Em diversos pontos do mundo e diferentes momentos da história, há relatos da aparição da Virgem Maria diante de um ou mais fiéis para externar mensagens de esperança e conversão. Os locais onde as aparições marianas foram reconhecidas pela Santa Sé viraram destino de peregrinos e se consolidaram no turismo religioso, por meio do qual é possível unir o descanso das férias com a renovação da fé.
Um dos mais importantes destinos católicos da Europa – talvez o principal a partir de uma aparição da Virgem Maria – é Fátima, em Portugal. O Santuário construído em homenagem a Nossa Senhora de Fátima é destino certo para peregrinos cristãos que visitam o país.
A cidade ficou conhecida pelas aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, no ano de 1917. Tudo começou com uma pequena capela e hoje tem-se um complexo católico com grandes igrejas e lugares dedicados à fé, onde verdadeiras multidões se reúnem, principalmente no mês de maio, para devotar a Santa.
No México, nos arredores da capital Cidade do México, em Tepeyac, em 1531, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu para o indígena Juan Diego Cuauhtlatoatzin, pedindo que uma igreja fosse edificada ali. O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é hoje um grande complexo religioso e figura como o segundo templo católico mais visitado do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Outro local que atrai um significativo número de peregrinos é Lourdes, na França. Católicos do mundo todo se dirigem até o lugar da aparição de Nossa Senhora de Lourdes para fazer pedidos e pagar promessas. Contando com apenas 15 mil habitantes, a cidade francesa recebe mais de seis milhões de turistas todos os anos. Igrejas, grutas e montanhas fazem parte do roteiro religioso que remete a 1858, quando a Virgem Maria apareceu à Bernadette Soubirous.
Aparecida, no interior de São Paulo, também está presente no mapa dos destinos religiosos motivados pela fé à Virgem Maria. O Santuário Nacional de Aparecida, que atrai milhões de católicos ano após ano, foi construído próximo ao local onde, em 1717, pescadores encontraram uma imagem da Santa que se tornou, mais tarde, padroeira do Brasil.
Sem sucesso após várias tentativas de pesca, os pescadores tiraram das águas do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: corpo e cabeça. Em seguida, eles lançaram suas redes novamente e foram surpreendidos por uma grande quantidade de peixes.
Em 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida. Esse é o mês mais visitado pelos devotos que aproveitam a data para pagar suas promessas. São fiéis de todo o Brasil – e até mesmo de fora – que andam quilômetros e quilômetros de carro, a pé, de bicicleta ou a cavalo para visitar o templo que guarda a imagem que, há mais de 300 anos, mudou a fé do povo brasileiro.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.