Pensamentos são racionais ou sinais divinos?

Pensamentos são racionais ou sinais divinos?

Inquietações sobre determinados assuntos, pressentimentos, lembranças que retornam sem explicações e até mesmo um “deja vu” (sensação de já ter vivido o que está acontecendo). Provavelmente você já deve ter passado por algum desses momentos e ficou tentando compreender os motivos pelos quais esses pensamentos estavam em sua cabeça, certo?

Os pensamentos são muito importantes para os seres humanos. É por meio deles que se consegue ter o raciocínio sobre atitudes e ações da própria vida. Além disso, o ato de pensar permite a vivência em emoções – tão importantes para o dia a dia. 

No entanto, nem sempre são benéficos e ajudam a compreender melhor a realidade. O contrário também pode acontecer e os pensamentos serem limitadores para as ações humanas. 

A psicóloga e colunista do IDe+ Talita Rodrigues explica que a origem dos pensamentos não tem uma explicação, no entanto, porque somos seres racionais, pensamos. Tal como a frase do matemático francês René Descartes; “penso, logo existo”. 

De acordo com a psicóloga, nem sempre são pensamentos “escolhidos” ou “programados” que surgem. “Pensamos inconscientemente. É por isso que muitas vezes, não conseguimos “fugir” dos que doem”. 

 

Pensamento sabotador

Antes de viajar, por exemplo, a ansiedade pode confundir os pensamentos. Dessa maneira, algumas pessoas tendem a acreditar que podem ser  pressentimentos ou intuições, como denomina Talita, o que nem sempre é verdade. “Todos nós, em algum momento da vida, já tivemos alguma intuição que nos levou a observar que o nosso pensamento estava certo. A intuição é algo que transcende o que conseguimos ver e que se aproxima do sagrado”. 

Isso significa, em outras palavras, que muitas vezes esse pensamento pode, sim, estar ligado a experiências divinas, vivenciadas a partir do relacionamento com Deus. “Definitivamente, existem coisas que a ciência não explica – e nem tenta”. 

Inclusive, aqui no IDe+ temos um conteúdo especial sobre como identificar se os sonhos vem de Deus. A mesma explicação também é usada nos pensamentos do dia a dia. 

 

Há como controlar os pensamentos?

Primeiramente, a pergunta tem uma resposta lógica: é impossível – já que existimos – deixar de pensar, muito menos a possibilidade de controlar tudo o que pensamos. 

A colunista explica que dificilmente o ser humano consegue ser racional a ponto de controlar tudo o que pensa. “Se fosse possível e fácil, ninguém, em sã consciência, se lembraria ou pensaria em algum fato que traga dor”. 

Apesar disso, há formas de controlar os pensamentos e ajudar quem está sofrendo com o pessimismo e os pensamentos ruins. Na psicologia, essa abordagem é denominada Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A abordagem tem como objetivo colocar uma ordem e controle dos pensamentos. 

“Mas ainda assim, é algo que não dá para controlar. Dá para melhorar, mas controlar é bem difícil. É importante termos em mente que todas as nossas emoções  despertam pensamentos e todos os nossos pensamentos despertam emoções. Portanto, dificilmente escolhemos o que sentimos e pensamos – na maioria das vezes”. 

 

> Aproveite e leia também: Tudo que você precisa saber sobre os anjos da guarda

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.