Cochilos durante o dia: hábito bom ou ruim para o cérebro?

Cochilos durante o dia: hábito bom ou ruim para o cérebro?

Aquela soneca depois do almoço ou ao anoitecer… quem nunca? O que pode parecer preguiça, ou algo desnecessário para uns, é visto como um hábito benéfico para a qualidade de vida ou mesmo para a saúde, pois pode prevenir doenças. É o que indica uma pesquisa da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai, divulgada em 2023, segundo a qual a soneca habitual foi associada a um maior volume total do cérebro, que está associado a um menor risco de demência e outras doenças.

Porém, os cochilos durante o dia também podem ser prejudiciais, caso atrapalhem o momento de descanso noturno, tão importante para o funcionamento da mente e do corpo. Para responder se esse hábito é mesmo benéfico e quais as regras para fazer uma boa higiene do sono, o IDe+ entrevistou a neurologista Isadora Queiroz, que é membro da Associação Brasileira do Sono e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).

Foto: acervo pessoal.

A médica ainda explicou quantas horas de sono são recomendadas por dia, em quais horários o cochilo sempre deve ser evitado e quais as diferenças da necessidade, de acordo com a idade.

Confira a entrevista com a neurologista Isadora Queiroz sobre o sono

IDe+: A famosa “soneca” após o almoço ou dormir em algum momento do dia realmente faz bem para o cérebro?

A resposta, como quase tudo na vida é: depende. Para crianças abaixo de 5 a 6 anos é obrigatória, pois faz parte da necessidade delas. Já para adolescentes e adultos, nem sempre uma soneca vai ser necessária ou trazer algum benefício. Primeiro, temos de ter um sono com horários de deitar e levantar mais regulares, ter certeza que estamos dormindo uma quantidade que nos recupera à noite, sem distúrbios do sono que possam prejudicar a qualidade do mesmo para avaliar a soneca diurna. Se a pessoa sente muito sono à tarde pode, sim, trazer benefícios, desde que esses outros fatores estejam normais. E também sabendo que esse cochilo deve durar não mais que 30 a 60 minutos e não acontecer no final da tarde.

IDe+: O sono durante o dia pode prejudicar o da noite?

Em muitos casos sim. Especialmente se a pessoa não tem regularidade nos horários de deitar e levantar ou um tempo de sono regular todas as noites. Por exemplo, idosos que cochilam por volta das 17 ou 18h, certamente terão dificuldade de adormecer à noite.

IDe+: Todo mundo precisa dormir pelo menos oito horas por dia?

Não, nem todos precisam dormir oito horas por noite. Esse tempo varia de acordo com a idade, sendo maior em bebês e crianças pequenas e menor em adultos. Em geral, para adultos, varia de 6 a 8 horas. Dependendo também da necessidade de sono individual, pois existem os dormidores longos (que precisam de mais de 8 horas por noite) e os dormidores curtos (que ficam bem com 6 horas ou menos de sono por noite). Nunca é indicado dormir menos de 4 horas por noite de forma corriqueira, pois traz prejuízo para a saúde.

IDe+: Poderia dar algumas dicas para a qualidade do sono?

Sobre qualidade de sono de forma geral, temos sempre as indicações de bons hábitos que são:

  • Ter horários regulares de deitar e levantar todos os dias.
  • Evitar estimulantes (medicamentos, alimentos e bebidas) próximo ao horário de deitar.
  • Evitar televisão e celular/tablet quando já deitado e, se possível, não utilizar pelo menos quatro horas antes de deitar.
  • Fazer atividade física, de preferência no período da manhã.
  • Se expor à luz natural (do sol) durante o dia.
  • Para os cochilos, em geral na idade de adolescência ou adulto e mesmo idosos, cochilar no máximo 60 minutos, no período da tarde, evitando que ocorra após as 15 horas. Se notar que isso atrasa seu horário ou período de sono noturno, tentar evitar e reajustar o sono noturno.
  • E, lembrando, não é normal dormir bem à noite e ainda ter muita sonolência durante o dia.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Dioges Sandri
    Muito bom gostei
  • Maria Aparecida Paixão Dias
    Excelente. Tirei algumas dúvidas. Obrigada.
  • Mariza da Silva Andrade
    Muito importante saber sobre o sono , pois dormimos mal. Eu não sou de deitar a tarde, pois se eu deitar pra dormir fico pior, cochilo um pouco sentada, uns 10 minutos fico bem melhor.
  • Mariza da Silva Andrade
    Muito importante saber sobre o sono , pois dormimos mal.
  • Dirlene
    Otimo
  • Aparecida Silva porto
    Acho Muito importante, está por dentro ,e falar sob o sono,acho que dormi certinho como o horário,como a Dr.mesma diz ,faz bem a saúde, meu pai sempre diga,que é ruim pra dormi a noite,mais vejo,que o sono do dia,atrapalha o sono da noite,pois por isso ñ consegui dormi bem o sono da noite!
  • Sandra
    Muito bom aprender um pouco mais ou até mesmo tirar algumas dúvidas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.