O Espírito Santo em mim: como posso fortalecer sua presença? 

O Espírito Santo em mim: como posso fortalecer sua presença? 

A companhia constante e forte do Espírito Santo em nossa vida é fruto de uma caminhada fiel, com forte desejo e fé na vida cristã. Já conversamos aqui, ao falar dos dons do Espírito Santo, que Ele é para nós o que nossa alma é para nosso corpo. Sem Ele não há vida.  

Para sermos dignos de recebê-lo, precisamos nos esforçar para obedecer aos mandamentos de Deus e manter puros nossos pensamentos e ações. Sua presença em nossa vida e coração nos aproxima das inspirações divinas e nos faz compreender melhor os desígnios de Deus. 

E, se tê-lo faz tão bem a nossa alma, corpo e mente, como podemos aumentar sua presença em nossa vida? Como podemos fortalecer nossa vida de fé para senti-lo ainda mais forte em nossa caminhada cristã? 

Somos tentados ao desejo de termos com mais força aquilo que nos faz bem. No livro de Lucas, a narrativa conta que os próprios apóstolos pediram ao Senhor que sua fé fosse aumentada. 

“Ao que encorajou-os o Senhor: “Se tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, podereis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá (Lucas, 17, 6)

O Senhor nos lembra que quando o Espírito Santo nos é dado, O recebemos pessoalmente, sem medida e completamente. É um dom pleno, que reflete em nós o dom absoluto do Pai e do Filho.

Por isso, devemos ter sempre em nossa mente e coração que o Espírito Santo é uma das três pessoas da Trindade e mais do que nos preocuparmos com sua quantidade presente em nós, devemos nos autoavaliar, observando onde e o quanto estamos permitindo que Ele atue em nossa vida. 

Para te ajudar nessa avaliação, o IDe+ traz algumas dicas do Padre Marc Fassier sobre como podemos agir em nosso dia a dia para sentirmos o Espírito Santo mais presente. 

 

Termos clareza que estamos disponíveis para receber o Espírito Santo

Em nossa caminhada católica, o batismo é o sacramento que nos permite recebê-lo e fazer do nosso corpo Sua morada. Se o amamos e o queremos forte em nossos corações, devemos cuidar do corpo e da alma que o habita, nos aproximando de Seus propósitos, dons e ensinamentos. 

Nos reconhecermos como pecadores e não termos vergonha de pedir perdão a Deus

É preciso coragem e humildade para reconhecer nossos erros, lembrando que somos responsáveis por essas escolhas pecadoras que nos distanciam dos propósitos de Deus. Quando a coragem, a humildade e o arrependimento são sinceros, estamos prontos para colocar a casa em ordem, pedir perdão ao Pai e nos tornarmos melhores. Nessa missão, o sacramento da confissão é um poderoso caminho. Se você tem dúvidas sobre como se preparar para isso, confira nosso conteúdo sobre como se confessar da forma correta. 

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo 

O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo. 

Rezar e falar com Deus todos os dias 

Padre Marc Fassier cita São Serafim de Sarov, grande místico russo, que fala do desejo do Espírito como de uma conquista: “O verdadeiro objetivo de nossa vida cristã é adquirir este Espírito de Deus; enquanto a oração, as vigílias, o jejum, a esmola e outras ações virtuosas, feitas em Nome de Jesus Cristo, são apenas meios para adquiri-lo”. 

 

A oração é, assim, nossa manutenção diária de diálogo com Deus, de aproximação com o Espírito Santo e de fidelidade ao Senhor Jesus Cristo. Veja aqui como se aproximar de Deus com uma rotina de orações.

E aí, quais das dicas sugeridas pelo Padre Marc Fassier você já tem presente em sua rotina? Compartilhe com a gente!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria de Lourdes P. S. Tardiani
    Muito bom o material de vocês! Estou procurando a explicação de cada fruto do Espírito Santo assim como o que fizeram sobre os 7 dons
  • LourdesSiqueira
    Amém 🙏🙏
  • Isaurina@hotmail
    Excelente após eu ter tido essa experiência , eu precisava entender .
  • Vladimiro Neto
    Muito bom conteúdo. Foi benéfico e esclarecedor para mim!!! O ESPÍRITO SANTO é tudo para os filhos de Deus
  • Amei demais Pois queria muito sentir a presença do Espírito Santo
  • João rafael
    Eu amei muito bom por que é bom nos Aposima do Espírito Santo ele é a nossa força Sem ele nos não vivemos mas ele é Um dom do pai é do filho
  • Tatiane Pereira da Silva
    Deus da almas para que leva seu epristo do Santos

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.