São Francisco de Assis e a devoção a Nossa Senhora dos Anjos

São Francisco de Assis e a devoção a Nossa Senhora dos Anjos

Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como Rainha dos Anjos, é venerada por sua pureza e proximidade com Deus. A devoção tem origem nos primeiros séculos do cristianismo e sua representação é, muitas vezes, cercada por anjos, que simbolizam sua santidade e o papel como intercessora. A Santa tem um fiel muito especial: o próprio protetor dos animais, São Francisco de Assis.

A devoção de São Francisco de Assis a Nossa Senhora dos Anjos é profunda e transformadora. Conhecido por sua vida de simplicidade e amor incondicional ao próximo, ele A viu como fonte de inspiração e entrega. A pequena capela da Porciúncula, em Assis (Itália), foi restaurada pelo santo em um ato de devoção e amor pela Mãe de Jesus a partir desse título mariano. Era nesse local que ele frequentemente orava e onde teve visões da Virgem Maria acompanhada por anjos.

O Perdão de Assis e a devoção pelo mundo

Você já ouviu falar no Perdão de Assis? Em uma visão, São Francisco recebeu a promessa de Nossa Senhora de que todos aqueles que visitassem a capela e confessassem seus pecados com verdadeiro arrependimento receberiam uma indulgência plenária. Essa indulgência, aprovada pelo Papa Honório III em 1216, é celebrada anualmente no dia 2 de agosto e atrai peregrinos de todo o mundo à Porciúncula.

Foi na pequena igreja de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como Porciúncula, cujo nome significa “pequena porção”, que São Francisco recebeu a indulgência do Perdão de Assis. Certa noite, enquanto rezava pela conversão dos pecadores em sua cela, um anjo o convidou a se dirigir à capela. Lá, encontrou-a toda iluminada e, no meio de um coro de anjos, estavam a Virgem Maria e Jesus.

Jesus, dirigindo-se a Francisco, disse: “Em recompensa ao teu zelo pela conversão dos pecadores, pede-me o que quiseres”. Francisco, então, pediu a indulgência plenária para todos aqueles que, tendo confessado e comungado, visitassem a pequena igreja. Sentindo-se ousado em seu pedido, ele suplicou a intercessão da Virgem Maria. O pedido precisava ser aprovado pelo Papa, e Francisco, com o rosto no chão, adorou o seu Senhor. No dia seguinte, foi ao encontro do Papa, que concedeu a graça apenas para um dia no ano, a cada 2 de agosto. Nesta data, conhecida como Perdão de Assis, a visitação de fiéis à Basílica da Porciúncula é enorme, e a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora dos Anjos.

A festa do Perdão de Assis é uma das mais importantes para a família franciscana. Por isso, foi estendida pelo Papa Sisto IV a todas as igrejas do mundo. Todos são beneficiados pelo Perdão de Assis ou Dia do Perdão. Basta fazer uma boa confissão, participar da Eucaristia e, se entrar em uma igreja franciscana, rezar pelo Papa. No mês das vocações, lembramos o despojamento, a coragem, a simplicidade, o amor e a pobreza do Santo de Assis.

Segundo Vatican News, ao longo dos séculos, a concessão sofreu muitas variações, até ser estendida a todos os dias para a Igreja da Porciúncula, enquanto que para as igrejas paroquiais e franciscanas somente no dia 2 de agosto. A disciplina atual foi estabelecida por Paulo VI em sua Carta Apostólica Sacrosancta Porziuncolae Ecclesia de 14 de julho de 1966, enviada ao Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores, Irmão Constantino Koser, por ocasião do 750º ano da concessão da Indulgência da Porciúncula.

Padroeira da Costa Rica

Nossa Senhora dos Anjos é a padroeira da Costa Rica. A história conta que uma pequena estátua da Virgem Maria foi encontrada por uma menina indígena em 1635. Esta estátua, chamada carinhosamente de “La Negrita”, é hoje venerada na Basílica de Cartago. A romaria anual para homenagear Nossa Senhora dos Anjos é uma das maiores demonstrações de fé na América Latina, com milhares de fiéis que percorrem longas distâncias para alcançar o santuário.

Basílica de Nossa Senhora dos Anjos na Costa Rica

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.