Palestra: “Conselhos Bíblicos para as lideranças”

Palestra: “Conselhos Bíblicos para as lideranças”

Como ser uma boa liderança cristã? Essa foi a reflexão que norteou a terceira palestra do Padre Reginaldo Manzotti no primeiro dia do X Retiro Nacional, que este ano teve o tema “Das Trevas Para Luz”.

A palestra trouxe diversos conselhos bíblicos para as lideranças: líderes em suas paróquias, comunidades, no mundo do trabalho ou em cargos públicos. Como podemos, ao liderar, ser fiéis à missão de Jesus Cristo, fazendo com que as pessoas, usando suas capacidades, direcionem sua vida para chegar até Jesus?

Ser líder à maneira de Cristo

O sacerdote inicia uma série de conselhos trazendo-nos a leitura da Carta de Paulo aos Colossenses 3,23: “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.”

Segundo essa lição, devemos, ao liderar, saber com clareza o caminho que iremos percorrer: assim conseguiremos transmitir aos outros confiabilidade.

Ele nos lembra que os discípulos de Jesus, apesar das dificuldades em compreender os caminhos que Jesus seguia, confiavam Nele, pois viam que o Mestre sabia o que estava fazendo. Jesus tinha claro o seu caminho.

Devemos passar segurança àqueles que irão nos seguir. “Será que nós, como líderes, estamos dando essa confiabilidade, passando essa verdade, essa organização?”, questiona o Padre Reginaldo.

Ele reflete sobre as pessoas que iniciam uma bela caminhada, mas, no curso, perdem seu poder de liderança porque, no fundo, já não estão mais convencidos do caminho que escolheram seguir. “Liderar é guiar. É preparar as pessoas, a exemplo de Jesus Cristo. É ajudar a pessoa no crescimento, e isso vale para todos nós”, lembra o Padre.

Liderar não é só mandar para o outro obedecer. Segundo o palestrante, liderar também envolve convencer o outro. Ele lembra da lição de Nosso Senhor, que respeitou o processo de crescimento de cada discípulo.

O verdadeiro líder segue o exemplo de Cristo e não se coloca na ponta de uma pirâmide, agindo apenas conforme seus gostos pessoais, seu ego. Ele tem plena consciência da sua missão e do seu dever.

Felipe Gusso/AEP

O líder reza

No seu segundo conselho para ser uma boa liderança, o Padre Reginaldo Manzotti nos trouxe a leitura de Efésios 6,18: “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda Dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.”

Se não há oração, o mau líder acaba concluindo que todas as vitórias dependem apenas dele. Por outro lado, o líder que reza sabe que suas vitórias provêm de Deus. É preciso rezar pela equipe e por todas as pessoas a quem se vai atingir com aquilo que se faz. O bom líder, nos diz o palestrante, se aconselha em Deus.

Segundo o Padre, a oração fortalece um bom líder. Jesus Cristo, antes de toda grande decisão tomada, passava noites em oração. Foi assim, por exemplo, quando escolheu seus apóstolos. “Sem oração não há discernimento”, ressalta o sacerdote. Quando oramos antes de uma grande decisão, potencializamos o que iremos fazer em seguida.

Deus dá a sabedoria

O terceiro conselho está em Tiago 1,5: “Mas, se alguém tem sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”

Padre Reginaldo nos recorda da importância de estudar, de se preparar para o que se vai fazer. “Devemos estar em profundo estudo: um líder deve estar atualizado”, diz.

Ao nos prepararmos para evangelizar, devemos meditar e estudar sempre a Palavra de Deus. Também é necessário usar palavras sábias, lembrando que ninguém nasce líder. Paulo aprendeu a catequese com Natanael por três anos e também Samuel precisou de vários anos para aprender.

Jesus não buscou discípulos prontos: ele formou homens que eram pedras brutas, pessoas medianas. Por anos ele falou com esses homens, motivando-os. Treinou-os, ensinando-os a falar a Palavra de Deus, corrigiu-os quando foi necessário. “Que lideranças somos nós, que não damos tempo para o outro se corrigir”, reflete o sacerdote.

O líder Jesus Cristo era paciente. Como lideranças, devemos mostrar a mesma firmeza, a mesma empatia e a mesma comunhão que Jesus mostrou.

“Que lideranças somos nós, que não damos tempo para o outro se corrigir.”
(Padre Reginaldo Manzotti)

Felipe Gusso/AEP

Jesus vê as capacidades

O quarto conselho do Padre Reginaldo Manzotti vem de Lucas 6,13, passagem em que Jesus, após orar a noite toda a Deus, chamou seus discípulos e escolheu doze deles: “Meus irmãos, nós, como líderes, nós temos que escolher, mais do que escolher, acreditar no treinamento, distribuir atividades”.

Ele ressalta a importância de um verdadeiro líder saber confiar em sua equipe e também delegar funções:

“Jesus convencia pelas atitudes. Jesus convencia por confiar. O fato Dele confiar nos apóstolos voltava em confiança no Mestre. Às vezes, nós temos dificuldade em confiar nas pessoas. Nós, às vezes, corremos o risco de achar que só nós sabemos fazer, ‘só o que eu faço dá certo’. Cuidado.”

Ensinar através do exemplo

O quinto conselho do Padre Reginaldo está em Tito 2,7: “Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando.”

Para o Padre Reginaldo, o exemplo é a única maneira de liderar. Nosso Senhor não aceita hipocrisia: o exemplo de boa conduta deve sempre partir do líder. Ao ensinar, a liderança deve ser sincera e honesta. “Não adianta você cobrar dos outros se você não faz”, assevera.

Palestra: “Conselhos Bíblicos para as lideranças”Felipe Gusso/AEP

Um líder ouve as pessoas

O sexto conselho está em Tiago 1,19: “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.”

O Padre Reginaldo fala como hoje, mais do que nunca, as pessoas querem ser ouvidas, falar das suas limitações e ouvir conselhos: “Saber ouvir é uma qualidade; o líder não é dono da verdade”, aconselha o palestrante, “Um bom líder sabe ouvir, aceitar a opinião dos outros”.

Ele nos lembra que Jesus Cristo ouvia muito a todos, mas hoje, damos pouco tempo para ouvir e muito tempo para retrucar, para criticar. Ao escutarmos, tendemos a criar um consenso, e as decisões que tomamos de forma conjunta têm maior propensão a dar certo.

Muitas empresas fracassam porque seus líderes não param para ouvir quem está “com a mão na massa”, que sabem quais são os erros, onde estão os furos. O Padre Reginaldo ressalta a importância de ouvir os liderados sobre o ano anterior, por exemplo, antes de partir para o planejamento do ano que virá.

A virtude da temperança

Em seu sétimo conselho, o Padre Reginaldo Manzotti trouxe a leitura de Mateus 5,37: “Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.”

Um verdadeiro líder, ele diz, não pode estar envolvido em fofocas e não ter controle do que fala.

Ele lembra que se espera de um líder que ele tenha a virtude da temperança; que saiba se controlar, saiba falar com o outro, enxergar as situações, se controlar, refletir sobre o que fazer e quando fazer.
Sem temperança, a liderança se tornará alguém autoritário, que apenas dá ordens e detém o “poder da caneta”.

“Liderar é guiar. É preparar as pessoas, a exemplo de Jesus Cristo. É ajudar a pessoa no crescimento, e isso vale para todos nós.” (Padre Reginaldo Manzotti)

Felipe Gusso/AEP

Corrigir fraternalmente

No oitavo conselho, o Padre Reginaldo Manzotti lembra que uma boa liderança deve lembrar que todo mundo comete falhas, e que a correção fraterna é a forma correta de lidar com as falhas do outro. A correção fraterna é uma obra da misericórdia: “Se vejo meu irmão errar e não falo nada, estou me omitindo, e omissão nunca será virtude”, adverte.

O palestrante propôs a leitura de Mateus 18,15-17, e deixou uma dica para a correção fraterna do irmão: quando olhar para o outro, tentar entender o seu temperamento, pois muitas vezes o outro agiu em função desse temperamento.

Ele recorda a importância de respeitar as preocupações e acreditar nos dons da pessoa, apesar do erro. As falhas são desafios para melhorar, sempre.

O Padre Reginaldo ressalta ainda que nem a fofoca, nem a omissão são comportamentos adequados e virtuosos nesses momentos. O amor deve nos levar a ajudar, e nenhuma dessas duas atitudes fazem isso.

Conselhos Bíblicos aos governantes

Já que estamos em ano de eleições, o Padre Reginaldo Manzotti trouxe também alguns conselhos aos nossos atuais e futuros governantes sobre como ser uma boa liderança.

Ele lembra que as más decisões de um governante também serão cobradas por Deus e que eles não podem esquecer que estão vinculados a quem eles governam: o povo. Devem, assim, buscar o bem comum, o conjunto de todas as condições sociais que favoreçam o desenvolvimento integral da sociedade.

Um bom líder político deve lembrar que a corrupção é um mal que perturba a sociedade e derruba o corrupto: “A corrupção traz a opressão”, diz o palestrante. Segundo ele, um governante com justiça não pode, também, consentir com a impunidade. “Governar com justiça é trazer benefícios para o povo”. Ele ainda acrescenta:

“A justiça é uma das maiores virtudes e um dos maiores propósitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não se pode ser conivente com lugares de opressão e sofrimento”.

Esses foram os versículos que o Padre Reginaldo Manzotti trouxe, finalmente, para a reflexão de todos sobre os critérios e qualidades de um bom governante. Que tal abrir agora a sua Bíblia e se aprofundar neste estudo?

Romanos 13,1
Provérbios 14,28
Provérbios 29,2
Provérbios 28,16
Provérbios 25,5
Provérbios 12,19
Êxodo 18,13-27
Provérbios 11,14
Provérbios 15,22
Tiago 3,18

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.