Primeiro imóvel: o que é preciso saber antes de comprar

Primeiro imóvel: o que é preciso saber antes de comprar

O sonho da casa própria faz parte da vida de muitas pessoas e, normalmente, está presente em nossos desejos desde cedo. Sonhamos com a realização desse grande passo pessoal e familiar que representa independência, conquista, uma nova possibilidade de planos futuros. Por ser tão grandioso, o caminho até a chegada desse momento requer muita coragem, responsabilidade e esforço e organização. Por isso, dicas de especialistas do ramo e que conhecem o mercado de imóveis, vão ajudar a garantir que esse período seja seguro e o mais leve possível.

Por onde começar na compra do primeiro imóvel?
Antes de tudo é preciso que haja planejamento e organização financeira. Saber quanto da minha renda – ou da família – pode ser comprometido com uma parcela a longo prazo é fundamental para garantir segurança e saúde no orçamento mensal. Além disso, é importante ter em mente, de forma clara, quais pontos ou características são indispensáveis que o imóvel tenha, dentro dos planos que tenho para a vida que estou iniciando: números de cômodos, localização. Tudo isso irá assegurar minha satisfação com o imóvel, frente as necessidades e desejos que tenho.

Com essas definições estabelecidas, é hora de definir de que forma essa compra será feita. Atualmente, no Brasil, a maioria das compras de imóveis, sobretudo do primeiro, se dá a partir de financiamentos habitacionais. Isso se deve, em grande parte, pelo alto valor de investimento necessário para essa aquisição e, ainda, a existência de programas de incentivo do governo para essa realização.

Para dar mais segurança confiança a quem está comprando um imóvel e assumindo uma dívida a longo prazo, é recomendável a busca por conhecimento do ramo: procurar informações específicas sobre o que compõe as parcelas de financiamentos imobiliários, como é feito o cálculo das parcelas, onde encontrar taxas de juro menores e qual o melhor tipo de financiamento para sua situação são dicas preciosas. O bom e velho conselho de pesquisar é de grande valia.

Busque um negócio que lhe traga segurança, confiança e tranquilidade

Como um sonho de toda a vida, a expectativa nesses negócios são grandes e, para evitar que esse processo se torne um pesadelo, é recomendável agir com tranquilidade, buscando trabalhar com o mínimo de risco possível. Para quem tem dúvidas ou inseguranças, uma boa dica é estar sempre assessorado por uma imobiliária ou construtora de confiança, pois em todo o processo burocrático de documentação e questões jurídica, haverá cuidado e orientação especializada do agente financeiro. Ou seja, o processo já estará com segurança. Nestes negócios, há muita exigência de documentação e comprovações e, nestes casos, normalmente, o agente pode ajudar esse possível cliente a se planejar em relação a comprovação de renda, detalhando qual tipo de comprovação será preciso para a compra desejada.

Programas de incentivo do governo à compra do primeiro imóvel
De acordo com Claudinei Pereira, proprietário da Imobiliária Imperium, atualmente, existem programas de governo que incentivam e facilitam a compra de imóveis para grande parte da população, na esfera federal e estadual, com linhas de crédito subsidiadas, estimulando o acesso a financiamentos habitacionais.

“O governo federal tem um programa de incentivo – Casa Verde e Amarela -, onde há oferta de juros subsidiados. Já no âmbito estadual, a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), é o órgão paranaense que entra nesse processo e oferece um subsídio de R$ 15 mil, que é dinheiro a fundo perdido, ou seja, dinheiro do Estado para ajudar nessa aquisição”, detalhou o empresário.

Segundo Claudinei, essa ação casada dos programas federal e estadual, permite que aqueles com interesse em adquirir o primeiro imóvel tenham condições financeiras facilitadas em todo o processo de compra, incluindo o valor de entrada, gastos com documentação e compra de terreno, em certos casos.

Atualmente, o teto financeiro do programa do governo federal está em R$ 170 mil, com estudo para aumento em breve, já que este valor é considerado baixo ou insuficiente, no atual cenário econômico do país. Neste programa, a taxa de juro atual varia de 5,5% a 7%, dependendo da linha de financiamento e da renda do cliente financiador.

Para o empresário do ramo, atualmente, a principal dificuldade encontrada por quem deseja financiar imóveis é a capacidade de pagamento e o nível de endividamento. “Neste negócio, você vai comprometer uma parte da sua renda mensal, então, quando há uma parcela de carro e de aluguel, por exemplo, somar isso à parcela do imóvel próprio é o maior gargalo”. Além disso, outra questão sensível para aprovação de financiamentos é a comprovação de renda. “Uma das primeiras orientações que damos é a providência dessa comprovação porque ela é definitiva para o processo de financiamento, caso essa seja a forma de negócio escolhida”, detalhou.

Para quem vive no aluguel, o atual momento é favorável para uma compra de imóvel?
Embora estejamos convivendo com constantes aumentos em itens de necessidade básica e as leituras do atual momento econômico do país estejam sensíveis, Claudinei pondera que a compra de imóvel sempre foi algo que rendeu muito mais do que a inflação, por isso, o atual momento é recomendável para aquisição. “O imóvel, no médio e longo prazo, agrega valor. É um negócio que dificilmente desvaloriza, pelo desenvolvimento da cidade e da região em si. Comprar imóvel nesse momento também significa preservar patrimônio, tendo em vista o aumento nos preços de materiais de construção e de mão de obra, em curto prazo”, avaliou.

Para quem deseja sair do aluguel e busca essa compra de imóvel, principalmente, através de financiamentos habitacionais com programas de incentivo do governo, o empresário aconselha. “Com esses incentivos – do governo federal e estadual – você acaba conseguindo ter uma parcela muito semelhante ao valor que era pago no aluguel. O que é recomendável evitar é manter, simultaneamente, a dívida de parcela do imóvel e, ainda, o aluguel. Normalmente, o casal jovem que está começando a vida, ainda morando com os pais, pode aproveitar essa fase para já se organizar financeiramente”.

É preciso atenção! Quando se trata do sonho de uma vida, nem tudo são cálculos
Embora todas as dicas especializadas e conhecimento sobre o mercado habitacional e financeiro sejam importantes, é preciso ter em mente que não se trata apenas disso. A conquista do primeiro imóvel é um dos momentos mais marcantes da vida de uma pessoa, de um casal e de uma família. “É o sonho de uma vida sendo colocado em um negócio que será um lar. A casa é a base, o alicerce de uma família. Ficamos marcados na vida das pessoas e é muito especial fazer parte de um dos momentos mais felizes da vida de uma família”, pondera Claudinei.

Em média, o brasileiro compra 1,2 imóvel durante toda a vida, ou seja, é um momento raro, por vezes único, e extremamente marcante na história de vida dos envolvidos. Por isso, é preciso ir além dos números e das análises racionais para refletir sobre as escolhas humanas, pessoais e proposta de vida. A casa é o símbolo de um projeto de vida em construção, que tem solidez e força não em suas estruturas físicas, mas na fé, a partir da consciência de que é o Senhor que edifica nosso lar e Ele deve estar presente nessa construção.

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” (Salmos 127:1-2).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.