O sono é essencial para a saúde física, mental e espiritual – e não pode ser negligenciado, uma vez que regula funções como memória, imunidade e bem-estar emocional. É por meio do sono que também podemos receber inspirações divinas, como mostra o exemplo de São José, o pai adotivo de Jesus.
A devoção a São José Dormindo cresceu muito nos últimos anos após Papa Francisco compartilhar que mantém uma imagem do Santo repousando em seu quarto. O Pontífice escreve suas preocupações em pequenos bilhetes e os coloca sob a imagem, com a confiança de que São José intercederá enquanto dorme. Essa prática tem inspirado fiéis a confiarem suas dificuldades a Deus e a encontrarem paz no descanso.
Mas como descansar de verdade em meio a uma rotina tão agitada, pressões e compromissos? Além de ser o mês dedicado a São José, março também marca a Conscientização do Sono, com o Dia Mundial do Sono (15 de março), que é um convite a encontrar e priorizar esse descanso essencial. A conexão entre São José e o sono nos chama a refletir: como podemos melhorar nosso descanso físico e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa confiança em Deus?
Há diversas iniciativas para alertar sobre a importância do descanso para a saúde. No Brasil, a Semana do Sono é um período voltado à divulgação de pesquisas científicas e hábitos que promovem um sono de qualidade. Conheça mais sobre o tema!
O ciclo circadiano é o relógio biológico natural do corpo. Regula funções como o sono, o metabolismo e a temperatura corporal ao longo de um período de 24 horas e é influenciado principalmente pela luz natural: ao amanhecer, o corpo libera hormônios que nos despertam; à noite, a produção de melatonina nos prepara para dormir.
Quando esse ciclo é desregulado — por uso excessivo de telas antes de dormir, horários irregulares de sono ou estresse —, podemos sofrer com insônia, fadiga e dificuldades cognitivas. Assim como São José confiava seus desafios ao Senhor enquanto dormia, precisamos valorizar o repouso para restaurar o corpo e a mente.
A quantidade ideal de sono varia conforme a idade e necessidades individuais. Segundo a neurologista Isadora Queiroz, que é membro da Associação Brasileira do Sono e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC), nem todos precisam dormir oito horas por noite. Esse tempo varia de acordo com a idade, sendo maior em bebês e crianças pequenas e menor em adultos.
“Em geral, para adultos, varia de seis a oito horas. Dependendo também da necessidade de sono individual, pois existem os dormidores longos, que precisam de mais de oito horas por noite, e os dormidores curtos, que ficam bem com seis horas ou menos de sono por noite. Nunca é indicado dormir menos de quatro horas por noite de forma corriqueira, pois traz prejuízo para a saúde”, explica a médica.
Assim como São José teve sonhos reveladores e confiou neles para guiar sua missão, um sono restaurador nos ajuda a tomar melhores decisões e a lidar com os desafios da vida. Veja as dicas da neurologista Isadora Queiroz sobre saúde do sono:
Para os cochilos, em geral na idade de adolescência ou adulto e mesmo idosos, cochilar no máximo 60 minutos, no período da tarde, evitando que ocorra após as 15 horas. Se notar que isso atrasa seu horário ou período de sono noturno, tentar evitar e reajustar o sono noturno.
E um alerta: não é normal dormir bem à noite e ainda ter muita sonolência durante o dia.
Ao refletirmos sobre o sono e sua importância, podemos nos inspirar em São José Dormindo para confiar mais em Deus e cultivar hábitos de descanso saudáveis. Papa Francisco já ensinou: “Quando tenho um problema ou uma dificuldade, escrevo em um papel e coloco sob a imagem de São José Dormindo. É um sinal de que ele está cuidando dessas questões enquanto repouso”. Leia mais sobre esta história:
São José dormindo: a devoção do Papa Francisco que tem conquistado fiéis
Que possamos também entregar nossas preocupações a Deus e buscar um sono reparador, confiantes de que Ele cuida de nós.
“Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Salmos 4,8).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.