O que pensar em momentos de desespero

O que pensar em momentos de desespero

Poderia ser um dia normal, mas tudo desanda. Aquela notícia indesejada pode chegar por telefone, em uma conversa informal, por mensagem de WhatsApp ou até por alguma notícia que passa na TV.

Para todas situações, mentalizar pensamentos positivos podem ajudar. O mais importante é sempre procurar ver além – que para todo problema há diversas possibilidades de soluções ou caminhos.

O que podemos pensar

A irmã Claudia Câmara, da Congregação Salvatoriana, que também é psicóloga, elencou alguns pensamentos de fé que podem ser buscados em momentos de desespero. Ainda que não seja fácil conseguir pensar em outras coisas que não sejam os problemas vividos naquele momento, podemos tentar mentalizá-los e, certamente, a sensação será melhor:

1. Racionalize e mentalize o positivo

Busque a razão: lembre-se que em um momento de desespero, temos a tendência de só visualizar a dificuldade e, assim, não vemos saídas, mas elas sempre existem. Mentalize que para todo problema há soluções.

2. Partilhe e não insista em resolver sozinho

Diferente de quem está vivendo o problema intensamente, outas pessoas podem ver soluções que não conseguimos pensar. Por isso, partilhe o problema com amigos, familiares, padre ou alguém da vida religiosa, psicólogos. É muito importante tentar dividir a dor.

3. Ave-Maria e o poder da Mãe

Ainda que não consiga ter pensamentos bem formulados, faça a oração da Ave Maria e confie em Nossa Senhora como intercessora.

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

4. Se você crê em um Deus que tudo pode, lembre disso com fé

Uma oração muito poderosa principalmente para esses momentos é a “Oração do Creio em Deus Pai”. Se você acredita nesse Deus todo poderoso, confie em Seu amparo e faça esta oração:
Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.

5. Reze e pense no significado do Salmo do Bom Pastor
(A confiança de Davi na Graça de Deus)

“O Senhor é meu Pastor: nada me faltará! Em verdes prados faz-me repousar. Ele me conduz a águas refrescantes; reconforta minh’alma; e guia-me pelo caminho da retidão, por amor de Seu nome. Ainda que eu andasse por um vale tenebroso, não temeria mal algum, porque Ele está comigo! Seu bordão e sua vara me confortam. Ele prepara uma mesa perante mim, à vista de meus adversários. Unge com óleo a minha cabeça; meu cálice transborda! Certamente que o amor e a graça me seguirão todos os dias de minha vida e habitarei na casa do Senhor para sempre!”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.