Três benefícios do silêncio para a nossa paz interior

Três benefícios do silêncio para a nossa paz interior

Na minha coluna anterior, falamos sobre dois momentos importantes para praticar o silêncio.  No texto de hoje, abordarei um pouco mais sobre o tema, trazendo três benefícios de cultivar o silêncio e vencer, com ele, os maus pensamentos:

1) Ordem interior

Cultive o silêncio quando você estiver atravessando um momento difícil. Cultive o silêncio quando a sua mente estiver confusa. Cultive o silêncio quando você não souber o que fazer. Você verá que, após um momento edificante de silêncio, as suas ideias, as suas respostas e as suas decisões serão mais sábias.

Somente o silêncio gera ordem em nós. Ao conversar com uma pessoa que está nervosa, agitada e que não sabe o que fazer, diga a ela: “Não sabe o que fazer? Então, não faça nada. Fique em silêncio”.

A resposta pode parecer óbvia e até superficial, mas tem profundidade e espiritualidade. Nem sempre os conselhos sábios salvam alguém, razão pela qual sugerir a serenidade do silêncio pode ser a melhor solução. Quando não tivermos conselhos para oferecer para alguém, podemos sugerir o silêncio como principal remédio. Sabe-se que o silêncio faz bem às pessoas. As pessoas recuperam a lucidez e a ordem interna após ficarem em silêncio.

“Após um momento edificante de silêncio, as suas ideias, as suas respostas e as suas decisões serão mais sábias”.

2) Preservação da vida pela prudência

O silêncio até salva vidas. Se uma pessoa atormentada por pensamentos depressivos e suicidas ficasse em silêncio ao invés de agir precipitadamente, ela poderia recuperar a sua ordem interna e ser abraçada pela vida.

Diante de pensamentos barulhentos, a nossa melhor resposta é o silêncio. Não podemos agir de forma precipitada. O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual.

O bom cristão deveria cultivar o hábito de respirar fundo e mentalizar uma oração antes de expressar as suas reações. A virtude do silêncio gera a virtude da prudência e evita uma multidão de pecados.

Não se trata de ser uma pessoa passiva e sem atitude, mas de ser uma pessoa prudente e sábia que toma as melhores atitudes na hora certa e do jeito mais ordenado. Não somos obrigados a dar respostas imediatas a tudo. O silêncio promove a ordem dentro de nós. Respostas imediatistas, por vezes, saem desordenadas.

“Diante de pensamentos barulhentos, a nossa melhor resposta é o silêncio”.

3) Autocontrole emocional

O silêncio domina a paixão humana. Na Bíblia, o ser humano é alertado sobre os perigos do descontrole das paixões (Eclesiástico 6,2): “Não te eleves como um touro nos pensamentos de teu coração, para não suceder que a tua loucura quebre a tua força”.

O silêncio é libertador e traz tranquilidade quando purifica o nosso interior. O filósofo Kierkegaard uma vez disse que existe uma espécie de banho na alma: o banho da alma no silêncio. No silêncio, limpo as sujeiras da minha mente, dos meus pecados e das minhas emoções para mergulhar na serenidade de Deus.

Da mesma forma que tomamos banho para limpar o corpo físico todos os dias, deveríamos ter momentos silenciosos todos os dias para limpar a nossa alma e a nossa mente.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • João Teixeira do Rosasiro
    Há que se imiotar a Natuireza que age sempre em silencio e o faz de forma impecavel. o silencio é fertil
  • Márcia da Silva Domingos
    Eu amo ficar em silêncio sei que meu Deus trabalha cuida especialmente muitos me perguntam vc não vai falar nada ou discutir o assunto eu simplesmente digo não. Eu falo que Deus é o silêncio e tem que deixar na mão de Deus que Ele faz melhor que nós Deus sabe exatamente tudo o que acontece em nós Deus ver Deus registra Deus não esquecer de nenhum filho seu temos que aprender espera em Deus...
  • Diaconisa Maria lucia
    Eu acho importante o controle emocional.para não deixar ser usada por espírito enganador e nao deve gritar pular,sapatear,na casa de FRUS
  • Ana
    Busco o silêncio, clamo para ser batizada pelo Espírito Santo e viver na paz .
  • Raquel Petronilho
    Palavras de edificação que o Espírito Santo te capacite cada vez pra continuar a instruir pessoas e alcançar multidões ...
  • Aparecida
    Achei muito bom,vivi uma situação que eu deveria ter ficado em silencio e não fiquei perdi a razão.
  • Margareth Lira
    O texto é uma reflexão de suma importância para a nossa vida diária! Nos faz refletir sobre a importância do silêncio, tão raro na vida atual! Parabéns!
  • Jorge Alberto l
    Excelente esse tipo de atitude que não conhecia, estão de parabéns, que Deus abençoe a todos
  • Adriana
    Vou apartir de agora procurar por em prática o silêncio nos meus momentos difíceis etc...
  • Fabiane
    Edificante!
  • Maria Silvana Lucas Gadelha
    Boa noite. Que maravilha existe esse site de reflexões e de ajuda. Como o silêncio é importante em nossas vidas. 🌻👏🙌

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.