Aquela soneca depois do almoço ou ao anoitecer… quem nunca? O que pode parecer preguiça, ou algo desnecessário para uns, é visto como um hábito benéfico para a qualidade de vida ou mesmo para a saúde, pois pode prevenir doenças. É o que indica uma pesquisa da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai, divulgada em 2023, segundo a qual a soneca habitual foi associada a um maior volume total do cérebro, que está associado a um menor risco de demência e outras doenças.
Porém, os cochilos durante o dia também podem ser prejudiciais, caso atrapalhem o momento de descanso noturno, tão importante para o funcionamento da mente e do corpo. Para responder se esse hábito é mesmo benéfico e quais as regras para fazer uma boa higiene do sono, o IDe+ entrevistou a neurologista Isadora Queiroz, que é membro da Associação Brasileira do Sono e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).
A médica ainda explicou quantas horas de sono são recomendadas por dia, em quais horários o cochilo sempre deve ser evitado e quais as diferenças da necessidade, de acordo com a idade.
IDe+: A famosa “soneca” após o almoço ou dormir em algum momento do dia realmente faz bem para o cérebro?
A resposta, como quase tudo na vida é: depende. Para crianças abaixo de 5 a 6 anos é obrigatória, pois faz parte da necessidade delas. Já para adolescentes e adultos, nem sempre uma soneca vai ser necessária ou trazer algum benefício. Primeiro, temos de ter um sono com horários de deitar e levantar mais regulares, ter certeza que estamos dormindo uma quantidade que nos recupera à noite, sem distúrbios do sono que possam prejudicar a qualidade do mesmo para avaliar a soneca diurna. Se a pessoa sente muito sono à tarde pode, sim, trazer benefícios, desde que esses outros fatores estejam normais. E também sabendo que esse cochilo deve durar não mais que 30 a 60 minutos e não acontecer no final da tarde.
IDe+: O sono durante o dia pode prejudicar o da noite?
Em muitos casos sim. Especialmente se a pessoa não tem regularidade nos horários de deitar e levantar ou um tempo de sono regular todas as noites. Por exemplo, idosos que cochilam por volta das 17 ou 18h, certamente terão dificuldade de adormecer à noite.
IDe+: Todo mundo precisa dormir pelo menos oito horas por dia?
Não, nem todos precisam dormir oito horas por noite. Esse tempo varia de acordo com a idade, sendo maior em bebês e crianças pequenas e menor em adultos. Em geral, para adultos, varia de 6 a 8 horas. Dependendo também da necessidade de sono individual, pois existem os dormidores longos (que precisam de mais de 8 horas por noite) e os dormidores curtos (que ficam bem com 6 horas ou menos de sono por noite). Nunca é indicado dormir menos de 4 horas por noite de forma corriqueira, pois traz prejuízo para a saúde.
IDe+: Poderia dar algumas dicas para a qualidade do sono?
Sobre qualidade de sono de forma geral, temos sempre as indicações de bons hábitos que são:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.