento com sua oração.

Agora que você já sabe mais e conhece dicas sobre, que tal iniciar sua meditação para se conectar com Deus?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Flávia I Freitas
    Excelente matéria sobre meditação! Pelo que já li sobre meditação oriental e agora conhecendo sobre meditação católica, escrevo esse breve comentário. A meditação oriental é uma prática espiritual que nos ajuda a alcançar um estado de clareza mental e paz interior, nas tradições religiosas do Budismo e Hinduísmo, com o objetivo de alcançar a iluminação; já a meditação católica, pelo que entendi do texto IDE+, é aprofundar a compreensão da fé, fortalecer nossa conexão com Deus e avivar nossa vida espiritual.
  • Isabel Cristina Kruger
    🥰👏🏻👏🏻👏🏻💙💙🙏🏻🙏🏻📿📿💙💙📿📿🌻🌻🌻 Obrigada pelos ensinamentos. Parabéns Equipe
  • Lucineide Barbosa de Souza
    Muito gratificante, é uma boa reflexão, gratidão, Deus abençoe
  • Juliane
    A meditação de esvaziar a mente, é quase impossível para mim. Já a meditação católica é mais fácil. Mesmo sem ter lido a respeito antes, eu instintivamente a pratico antes de dormir. Obrigada Ide+!
  • isabelkruger1@outlook.com
    🥰👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻📿📿💙💙🌻🌻🌻
  • Suzete Crespao Ribeiro
    Muito bom esclarecimento 🙏
  • Daniela
    Muito legal este conteúdo! Poderiam evoluir o tema e falar mais sobre como a Igreja enxerga as práticas orientais, como o Yoga, e se tem como "conciliar" as coisas. Pratiquei Yoga por 4 anos e sempre focava minha meditação no relacionamento com Deus.
  • Maria Layde Leite de Souza
    Excelente!! Todos os católicos deveriam saber disso, Assim l, não precisariam procurar outras coisas. Muito bom.
  • Muito importante, esclarecendo a importância da meditação
  • Ana Oliveira
    Muito bom. Obrigada! Deus os abençoe!
  • Tatyana Casarino
    Tentei praticar a oriental, mas não conseguia esvaziar a mente. Conheci a meditação muito cedo, ainda criança, para curar a fobia social na escola. Logo depois eu conheci a meditação da atenção plena que visa pensar em uma coisa só para aumentar o foco, como um sentimento ou uma parte do corpo. Realmente, não há nada demais que machuque a nossa fé, pois não há nada dos deuses orientais, apenas sentimentos universais como amor, perdão e autocompaixão. Como cristã, sempre pensei em Deus nessa hora tb e unia a minha fé nesse momento. Na pandemia, pratiquei o Yoga em casa, vendo canais no YouTube. Isto me ajudou a ficar calma. Que legal que existe a católica! Eu vi na TV Evangelizar um momento meditativo com um bispo de voz calma numa leitura do evangelho durante a tarde.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.