São Luís Martin e Santa Zélia Guerín: conheça o primeiro casal canonizado junto na história da Igreja Católica

São Luís Martin e Santa Zélia Guerín: conheça o primeiro casal canonizado junto na história da Igreja Católica

O Papa Francisco, durante o Sínodo da Família, em outubro de 2015, ao celebrar a missa da cerimônia de canonização de São Luís Martin e Santa Zélia Guerín, pais de Santa Teresa do Menino Jesus, exaltou as virtudes do santo casal, o primeiro a ser canonizado junto em uma mesma cerimônia na história da Igreja Católica.

“Os santos esposos viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse o Pontífice na ocasião.

Os dois eram franceses. Luís Martin nasceu em Bordeaux, em 1823 e era relojoeiro. Faleceu em Arnières-sur-Iton, em 1894. Já Zélia Guérin nasceu em Saint-Denis-Sarthon, em 1831 e era rendeira. Ela faleceu em Alençon, em 1877. Eram filhos de militares e foram educados sob um regime rígido e com muita disciplina, em um ambiente familiar considerado, aos olhos de hoje, bastante difícil.

Vocação religiosa marcou juventude

Além de terem sido criados na rigidez militar, os dois também receberam educação religiosa, tendo Luís ingressado nos Irmãos das Escolas Cristãs e Zélia nas Irmãs da Adoração Perpétua.
Outro ponto e comum entre os dois, antes mesmo de se conhecerem, era a devoção e a vontade de integrar uma comunidade religiosa, manifestada em ambos desde a adolescência.

Zélia tentou a vida religiosa no mosteiro das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Luís Martin tentou ingressar no mosteiro do Grande São Bernardo. Mas Deus tinha planos diferentes para os dois, que acabaram por se conhecer mais tarde. Casaram-se apenas três meses após o primeiro encontro, tamanha a afinidade descoberta.

Vida de devoção e santidade em família

A vida conjugal de Luís e Zélia era conduzida pelo Evangelho, com missas diárias, orações pessoais e comunitárias, confissões e participação na vida paroquial. Tiveram nove filhos, porém quatro morreram de forma prematura. Criaram-se cinco meninas: Paulina, Maria, Leônia, Celina e Teresa.

Teresa, que se tornaria santa, era a mais nova das cinco filhas que viveram. Assim como as irmãs, foi educada para ser honesta e uma boa devota do cristianismo. Com apenas 15 anos de idade, ingressou nas Carmelitas, dedicando-se à vida religiosa e trilhando o caminho da santidade.

O destino de seus pais foi marcado pela enfermidade. Após a morte de Zélia, em 1877, diagnosticada aos 45 anos com um tumor no seio, Luís passou a criar sozinho as filhas pequenas, transferindo-se para Lisieux. Ele morreu em 1894, após contrair uma doença que o fez perder as faculdades mentais.

O relato de vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Padroeira das Missões, é a fonte mais preciosa para atestar e compreender a santidade de seus pais: São Luís Martin e Santa Zélia Guérin.

Beatificação e canonização conjuntas

São Luís e Santa Zélia Martin foram beatificados pela Igreja Católica em 19 de outubro de 2008, em cerimônia realizada na Basílica de Lisieux, templo dedicado à Santa Teresa do Menino Jesus e presidida pelo cardeal José Saraiva Martins.
O casal foi canonizado pelo Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, em cerimônia realizada no Vaticano, em meio ao Sínodo Ordinário dos bispos que tratou do tema da família. A memória litúrgica deles é celebrada anualmente no dia 12 de julho.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Celeiro Santa Maria
    maravilhoso

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.