“Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (São João 5,17)

“Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (São João 5,17)

Muitas pessoas já ouviram que “o trabalho dignifica o homem”. Essa frase é constantemente atribuída à Bíblia e, embora o texto não esteja nas Escrituras Sagradas dessa maneira, o seu sentido tem relação direta com a mensagem passada. A verdade é que o trabalho traz valor e propósito, é algo bom, feito por Deus e dado aos Seus filhos (Gênesis 2,15).

As pessoas são vocacionadas a trabalhar e o Senhor é o maior exemplo “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (São João 5,17). Porém, por mais que se entenda a importância do trabalho e de aproveitar o fruto do próprio esforço, diversas situações podem levar a dificuldades na vida profissional, do acesso ao estudo a contextos econômicos dos locais.

“E agora, o que eu faço?”

Para quem está em uma situação de desemprego e com dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, a sensação de desespero ou mesmo de não saber o que fazer pode ser comum. Porém, em qualquer realidade sempre deve haver espaço para a esperança, como cita o diácono Paulo Pacheco, que é supervisor do Aconselhamento Espiritual da Obra Evangelizar É Preciso:

“O Evangelho traz um sinal de esperança para que não desistamos, mesmo nas situações mais adversas. Veja o que nos ensina o Apóstolo São Paulo (Fl 4,12-13): ‘Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece’”.

O diácono acrescenta que o mais importante é manter a fé e fazer cada um a sua parte. “Deus nos ajuda, mas quer a nossa atitude. Muitas vezes, Ele permite passarmos por provações para o fortalecimento de nossa fé e para Glorificação do Senhor”.

Os apoios de São José

Nesse caminho, que nem sempre é uma reta, São José pode ser um forte aliado e intercessor. Assim como Maria Santíssima é a Mãe de todos, o Santo é o Pai adotivo, aquele que está ao lado de Jesus para interceder pelos Seu povo. São José era um homem justo e trabalhador, que precisou, diante de todas as adversidades e perseguições, manter a sua família.

Ele a sustentou por meio do trabalho e de seu ofício de carpinteiro, que também ensinou a Jesus. Por isso, é reconhecido como o Padroeiro dos Trabalhadores e Protetor das Famílias. Uma recomendação para renascer a esperança é que os fiéis façam a Novena “São José, Providenciai”.

Obra Evangelizar É Preciso pode ajudar

A área de Projetos Sociais da Obra realiza diversas ações para ajudar pessoas em busca de trabalho e capacitação, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade.

Em 2023, os Feirões de Empregos resultaram em mais de mil profissionais contratados por empresas parceiras. Apenas nos dois primeiros meses de 2024, 112 pessoas já tiveram suas carteiras de trabalho assinadas por meio dessas ações.

“As parcerias que conseguimos com empresas e instituições educacionais para a promoção dos feirões de empregos são muito importantes. Quando agregamos uma diversidade de ramos de trabalho, isso se reflete em outras e novas possibilidades na oferta de vagas. Por isso, os interessados em participar desse processo construtivo, que contribui com os índices de empregabilidade no país, além de transformar vidas a partir da geração de renda, podem entrar em contato conosco e se somar”, convida Juliane Gonçalves, coordenadora de Projetos Sociais.

Foto: reprodução Associação Evangelizar É Preciso

Como se inserir no mercado de trabalho

Padre Reginaldo Manzotti, em seu livro “10 respostas que vão mudar sua vida” (Editora Petra), escreveu um capítulo sobre esse tema. Entre as dicas, o Sacerdote fala sobre a importância de perseverar nos hábitos:

“Uma dica que sempre dou para quem está desempregado é manter seus hábitos como se fosse trabalhar, incluindo a mesma forma de se vestir, só que, em vez de ir para o emprego que não tem mais, realizar todos os procedimentos recomendados pelo especialista na área de recolocação profissional para encontrar um novo emprego”.

Sobre o compromisso com as atitudes que vão levar à conquista do emprego, o supervisor do Aconselhamento Espiritual compartilha as últimas recomendações.

“Deus sabe o que está no coração de cada filho e filha. Mesmo nos momentos mais difíceis, nos quais a luz parece bem distante, devemos perseverar na comunhão com Deus, pela oração diária, na Santa Missa dominical, na confissão e, mesmo passando por momentos difíceis, na caridade pelos que também estão passando por momentos de provações”, finaliza o diácono Paulo Pacheco.

No portal IDe+ você encontra diversas dicas e conteúdos que ajudam na busca por um emprego, na editoria “Trabalho”, como a forma correta de preparar um currículo, o que mostrar na entrevista, tendências e muitas outros direcionamentos de especialistas que atuam com recrutamento e preparação profissional.

Acesse: idemais.com.br/categoria/trabalho/

________________________________________________________________________________________________________________

  • Texto originalmente publicado no espaço IDe+ do Jornal do Evangelizador / Edição 200 – Maio de 2024

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.