É lícito desejar ter coisas que realmente necessitamos, desde que adquiridas de forma honesta. É possível admirar algo que alguém conquistou e querer também atingir um objetivo parecido sem desejar que aquela pessoa não tenha e sem querer ter exatamente aquilo que ela tem, como está no 10º mandamento.
Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna, segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2539, o pecado da inveja.
Mas apesar de ser causadora de muitos males, não devemos confundir os efeitos de possível inveja dos outros com a nossa própria falta de virtude ou esforço. Jesus propõe a pobreza de coração e o desapego aos bens terrenos como a maneira mais sensata de se relacionar com as posses deste mundo, pois o maior tesouro que devemos cobiçar é o amor do próprio Deus (cf. Mateus 5,3; 6,21; Lucas 14,33; 21,4; Marcos 8,35).
Além disso, a Divina Providência vem em socorro a tudo aquilo que precisamos para sobreviver, desde que confiemos no Pai como verdadeiros filhos e nos esforcemos para colaborar com a graça (cf. Mateus 6,24-34).
Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e O ame.
1º Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Mandamento
Não tomar seu santo nome em vão
3º Mandamento
Guardar domingos e festas de guarda
4º Mandamento
Honrar pai e mãe
5º Mandamento
Não matar
6º Mandamento
Não pecar contra a castidade
7º Mandamento
Não furtar
8º Mandamento
Não levantar falso testemunho
9º Mandamento
Não desejar a mulher do próximo
10º Mandamento
Não cobiçar as coisas alheias
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.