Uma dúvida comum pra muitas pessoas é: “o que acontece com a gente depois que morrermos?”. A escatologia explica o que acontecerá com o mundo no fim dos tempos, quando todos nós iremos ressuscitar para a Glória de Deus. Também fala sobre o destino de cada indivíduo, a partir da escatologia individual. Padre Jean Patrik Soares destaca que, nessa segunda parte, orientada pela escatologia pessoal, o corpo material vai para a terra, vai se decompor. No entanto, existe um outro corpo, chamado de corpo ressuscitado.
“Tudo aquilo que aconteceu com Jesus é o que irá acontecer conosco também. Nós iremos ressuscitar de corpo e alma, assim como Ele. Existe, portanto, um corpo espiritual, junto da alma”.
Essa é, provavelmente, uma das suas dúvidas: saber como será o corpo ressuscitado e como vamos habitá-lo. A resposta, segundo a escatologia, não é muito clara. “É muito difícil sabermos como será esse corpo, porque faz parte do mundo espiritual, e nós só conhecemos as coisas do mundo material”, completa Padre Jean.
“Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?’ Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’” (Lc 24,38-39).
A passagem no Evangelho de Lucas demonstra que Jesus ressuscitou em um corpo, fez refeições ao lado de discípulos e mostrou as Santas Chagas a eles. Por isso, a ideia de que ressuscitaremos em um corpo é a apresentada pela escatologia.
“Não deverá ser o mesmo corpo físico que temos hoje, mas um corpo ressuscitado, numa outra dimensão, assim como aconteceu com Cristo. Esse corpo não sofrerá, não irá chorar, não irá decompor, porque estará em uma outra dimensão. Com esse corpo estará nossa alma”.
O que permanecerá, no entanto, será a alma (ou espírito). “A alma é eterna, é a nossa identidade, toda nossa realidade”, diz o Padre.
Outra dúvida de muitos cristãos é se as pessoas ficarão em uma “dormição” até o momento da ressurreição. Para essa questão, a Igreja Católica explica que não, ninguém esperará dormindo pelo fim dos tempos.
Prova disso, como comenta Padre Jean, é que Jesus disse ao ladrão que estava ao seu lado na cruz. “E acrescentou: ‘Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino’. Jesus lhe respondeu: ‘Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso’” (Lc 23, 43).
“A resposta de Jesus é a confirmação para nós, cristãos, de que não vamos estar dormindo esperando pela ressurreição. Os que já morreram estão no Purgatório se purificando ou então no céu, na Glória de Deus. Inclusive, os Santos, como comprova a Igreja, estão já no céu, junto a Deus na eternidade”, destaca o Padre Jean Patrik.
Diante da certeza de que morreremos, é possível se preparar para a ressurreição. Para isso, Jesus nos deixou a Igreja. “Tudo o que a Quaresma nos propõe hoje, da oração, jejum, penitência e caridade, são os caminhos para nos prepararmos para a vida em Cristo”, finaliza Padre Jean.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.