Saiba para quais países os brasileiros podem viajar apenas com a carteira de identidade

Saiba para quais países os brasileiros podem viajar apenas com a carteira de identidade

Na hora de viajar, todo mundo quer saber sobre destinos e atrativos dos lugares e, nesse contexto, a burocracia acaba muitas vezes ficando para os 45 do segundo tempo. Prova disso é a quantidade de viajantes que tenta entrar em países da América do Sul apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o lazer frustrado por isso, pois, como o nome do documento já diz, é válida apenas em território nacional. Há países para os quais é possível viajar sem o passaporte, mas o documento exigido é o tal do Registro Geral, aquela velha carteira de identidade que anda esquecida no baú.

Dentro da América Latina, entre as nações que fazem parte do Mercosul, é possível viajar sem passaporte. Um acordo firmado, via Ministério das Relações Exteriores, estabeleceu que cada país deve indicar quais documentos são aceitos, além do passaporte. Para os brasileiros somente é permitido viajar com o RG. 

Antes de entrar no país, no aeroporto ou em aduana na fronteira, o visitante deverá exibir documento de identidade em bom estado de conservação e com foto visível, que permita o reconhecimento, além de especificar a duração da viagem e as cidades a serem visitadas. 

A regra vale para os seguintes países:

-Argentina

-Bolívia

-Chile

-Colômbia

-Equador

-Paraguai

-Peru

-Uruguai

E a regra que mais pode confundir viajantes: o RG deve ter menos dez anos de emissão. Embora por lei o documento não tenha prazo de validade, as companhias aéreas adotam a restrição por medida de segurança.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.