Parece impossível? Para Santa Rita não é

Parece impossível? Para Santa Rita não é

Nascida em 1381 em Cássia, uma pequena cidade italiana, a Santa foi batizada por seus pais com o nome de Margherita Lotti. Desde pequena, ela tinha o sonho de viver uma vida em Cristo, mas, por causa dos costumes de sua época, foi obrigada pela família a se casar.

Seu pretendente, Paulo Ferdinando, parecia ser uma ótima pessoa: vinha de boa família, era agradável e gentil. Porém, após o casamento ele se tornou agressivo, adúltero e viciado. Apesar das dificuldades, tiveram dois filhos, que ela buscou educar com base na fé e no amor, porém, acabaram influenciados pelos exemplos do pai.

Rita passava seus dias tentando dar bons exemplos, rezando e chorando pela conversão de seu esposo. E conseguiu. Porém, tempos depois ele foi assassinado e seus filhos começaram uma perigosa busca por vingança. Ao saber dessas intenções, ela suplicou a Deus para poupar suas almas e pediu que os levasse antes de cometerem este grande pecado, e os mandou para um convento distante. Lá, foram contaminados pela lepra e faleceram.

Sem esposo e filhos, Rita se dedicou às obras de caridade, à penitência e às orações. Tentou ser admitida no Convento Agostiniano em sua cidade e foi recusada. Mas ela não desistiu. Continuou suas orações e pediu intercessão de seus santos do coração: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino até ser aceita no convento, em 1441.

Durante sua vida religiosa, ela se dedicou aos cuidados com as irmãs doentes e ao aconselhamento dos pecadores. Aproximadamente dois anos depois de entrar para o convento, recebeu um estigma na testa, associado à Paixão de Cristo, e viveu resguardada até seu falecimento aos 76 anos, em 1457.

Hoje, em homenagem a ela, existem dezenas de Paróquias e Santuários pelo Brasil. No Rio de Janeiro, a devoção chegou antes de 1700, com o fidalgo português Manuel Nascentes Pinto e sua esposa Antônia Maria, vindos em missão do Portugal na época, D. João V, e a igreja foi construída em 1721. Já em São Paulo, a primeira Paróquia foi inaugurada em 25 de maio de 1937. Na Bahia, um município foi dedicado a ela e, hoje, conta com mais de 26 mil habitantes. Ainda no Nordeste, em Santa Cruz (RN) fica a maior estátua católica do mundo, que é dela, Santa Rita, com 56 metros de altura. Em Curitiba (PR), o Santuário para a Santa começou a ser construído em 1953 e, desde 1993, realiza a novena por ela todas às quintas-feiras.

Nasceu em: 1381
Viveu em: Cássia (Itália)
Beatificada em: 1627 pelo Papa Urbano VIII
Canonizada em: 1900 pelo Papa Leão XIII
Festa Litúrgica em: 22 de maio
Conhecida como Padroeira:
• das Causas Impossíveis
• das Mães
• das Esposas que sofrem maus-tratos dos maridos
Dona da: maior estátua católica do mundo
Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ) = 38 metros
Santa Rita de Cássia em Santa Cruz (RN) = 56 metros

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.