No Dia do Agricultor, que Santo Isidoro proteja esses trabalhadores

No Dia do Agricultor, que Santo Isidoro proteja esses trabalhadores

Do campo sai o alimento que chega aos lares. Para quem trabalha no campo, são muitas as alegrias e também os desafios. “Faça chuva, faça Sol”, lá estão esses trabalhadores para plantar e colher. No dia 28 de julho, celebramos o Dia do Agricultor, uma data especial que une fé e gratidão pelo trabalho dos que cultivam a terra. Pela data, lembramos de Santo Isidoro, o Lavrador, padroeiro dos agricultores, e pedimos suas bênçãos para que esses trabalhadores continuem a prosperar e a superar todos os obstáculos, principalmente em meio às mudanças climáticas.

O Brasil tem uma vocação natural para a agricultura. O agronegócio é um dos pilares da economia nacional, responsável por sustentar milhões de famílias e gerar riqueza para o país. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações do agronegócio brasileiro bateram recorde no primeiro trimestre de 2024, atingindo US$ 37,44 bilhões. Esse é uma exemplo da força e da relevância do setor no cenário global.

A Bíblia lembra da importância do trabalho agrícola em várias passagens, assim como da sabedoria e disposição que vêm desses trabalhadores, como em Eclesiastes 11,4-5: “O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem, não colhe”.

Santo Isidoro como inspiração e fé

Santo Isidoro nasceu em Madri, Espanha, no final do século XI, e é conhecido por sua profunda devoção e humildade. Trabalhava como lavrador e sempre colocava sua fé em primeiro lugar e rezava antes de iniciar seu trabalho diário. Muitos milagres são atribuídos a ele, incluindo relatos de anjos que ajudavam a arar os campos enquanto ele rezava. O Santo ensina sobre a dignidade do trabalho agrícola e o cuidado com a criação divina.

Oração a Santo Isidoro

Neste dia, unimo-nos em oração a Santo Isidoro, pedindo por suas bênçãos e proteção para todos os agricultores:

“Portanto, sejais pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor. Eis que o fazendeiro espera pelos preciosos frutos da terra, sendo paciente até receber a chuva inicial e tardia. Sejais pacientes também; fortalecei vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima.

Preparai o trabalho ao ar livre e preparai o campo, sobre o qual construirás a vossa morada.

Rezemos: Derramai vossa bênção, ó Senhor, sobre o vosso povo e sobre todos os frutos da terra, para que, quando colhidos, possam ser misericordiosamente distribuídos para a honra e glória do vosso santo nome. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Santo Isidoro, rogai por nós”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.