Qual o único pecado para o qual não há perdão?

Qual o único pecado para o qual não há perdão?

Todos nós somos seres capazes de amar porque, primeiro, fomos e somos amados por Deus. Por esse amor divino e genuíno, somos, constantemente, perdoados por nosso Pai, que primeiro de tudo, nos amou incondicionalmente. Por seu perdão e amor, também devemos amar e perdoar o próximo. É assim que o perdão deve ser definido para nós, cristãos, como a prática de um ensinamento de Deus Pai, para cada um de nós, seus filhos, como forma de viver plenamente suas orientações. 

E para esse perdão que falamos e devemos praticar, há uma medida? Há um limite para o perdão? Na Bíblia, somos convidados a esta reflexão quando Pedro questiona: “Senhor, quantas vezes devo perdoar?” (Mateus 18,21). Devemos viver e praticar o perdão sem estabelecer condições. Ele deve ser gratuito e unilateral, sem preocupações com reconciliação ou com os efeitos disso. Não devemos pensar no outro, mas em nós mesmos e em nossa vivência da Palavra de Deus, em sua misericórdia, na cura espiritual e no sacramento da reconciliação, inclusive para o autoperdão. 

Se, para o Catecismo da Igreja Católica, o pecado é a falta cometida contra a razão, a falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, ou é entendido como a ação humana que nos afasta de Deus, o perdão é o caminho contrário: nos aproxima do Pai ao nos permitir praticar seu amor, seus ensinamentos e sua misericórdia. 

A Palavra do Senhor como lugar de respostas e ensinamentos

Reunindo a Palavra de Deus, a Bíblia nos ensina, nos acalma, traz reflexões, respostas, paz e segurança para nossa caminhada de fé, que é marcada também pelo constante aprendizado. É nela que encontramos decifrações para todas as nossas dúvidas e medos. Por isso, ela é também o norte, conforto e guia para o caminho dos cristãos. 

Se nos perguntamos: qual o único pecado para o qual não há perdão? É na bíblia que teremos a paz de encontrar respostas. No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

E em que consiste esse pecado contra o Espírito Santo? Mensageiro de Deus, Padre Reginaldo Manzotti nos explica que a blasfêmia citada por Jesus não se refere apenas a palavras, mas, sobretudo, a atos cometidos. 

“Quem blasfema? Quem não se sente necessitado de Deus, quem não se sente pecador ou quem se considera sem pecado. Às vezes, não se trata de falar, mas de agir. A indiferença é uma forma terrível de desamor. É pecado considerar que Deus não pode perdoar. Lembremos do apóstolo Judas, que não conseguiu ver Deus o perdoando pelo que ele fez e se matou”, nos lembra o sacerdote. 

Assim, o pecado contra o Espírito Santo começa quando não nos consideramos pecadores e damos as costas ao convite de Deus à conversão. Padre Reginaldo nos lembra das palavras do Papa Francisco que pede ao Senhor consciência dos próprios pecados. 

“Dizer a Deus, por exemplo, ‘você não me interessa’, ‘estou bem sem você’, ‘não preciso de Deus na minha vida’. Diante dessas circunstâncias, o que Deus pode fazer? Nada. E onde Deus não pode agir, não há nada a fazer, nada a perdoar. Mas, Deus é tão amoroso que nos deu livre arbítrio e respeita essa decisão, mesmo que errônea”, pondera o Padre. 

Como encontramos e vivemos plenamente com o Espírito Santo?

Desde o batismo, nós somos templos do Espírito Santo. Nele, podemos encontrar o diálogo, as vontades e a realização de obras do Senhor. É à luz dele que devemos pedir e pensar sobre nossas ações e decisões. Sem Ele, não há vida pois é Ele quem nos prepara para a presença de Deus. 

“Não entristeça o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.” (Ef 4, 30-31)

Se você quer fortalecer o Espírito Santo em seu coração, corpo e alma ou conhecer mais sobre Ele, que é parte forte da Santíssima Trindade, mergulhe nas leituras e reflexões disponíveis aqui no IDe+. Para começar, separamos conteúdos especiais, inspiradores e acolhedores sobre o Espírito Santo:

Você conhece os dons do Espírito Santo?

– Deveríamos permitir e pedir que o Espírito Santo queime tudo que é fútil e pueril

– Por que devemos pedir a Deus que seja feita a Sua vontade e não a nossa?

– O que é o mistério da Santíssima Trindade?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tomé
    Poucos conseguem compreender mas é tudo que devemos ter
  • Mara Lúcia Pamplona
    Excelente o conteúdo
  • Laudedira Gonçalves
    Maravilhoso tds estas palavras
  • Lídia Maria chaves da silva
    Ótimo excelente.. quero saber mais
  • José vergilio
    Acho que a blasfêmia contra o espírito santo é; quando ele é conhecedor da palavra,e se desvia e sai falando que não precisa de Deus.Sendo ele conhecedor!! _ Até no momento sendo ele ou ela sem ter o conhecimento, nada tem haver se ele virar as costas na hora de de uma pregação da palavra de Deus.Ai sim perde a rasão quando é conhecedor da palavra de Deus!! desculpa ai essa é minha opinião.!Deixa registrado a sua !?
  • Marlene Dias de Azevedo
    Obrigada por este conteúdo, muito bom gostei,
  • João Aquino
    Gostei muito!
  • Alberto Gomes Vitungaiala
    Realmente estou muito alegre após ter feito a leitura dessas palavras. Sinto-me mais forte do que antes. Obrigado e Deus abençoe!!!
  • Leonice Damiati
    Estou emocionada com a paz que estou sentindo, lendo essas passagens bíblicas a respeito do perdão. Gratidão
  • Antônio Gomes da Silva
    Ótimo explicação correta eu aprendi muito com vocês Eu faço leitura da escritura sagrada e pessoa a Deus Sabedoria para mim entrar e sair e anunciar a salvação por nosso salvador senhor Jesus Cristo,ele disse assim não se turbe os vossos corações,crede em Deus e também em mim ,na casa de meu pai a muitas moradas e se não fosse assim eu não teria dito,vou preparar vós lugar para que aonde eu estiver estejais vós também.
  • NADIR DUTRA DO AMARAL
    Pecar contra o ES é nao aceitar o dom gratuito que é a salvação em Cristo Jesus..
  • Inês
    Deus me salva meus pecados são muitos comungava e pegava o mesmo tempo traindo meu marido porque muitos falava que ele não me amava Deus me perdoa e os padres me perdoa
  • Antonio Teodoro
    Maravilho e esclarecedor obrigado padre
  • Jorge Roberto Gollin
    Ótimo 'valeu ter reflexões
  • Pauliana
    Eu achei muito interessante
  • José vanildo
    É muito forte

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.