O que você precisa saber antes de fazer uma promessa

O que você precisa saber antes de fazer uma promessa

Fazer promessa é coisa muito séria! É um voto que se faz aos santos de devoção e a Deus, para ser cumprido caso uma bênção seja alcançada, em uma demonstração de gratidão, conforme orienta a Igreja Católica.

O Catecismo ensina que o cristão é convidado a fazer promessas a Deus em várias circunstâncias, por devoção pessoal, e prometer o que achar conveniente oferecer em retorno. Cumpri-las é uma questão de compromisso consigo mesmo e de respeito ao Divino.

“(…) O Batismo e a Confirmação, o Matrimônio e a Ordenação comportam sempre promessas. Por devoção pessoal, o cristão pode também prometer a Deus tal ou tal ato, uma oração, uma esmola, uma peregrinação, etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel”, capítulo 2021 do Catecismo da Igreja Católica.

Como fazer uma promessa?

É bom entender que Deus não precisa de promessas. Ele não nos pede isso. Fazer promessa não é uma espécie de comércio, relação de oferta e demanda. O sentido da promessa é a gratidão ao Senhor, que age unicamente por amor a nós.

“Eu te darei uma oferta de gratidão e a ti farei as minhas orações. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo” (Salmos 116,17-19).

É recomendável aos fiéis não prometer nada além do que estiver ao seu alcance de realizar, principalmente algo que possa comprometer a saúde ou que dependa de um preparo físico além da média, obedecendo também os limites impostos pela idade.
Prometer algo que a condição financeira não possa comprar está errado – assim como prometer algo relacionado a sentimentos que não possa controlar, como raiva, tristeza, paixão.
Vale lembrar que, como a promessa é um ato individual, da fé de cada um, não se deve pedir que outra pessoa cumpra o que você prometeu.

Não consegui cumprir a promessa, e agora?

Mas se você prometer algo e não cumprir, o que pode acontecer? O que deve ser feito?

Os textos bíblicos preveem mudar os votos da promessa feita perante um sacerdote, demostrando arrependimento em confissão. Pode-se até mesmo mudar o voto por algo mais razoável e realizável.

Mas é importante ressaltar sempre que Deus não nos pede nada além de termos o coração aberto para amarmos uns aos outros, que sigamos seus ensinamentos e o que está no Evangelho.

Promessa não é penitência

Há quem confunda promessa com penitência. São coisas distintas. Na promessa, o fiel se compromete com Deus ou com o santo de sua devoção a realizar algo caso a bênção desejada seja alcançada. Exemplo: a mãe promete a Nossa Senhora de Fátima que se o seu filho passar no Enem, ela rezará o terço por quatro semanas.
Já a penitência é um dos sete sacramentos instituídos por Jesus necessários para o perdão dos pecados. O arrependimento deles e a não reincidência são as forças para se mostrar merecedor das graças divinas.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Daniel Santos
    Muito esclarecedor!
  • Adylis Margarida Bragado Silveira
    Gostei muito e, foi esclarecedor.
  • Maria de jesus reis lima
    Maravilhoso e esclarecedor
  • Samira youssif ABOU ALI
    Eu gostei dessa matéria minha mãe já e falecida a 19 anos e ela fez uma promessa e se ela não pode comprir era para eu compri eu infelizmente não consegui comprir. Então pelo que eu entendi não vai ficar um peso pra mim.
  • Edgar Soares
    Muito bom!
  • Darzi Gloor
    Achei muito interessante sobre promessas e penitência
  • Maria de Fátima Martins
    Muito interessante este assunto , pois tinha dúvidas sobre promessas, e agora ficou bem claro sobre o assunto.
  • Cynthia Justiniano Dos Reis
    Minha última promessa foi com NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Deixar meu cabelo sem cortar durante um ano. Consegui a graça e cumpri a promessa. AMÉM.
  • Juliane Rudolf
    Já fiz muitas promessas por diferentes causas. Gostei muito dessa matéria e já fiquei pensando em algumas novas. Já rezei terços diários durante longos períodos para honrar as graças de Deus!
  • Claudia Oliveira da Silva
    Simplesmente adorei ler sobre promessas. Já fiz tantas, mas tantas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.