As sementes são alimentos que auxiliam no enriquecimento de nossas refeições. Possuem inúmeros benefícios, como por exemplo no controle do peso, da glicemia, do colesterol, regulam o trânsito intestinal, entre outros e todos esses benefícios estão associados ao seu valor nutricional como vitaminas, minerais, presença de antioxidantes e por serem fibrosos.
Com base nisso, trazemos seis sementes que podem ser usadas na alimentação diária, com importantes funções para a saúde.
Possui diversos benefícios na prevenção da constipação intestinal, auxiliando no controle do colesterol, imunidade, controle glicêmico, além de atuar como antidepressivo natural e auxiliar no combate aos sintomas da menopausa, bem como na saúde da próstata.
Uma ótima dica de consumo é consumir crua, cozida, assada e em pó. Adicione a farofa funcional a sopas, omeletes, iogurte, etc.
Rica em fibras, assim como a semente de abóbora auxilia na saúde da próstata e melhora a saúde gastrointestinal, além de prevenir doenças neurológicas, auxiliar no controle da pressão arterial e evitar lesões no fígado e para quem quer ter uma pele sempre saudável pode apostar no gergelim. A melhor forma de consumo desta semente é in natura (cru).
Pode ser polvilhada sobre o arroz, saladas, peixes grelhados e como cobertura em saladas e smooties.
Colhidas das grandes cabeças da planta, essa semente contém fibras, magnésio, vitaminas E, B1 e B6. Possui diversos benefícios para a saúde, que vão desde a prevenção da constipação intestinal até a prevenção do câncer, sendo ainda uma importante aliada para a saúde cardiovascular.
Ela pode ser consumida crua ou assada sem casca. Uma dica valiosa de consumo é adicioná-la em saladas, frutas, iogurtes, vitaminas, sucos ou massas.
Essa semente se destaca por sua riqueza em antioxidantes e é a queridinha na prevenção do câncer de mama e próstata.
Você já tentou utilizar esta semente em alguma receita? Que tal testar os seus dotes culinários? Você pode consumir em sucos, geleias, cheescakes, chás e smooties.
Essa semente, que pode ser de cor marrom ou dourada, possui um composto-chave chamado ômega 3 em sua composição.
Esse benefício auxilia no controle glicêmico, no tratamento de doenças degenerativas, controle do colesterol, prevenção de câncer, além de aliviar sintomas da TPM e o equilíbrio hormonal. Pode ser consumida juntamente com cereais, sucos, vitaminas, farofas funcionais etc.
Possui ótima quantidade de proteína e fibras. Essas belas sementes são conhecidas por auxiliar no emagrecimento e prevenção da formação de gordura localizada, mas além desses benefícios, ela também diminui o LDL colesterol, auxilia no controle e prevenção da diabetes, previne o envelhecimento precoce e ainda fortalece a imunidade.
Que tal incluir ela no seu dia a dia? Uma ótima forma de consumir é misturar em sucos naturais, iogurte, como uma cobertura para saladas, molhos, sopas, legumes, entre outros.
Receitas criativas com sementes que você pode preparar de modo rápido e fácil em casa: ovos crocantes com sementes, saladas cruas, mingau de chia e canela, pães e barras de sementes caseiras, farofa funcional, smootie de avocado com sementes, iogurte natural com sementes e salada de frutas com sementes.
Se depois de ler esse post e conhecer os benefícios destas maravilhosas sementes você ficou inspirado e quer testar uma receita fácil e deliciosa, trouxemos uma bem simples para você fazer:
Dica: você pode utilizar os temperos que mais gostar, fica ótimo com ervas aromáticas.
Pré-aqueça em fogo médio uma frigideira grande com um pouco de manteiga ghee (ou óleo de coco/azeite de oliva). Adicione as sementes, depois a farinha e os temperos (espalhe os ingredientes para cobrir toda a frigideira). Quebre os ovos e espalhe por cima de toda a crosta de sementes (delicadamente para não quebrar a crosta). Quando os ovos estiverem totalmente cozidos, estará pronto (você pode tampar a frigideira para acelerar este processo).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.