A arte e a fé caminham juntas na História. Um dos maiores exemplos desse encontro é o conjunto dos Museus Vaticanos, que abrigam algumas das mais valiosas obras da humanidade e recebem turistas e fiéis de todo o mundo. Na Cidade do Vaticano, esses locais preservam coleções reunidas ao longo dos séculos pelos Papas, desde a Idade Média até a atualidade.
O Vaticano tem papel fundamental na preservação da cultura e da história da civilização ocidental. Desde o período medieval, os Papas reuniam em suas residências importantes obras de arte e relíquias arqueológicas, algumas datadas do Império Romano. No entanto, apenas no período renascentista, com a crescente valorização da arte e do conhecimento clássico, surgiu a consciência museológica moderna. Papa Júlio II foi um dos pioneiros do movimento, transferindo para o Vaticano a famosa escultura do Apolo Belvedere em 1503, o que marcou o início oficial da coleção.
Os Museus Vaticanos cresceram, incorporaram novas seções e edifícios para abrigar pinturas, esculturas, manuscritos, artefatos arqueológicos e objetos litúrgicos. Atualmente, além das grandes galerias e espaços expositivos, supervisionam capelas e aposentos papais, como a Capela Sistina, famosa pelos afrescos de Michelangelo, e as Salas de Rafael, que abrigam obras-primas do Renascimento.
A seguir, conheça os principais museus que fazem parte desse grandioso complexo cultural:
Foto: reprodução site https://www.museivaticani.va
Criado pelos Papas Clemente XIV e Pio VI no século XVIII, é o maior e mais importante dos Museus Vaticanos. É composto por 12 salas dentro dos Museus do Vaticano e abriga algumas das coleções mais importantes de arte grega e romana, entre esculturas clássicas da Grécia e Roma Antiga, como o icônico Grupo de Laocoonte, o Apolo Belvedere e o Torso de Belvedere, além de sarcófagos romanos.
Fundado pelo Papa Gregório XVI em 1839, abriga uma impressionante coleção de artefatos do Egito Antigo, que incluem sarcófagos, múmias, papiros e estátuas, muitos deles trazidos de Roma que, no passado, teve grande fascínio pela cultura egípcia.
Também fundado pelo Papa Gregório XVI, reúne achados arqueológicos da antiga civilização etrusca, predecessora de Roma. A coleção inclui urnas funerárias, cerâmicas e joias que contam a história desse povo misterioso.
Foto: reprodução site https://www.thevaticantickets.com
Criado em 1844, preserva esculturas greco-romanas de grande relevância histórica, incluindo relevos, sarcófagos e retratos da Roma Antiga. Foi transferido do Palácio de Latrão para o Vaticano em 1970.
Foto: reprodução site https://www.museivaticani.va
Originalmente localizado no Palácio de Latrão, foi fundado para reunir arte cristã primitiva, como sarcófagos esculpidos com cenas do Antigo e do Novo Testamento. Em 1970, foi transferido para sua localização atual no Vaticano.
Criada pelo Papa Pio XI, em 1932, é um dos museus mais importantes da Cidade do Vaticano. Possui um acervo riquíssimo de pinturas renascentistas e barrocas, que incluem obras de mestres como Rafael, Caravaggio, Leonardo da Vinci e Giotto.
Imagem: reprodução site https://www.museivaticani.va
Inaugurado em 1926, destaca a diversidade cultural e religiosa do mundo, exibindo objetos de rituais, estátuas, máscaras e instrumentos musicais de diferentes civilizações.
Criado em 1973, reúne uma coleção de carruagens, automóveis papais e retratos de pontífices ao longo dos séculos. A seção dedicada ao Palácio Lateranense exibe objetos ligados à história da Santa Sé.
Obra de Salvador Dalí./Imagem: reprodução site Vatican News
Instalada nos Apartamentos Borgia, foi inaugurada pelo Papa Paulo VI em 1973 e contém obras de artistas contemporâneos, como Salvador Dalí e Vincent van Gogh, que exploram a espiritualidade cristã na arte moderna.
Um dos espaços mais impressionantes do complexo, exibe 40 mapas pintados no século XVI que retratam as diferentes regiões da Itália com incrível precisão.
São aposentos decorados pelo mestre renascentista Rafael e sua escola, incluindo a famosa obra A Escola de Atenas, um ícone do humanismo renascentista.
O espaço mais icônico do Vaticano, conhecido mundialmente pelos afrescos de Michelangelo, que incluem O Juízo Final e A Criação de Adão. É nesse local que ocorrem os conclaves para a eleição de novos Papas.
Para visitar os Museus Vaticanos, confira as informações sobre ingressos e horários no site oficial: https://www.museivaticanitickets.com/pt.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.